[Resenha] Natureza Morta

16 de janeiro de 2023

 

Título: Natureza Morta (Livro #1)
Autor: Louise Penny
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Ano: 2022
*Cortesia da editora
Sinopse: Em Natureza morta, Louise Penny apresenta o inspetor-chefe Armand Gamache, que conduz esta brilhante e premiada série de mistério.O experiente inspetor-chefe Armand Gamache e sua equipe de investigadores da Sûreté du Québec são chamados a uma cena do crime suspeita em Three Pines, um bucólico vilarejo ao sul de Montreal. Jane Neal, uma pacata professora de 76 anos, foi encontrada morta, atingida por uma flecha no bosque.
Os moradores acreditam que a tragédia não passa de um infeliz acidente, já que é temporada de caça, mas Gamache pressente que há algo bem mais sombrio acontecendo. Ele só não imagina por que alguém iria querer matar uma senhora que era querida por todos.
Porém, o inspetor-chefe sabe que o mal espreita por trás das belas casas e das cercas imaculadas e que, se observar bem de perto, a pequena comunidade começará a revelar seus segredos.
Natureza-morta dá início à série policial de grande sucesso de Louise Penny, que conquistou leitores no mundo todo graças ao cativante retrato da cidadezinha, ao carisma de seus personagens e ao seu estilo perspicaz de escrita.

Resenha
Um crime terrível aconteceu em Three Pines, um charmoso vilarejo onde todos se conhecem. A professora aposentada Jane Neal foi assassinada com um flecha e o experiente detetive Armand Gamache fica encarregado de solucionar o caso. Ele e sua equipe se instalam no vilarejo e começam a esmiuçar os segredos dos moradores, o que pode incomodar muita gente.

Jane era uma mulher de poucos amigos, mas muito querida por todos, e tinha somente uma sobrinha como herdeira, embora elas não se dessem bem fazia alguns anos. A professora gostava de pintar, mas jamais havia exibido algum de seus quadros, fato que mudou poucos dias antes de sua morte, quando, encorajada por sua melhor amiga, resolve colocar seu quadro em exibição em uma competição local.
O quadro é completamente inusitado, chama-se O Dia de Feira e divide opiniões. Enquanto uns acham genial, outros o acham horrendo. A cena retratada na pintura é inspirada em um dia real de feira e mostra os moradores do vilarejo em detalhes, é possível reconhecer a todos na pintura. Feliz por sua obra ter sido aceita na competição, Jane resolve chamar seus amigos para uma festa em sua casa e isso desperta burburinhos.

Jane era extremamente reservada quanto a intimidade de sua casa, qualquer um que a visitasse em seu lar não poderia passar da cozinha. Nenhum de seus amigos sabia o que poderia encontrar na casa de Jane. Então, o vilarejo é pego de surpresa quando o dia amanhece e Jane é encontrada morta. Acredita-se que seja apenas um acidente, afinal, a temporada de caça está aberta. Mas não o inspetor Gamache, ele sabe que há algo de errado e não vai descansar até descobrir o que é.
Durante a investigação, Gamache começa a fazer algumas descobertas interessantes que colaboram com a sua teoria de que foi um assassinato e não um acidente. Segundo a perícia, a flecha que atingiu a professora não poderia ter sido disparada por acidente, foi trabalho de um exímio arqueiro, ou seja, a pessoa que disparou aquela flecha contra Jane queria acertar seu coração e matá-la.

O interior da casa de Jane pode conter algumas respostas, mas é preciso uma batalha judicial para examinar o lugar, a sobrinha de Jane não quer deixar a polícia entrar e começa a fazer reformas no lugar. O que será que ela quer esconder? E teria sido muita coincidência Jane morrer após O Dia de Feira ter sido aceito no concurso, Gamache quer analisar melhor a obra e conta com a ajuda da melhor amiga de Jane, Clara, que era jurada no concurso e grande entendedora de pintura. Mas ao se aproximar da verdade, Clara também vai correr perigo e Gamache precisará desvendar esse mistério antes que seja tarde demais.
Minha impressão
Natureza Morta faz parte da coleção Mistérios em Série e nos traz uma instigante história de suspense na qual o inspetor Armand Gamache se encarrega de investigar. A autora entrega uma trama intrincada e, de forma brilhante, conduz o leitor a fazer suas suspeitas.

Jane Neal era uma professora aposentada que pela primeira vez resolveu exibir um de seus quadros, o que gerou certo falatório. A maioria das pessoas poderia ver o quadro como a pintura de um principiante, mas essa era a verdadeira beleza dele que – ao ser analisado mais detalhadamente – mostrava a verdadeira experiência das pinceladas e técnicas utilizadas.  Mas o fato é que antes mesmo do quadro ser exibido ao público na competição, Jane foi ass4s$inada.

A professora foi atingida no coração por uma flecha e todos pensam ser um acidente, mas o inspetor Gamache está certo de que foi assa¡nat0 e dá início à sua incansável investigação. Ele vai incomodar muitas pessoas e vai se aproximar cada vez mais da verdade. Clara, melhor amiga de Jane, ajuda Gamache em alguns pontos e começa a fazer conexões que podem levá-la a descobrir quem é o culpado, o que vai colocá-la em perigo também.

Natureza Morta é uma leitura que leva o leitor a investigar junto com o inspetor e a se surpreender a cada nova descoberta. Gostei muito do livro e ele é o meu preferido da coleção até agora. Fiquei curiosa para ler os outros da autora e para ver Gamache em novos mistérios.


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário