[Resenha] Jogador Número Dois

19 de julho de 2021

 

Título: Jogador Número Dois (Livro #02)
Autor: Ernest Cline
Editora: Intrínseca
Páginas: 416
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: Na aguardada sequência do best-seller Jogador Número Um, uma tecnologia revolucionária e inimigos poderosos põem em risco o destino da humanidade.
Dias após o fim do concurso lançado pelo fundador do OASIS, Wade Watts faz uma descoberta bombástica. Escondida no cofre de James Halliday, há uma tecnologia capaz de alterar a natureza da existência humana para sempre — e talvez piorar ainda mais as coisas.
Chamado de Interface Neural OASIS, ou INO, o dispositivo permite que o usuário use os cinco sentidos no ambiente virtual e controle seu avatar apenas com o pensamento. Também é possível gravar suas experiências no mundo real e que outras pessoas consigam revivê-las. Ainda que revolucionário, o INO torna o OASIS mais viciante e perigoso do que nunca.
Começa assim uma nova missão, uma caça ao último Easter egg deixado por Halliday, com um misterioso prêmio em vista. Ao longo dessa jornada, Wade e seus amigos enfrentarão um inimigo inesperado e extremamente poderoso — disposto a matar milhões para conseguir o que quer —, revelações do passado conturbado de Halliday e até mesmo múltiplas versões do cantor Prince. A vida de Wade e o futuro do OASIS estão em risco outra vez, mas a humanidade pode ser a maior vítima dessa guerra cada vez mais real.
Com uma narrativa criativa e eletrizante, repleta de referências à cultura pop dos anos 1980 e ao universo nerd que consagraram o primeiro volume da série, Jogador Número Dois dá continuidade ao legado de sucesso de seu antecessor e lança os leitores em uma nova aventura futurista e surpreendente. O livro também ganhará uma adaptação cinematográfica, com roteiro do autor.

Resenha
James Halliday ainda tem seus segredos! Ao que parece, Halliday continua aprontando mesmo após a sua morte e uma nova caçada está para começar, ainda mais enigmática, com um prêmio misterioso e – dessa vez – com uma tecnologia revolucionária à disposição dos usuários de Oasis. Poucos dias após vencer o concurso, Wade fez uma nova descoberta, ao examinar seu prêmio das primeiras vezes não havia nada, mas uma mensagem foi programada para aparecer e revelar ao herdeiro de Halliday uma avançadíssima tecnologia... e também extremamente perigosa.

James havia trabalhado em um projeto secreto antes de sua morte e o deixou para o vencedor do concurso, que ele chama de seu herdeiro. O Interface Neural Oasis possibilita que o usuário se conecte e controle seu avatar usando apenas o poder da mente, a pessoa poderá usar os cinco sentidos e ter sensações mais reais, é uma perfeita conexão entre o mundo virtual e a realidade. No entanto, essa experiência incrível pode ter consequências graves para o cérebro humano se o usuário permanecer conectado por mais de doze horas seguidas. Então o INO é programado para desconectar a pessoa e ela só poderá voltar a usá-lo após mais doze horas de inatividade.
O INO é viciante por permitir sensações mais reais, a pessoa pode experimentar de tudo e vai sentir como se fosse de verdade, desde um simples aperto de mãos a atividades mais intensas. Ou seja, é possível experimentar bebidas, alimentos, drogas, ter relações sexuais... e tudo sem correr o risco de contrair alguma doença ou viciar o organismo em substâncias tóxicas. E ainda há a possibilidade de gravar experiências do mundo real para revivê-las sempre que quiser no Oasis.

Mas com essa tecnologia também vieram os perigos, enquanto o usuário está logado, seu corpo está em uma espécie de coma induzido por doze horas e, com isso, uma série de crimes começou a acontecer. Estupros, roubos, assassinatos, acidentes e outros mais. Então enquanto o número de usuários que usam a nova tecnologia aumenta, também existem aqueles (poucos, bem poucos) que enxergam os perigos e tentam alertar as pessoas. Art3mis é a maior defensora de que o uso do INO não deveria ser desenfreado como está acontecendo, ela mesma nunca usou a tecnologia e prefere se conectar ao Oasis usando os dispositivos mais comuns e que são vistos como obsoletos.
Quando se atingiu um determinado número de usuários usando o INO uma nova mensagem apareceu no site de Halliday com um novo desafio. São sete fragmentos que Wade precisará encontrar para descobrir do que se trata o prêmio dessa vez e a mensagem fica clara que é para Wade porque menciona o herdeiro de Halliday. São sete fragmentos da alma da Sereia que precisam ser encontrados, e todos sabem que a sereia é Kira, o único amor da vida de James e que era casada com seu melhor amigo. O que ele terá aprontado? O eu estará esperando por Wade quando conseguir reunir todos os fragmentos.

Acontece que um inimigo poderoso se levantou e ele ameaça toda a humanidade. Ele quer obrigar Wade a encontrar os fragmentos e entregá-los, para isso, vai usar de meios inescrupulosos e colocar em risco toda a população mundial. Para vencer esse inimigo, Wade, Art3mis, Aech e Shoto vão precisar revisitar o passado de Kira e James e usar todo o conhecimento que possuem na esperança de tentar driblar o adversário que tem acesso a todos os seus passos. Se falharem, será o fim da humanidade.
Minha impressão
Jogador Número Dois segue o mesmo estilo do anterior e possui uma premissa tão instigante quanto. É muito gostoso poder fazer novamente uma caça a mais um Easter Egg de Halliday e agora com um vilão que põe em risco toda a humanidade. Gostei de reencontrar Wade, Art3mis, Aech e Shoto e ver como eles ficaram após o final do concurso e ver o que fizeram com o dinheiro que receberam.

O vilão aqui parece ser invencível, ele está dentro do próprio Oasis e ameaça a vida das pessoas. Esse inimigo quer que Wade encontre todos os fragmentos da alma da seria e os entregue a ele, mas ele tem um trunfo na manga e pode matar cada usuário do Oasis que está usando o INO para se conectar. E são bilhões de pessoas pelo mundo, quase todos os usuários se conectam usando a nova tecnologia.

Wade e seus amigos precisam correr contra o tempo para salvar todas as pessoas conectadas, mas eles não querem entregar os fragmentos para o inimigo, não podem confiar nele e não podem entregar algo tão valioso nas mãos de alguém que quer destruir a humanidade a todo custo. Então nossos jogadores terão de encontrar um meio de despistá-lo e pensar em alguma maneira de vencê-lo sem que ele perceba. Enquanto isso, todos correm perigo.

Eu gostei da leitura, mas o rumo que o autor deu à trama foi bem diferente do que eu esperava. O final tinha me deixado com sentimentos conflitantes, minha vontade era que a decisão de Wade fosse outra (tendo em vista o que/quem ele enfrentou), mas ao mesmo tempo eu gostei de ver que a scolha dele traria novas possibilidades para o futuro. Mas isso foi até eu ler o epílogo, aí minhas dúvidas acabaram e achei sensacional o que aconteceu e como aconteceu!

Quem leu Jogador Número Um e gostou não pode deixar de conferir Jogador Número Dois, temos uma nova caça ao tesouro, mais referências à cultura pop dos anos 80, um inimigo poderosíssimo, novos conflitos, novos personagens e podemos reencontrar os personagens que nos conquistaram no primeiro volume. 


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário