[Resenha] Desenhos Ocultos

27 de outubro de 2022

 

Título: Desenhos Ocultos
Autor: Jason Rekulak
Editora: Intrínseca
Páginas: 384
Ano: 2022
*Cortesia da editora
Sinopse: Aos 21 anos, Mallory Quinn precisa trabalhar. Recém-saída da reabilitação, a jovem consegue um emprego na casa de Ted e Caroline Maxwell, que, aos olhos da vizinhança, levam uma vida perfeita. Sua principal função é tomar conta de Teddy, o filho de cinco anos dos dois.
Mallory imediatamente se apaixona pelo trabalho: mora em um lugar só seu, sai para dar suas corridas noturnas e alcança a tão desejada estabilidade. Além disso, constrói laços sinceros com Teddy, um menino doce e tímido que nunca abandona seu caderno e seu lápis. Em seus desenhos, aparecem os elementos de sempre: árvores, coelhos, balões... Mas um dia, algo diferente surge no papel: um homem em uma floresta, arrastando o corpo inerte de uma mulher.
A partir daí as ilustrações de Teddy vão se tornando cada vez mais sinistras, e seus bonequinhos de palito logo se transformam em desenhos altamente realistas impossíveis de serem feitos por uma criança de cinco anos.
Assustada, Mallory começa a se questionar se os desenhos não seriam vislumbres de um assassinato sem solução ocorrido décadas atrás nas redondezas, talvez relacionados a uma força sobrenatural. Agora, ela precisa correr contra o tempo para decifrar as imagens e salvar Teddy antes que seja tarde demais.

Resenha
Mallory Quinn está cumprindo os passos da reabilitação e está há meses sem ter uma recaída, comemora um dia de cada vez. Agora ela precisa de emprego e acredita que pode tomar conta de um menininho de apenas cinco anos de idade. Ela foi contratada para cuidar de Teddy e logo vai descobrir que a fachada de família perfeita, na verdade, esconde segredos sombrios.

Desde o começo, Mallory se encantou por Teddy e ele parece ter gostado muito dela também. Os dois tiveram uma conexão ainda na entrevista dela. Caroline e Ted, os pais do menino, discordaram na questão de contratar uma babá em reabilitação, mas Caroline está confiante de que a jovem está pronta e gosta de dar às pessoas uma chance para que elas façam o melhor e se reintegrem à sociedade.
Na entrevista, Mallory ficou sabendo sobre a amiga imaginária de Teddy que vem causando um certo desconforto na família. Isso porque ela inspira a criança a fazer uns desenhos nada típicos para a sua idade. Caroline diz que com o passar o tempo o Teddy vai acabar esquecendo de Anya e se entretendo tanto com Mallory que esses desenhos vão ficar para trás.
“Eu vejo ela toda noite. Ela dorme debaixo da mina cama pra eu poder ouvir ela cantar.”
Mallory se adapta à rotina da casa e acompanha cada passo de Teddy, ela gosta demais desse menino! Teddy também gosta tanto de Mallory que confia nela para lhe contar alguns segredos sobre Anya. Mallory fica cada vez mais convencida de que Anya não é uma amiga imaginária, mas um fantasma que está em busca de ajuda para algo terrível que aconteceu.

Os desenhos de Teddy mostram uma mulher sendo arrastada pela floresta, estrangulada, enterrada, parece que Anya quer revelar algum segredo. Os pais de Ted são extremamente céticos e não querem ouvir falar de religião em sua casa e não aceitam a ideia de uma fantasma usando seu filho para se comunicar. Mallory entende que Anya não quer machucar ninguém, ela só quer ajuda. Então, os desenhos começam a ficar cada vez mais detalhados e com tanta técnica que é impossível que Teddy os tenha feito.  Anya passou a possuir o menino para mostrar com mais clareza o que quer dizer.
Os detalhes são surpreendentes, ao juntar cada um dos desenhos uma cena se forma, uma história terrível e assustadora. Está claro que Anya foi assassinada e os desenhos sinistros que está fazendo através da criança mostram o que aconteceu. Mallory começa a investigar e vai contar com a ajuda da estranha vizinha e de Adrian, alguém que se aproxima tanto que ela sente vontade de contar toda a verdade sobre o seu passado, mas que tem medo de assustá-lo e perdê-lo se fizer isso.

Alguém não quer que o segredo de Anya seja revelado e Mallory corre perigo. Se ela continuar investigando, vai acabar tendo sérios problemas. Mas está tão envolvida que não pode simplesmente parar agora. Ela precisa entender o que aconteceu com Anya e ajudá-la. O que quer que a fantasma esteja tentando dizer, Mallory vai até o fim para descobrir.
Minha impressão
Desenhos Ocultos é muito mais que um livro de terror assustador! É uma história intensa que mostra o poder do amor de uma mãe. Uma obra que fala sobre recomeços, esperança, amizade e, principalmente, sobre fazermos qualquer coisa para proteger aqueles que amamos.

Mallory é babá de um menino de cinco anos que tem uma amiga imaginária bastante sinistra. Anya é o nome dela e faz com que a criança desenhe coisas estranhas e fale coisas estranhas. Mallory logo percebe que a amiga deTeddy é um fantasma tentando se comunicar e faz isso através de desenhos. Uma mulher estrangulada, arrastada pela floresta à noite e enterrada em um buraco profundo. E quando Anya começa a possuir o corpo de Teddy para fazer desenhos mais detalhados, a história fica ainda mais terrível.

Anya quer ajuda e Mallory vai fazer de tudo para ajudá-la, ainda que a sua vida corra perigo por isso. Alguém não quer que a verdade de Anya seja revelada e que os segredos mais sujos venham à tona.

Eu me envolvi tanto com essa leitura, a forma como o autor escreve é tão intensa e os desenhos pelas páginas são tão ricos em detalhes que é impossível não desejar ansiosamente pela verdade, querer saber o que aconteceu. Eu sofria por Anya, e não tive medo dela, pelo contrário, queria entender o que aconteceu, queria ajudar.

E eu não estava preparada para a verdade. Foi totalmente pega de surpresa, fiquei chocada com cada revelação e meu coração se despedaçou todinho. E o final, nossa, foi lindo, claro, mas ao mesmo tempo me deixou tão triste!

Recomendo demais essa leitura. Desenhos Ocultos se tornou um dos meus livros preferidos do gênero. Acho que até quem tem medo de livros de terror, vai se envolver com essa história, vale a pena dar uma chance.


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário