[Resenha] A Ascensão da Magia

12 de julho de 2021

 

Título: A Ascensão da magia (Livro #03)
Autor: Nora Roberts
Editora: Arqueiro
Páginas: 432
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: A batalha final começou
Depois que a Catástrofe destruiu a civilização como conhecíamos, a magia se tornou comum. Fallon Swift passou sua juventude aprendendo a usar seu poder. Mas ela não pode viver em paz enquanto não libertar aqueles que são perseguidos pelo governo ou pelos fanáticos.
Os que são mágicos como ela continuam sendo caçados, trancados em laboratórios e torturados por anos a fio. Fallon está determinada a resgatar todos, até mesmo aqueles que foram cúmplices desse mal por medo ou fraqueza.
Além do poder da magia, ela conta com a força do amor de sua família e de Duncan, seu companheiro, com quem tem um vínculo ancestral.
Enquanto enfrenta um velho inimigo, Fallon elabora o plano definitivo para salvar o mundo: formar um exército para restaurar o escudo místico que já protegeu a todos.
Em A ascensão da magia, Nora Roberts conclui sua trilogia distópica, criando um fim que ficará marcado na mente dos leitores.

Resenha
“O mundo terminou com estrondos e lamúrias, com sangue e dor, com medo e pavor. Um caixa entregando o troco a um cliente, uma mãe amamentando o filho, empresários apertando-se as mãos ao fecharem um acordo: esses e tantos outros contatos simples espalharam a morte pelo mundo como uma nuvem de veneno”.
Após a Catástrofe, o mundo nunca mais foi o mesmo. A população foi dizimada por um vírus mortal e os que sobreviveram tiveram de enfrentar grandes perigos. Os imunes precisaram se esconder para não servirem de cobaias; os incomuns também, mas o ódio contra eles aumentou à medida que os anos se passavam, seus poderes são vistos como bruxaria por boa parte das pessoas e eles são caçados, estuprados, torturados e assassinados.

Fallon Swift cresceu sabendo que era a Escolhida, seus pais nunca esconderam a profecia e a sua importância nela. Quando completou treze anos de idade, Fallon teve que deixar a sua família para começar um treinamento intenso com o feiticeiro Mallick, foram dias difíceis, a saudade de casa era enorme e os obstáculos cresciam com o passar do tempo. Mas a Escolhida sabia que os anos que viriam seriam muito piores, ela precisava se fortalecer, precisava aprender novas técnicas, não poderia fraquejar.
Agora ela já é uma adulta e não consegue ficar em paz vendo tatás pessoas sofrerem, pessoas sendo torturadas apenas por terem magia. Os incomuns continuam sendo caçados e as coisas só pioram. São anos e mais anos de pura maldade, de torturas e estupros, de assassinatos e muita, muita crueldade. Fallon vê tudo isso e quer dar um fim. Ela quer salvar todos, até mesmo aqueles que foram cúmplices por medo do que poderia lhes acontecer.

Em Nova Esperança a comunidade vem evoluindo. Com amor, dedicação e trabalho duro as pessoas estão construindo um lugar seguro para morar e onde todos se ajudam. Fallon, sua família e seus amigos resgatam cada vez mais pessoas e as levam para a comunidade, lá elas são tratadas, medicadas, recebem um lugar para ficar e tarefas em que podem ajudar e contribuir. Ninguém é obrigado a ficar, mas em vista de como está a situação do lado de fora, é a melhor opção.
Enquanto pensa em uma maneira de salvar o mundo, Fallon está descobrindo novas sensações. Ela e Duncan estão cada vez mais próximos e o amor entre eles está aumentando. O casal tem uma ligação ancestral e Duncan se pergunta se o relacionamento é para Fallon a mesma coisa que é para ele. Duncan tem que aprender a lidar com toda a situação que envolve namorar a Escolhida, ela vai precisar fazer escolhas difíceis e colocar de lado os próprios sentimentos para conseguir levar adiante seu plano de salvar o mundo.

E os Guerreiros da Pureza (o grupo sanguinário que caça os incomuns) querem destruir Follon e o que ela representa para as pessoas que possuem magia. Fallon é a esperança, as pessoas têm fé nela e ela não pode permitir que continuem sofrendo, vai lutar com toda a sua força, com tudo o que tem, para aniquilar cada base do inimigo e resgatar cada pessoa que está sofrendo. E nessa guerra ela vai contar com a ajuda daqueles que ama e daqueles que a enxergam como a salvação.
Minha impressão
A Ascensão da Magia é o último livro da trilogia Crônicas da Escolhida e era uma leitura que eu estava muito ansiosa para realizar, apesar de ter sido diferente do que eu esperava, gostei de como a autora conduziu a trama e do final que deu à história.

Neste volume nós vemos a Follon já adulta e foi bom ver o quanto ela amadureceu, e também foi nostálgico relembrar quanta coisa já aconteceu nessa trilogia. Os livros mostram a Catástrofe desde o começo e isso quer dizer que vemos tudo antes mesmo de Fallon nascer. Acompanhamos como a população foi dizimada pelo vírus mortal, como os sobreviventes tiveram que se esconder ou por serem imunes ao vírus ou por terem descoberto poderes mágicos. Tanto os imunes quanto os incomuns são caçados desde então e Fallon é a Escolhida que pode libertá-los.

Ela está descobrindo o amor e seu relacionamento com Duncan está evoluindo para algo mais sério, mas ela sabe que precisa priorizar a sua missão, tendo que fazer escolhas difíceis e podendo magoar as pessoas mais próximas. Fallon sabe que é a única esperança das pessoas, então ela não quer perder tempo, quer encontrar uma maneira de salvar o mundo o mais rápido possível porque quanto mais tempo demora mais pessoas morrem.

As batalhas são bem intensas, mas além de toda a ação e aventura que a trilogia tem, esse livro ainda traz uma boa dose de romance. Foi interessante ver Fallon descobrindo o amor e acompanhar seu relacionamento com Duncan se fortalecendo. E gostei bastante de ver como estão os outros personagens e de como foi o final de cada um deles.

Não dá para falar muito para não acabar dando spoiler, mas fica aqui a minha recomendação para essa trilogia distópica da Nora Roberts. 

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário