[Resenha] O Assassinato da Presidente do Brasil

7 de junho de 2016

Título: O Assassinato da Presidente do Brasil
Autor: Cappatti
Editora: Selo Jovem
Páginas: 246
Ano: 2015
Skoob: Adicione



Antes de ler a resenha, é preciso que você saiba que é uma obra fictícia. Embora as manifestações e os escândalos políticos tenham bases reais, a trama é exclusivamente uma obra literária fictícia. Continue lendo e saiba detalhes sobre o livro.
O Brasil está em um período crítico, a situação política anda um caos, são escândalos atrás de escândalos e a população não aguenta mais. O povo foi às ruas clamar por seus direitos, começaram as manifestações e o governo não ficou satisfeito com isso. A nação não defende um partido mas pede que a atual presidente, saia de seu cargo. O Brasil pede o impeachment e nas ruas protesta à todo vapor. É quase uma unanimidade.

Em meio aos protestos um grupo quer ir além. Eles querem fazer algo que ninguém jamais fez, talvez muitos tenham pensado mas ninguém teve coragem para concluir. Eles querem matar a presidente do Brasil.
Liderados pelo Coronel Rocha, eles não se intimidarão com as dificuldades do plano e arquitetam cada detalhe para que tudo ocorra na mais perfeita precisão. No entanto, antes de chegarem até a presidente, eles querem desestruturar o governo, pretendem, antes, matar o ex-presidente.

Para conseguir o que almejam, precisarão de meses de treinamento e muita disciplina, sem deixar quaisquer rastros. Em um local preparado para os encontros, eles avaliam as possibilidades e nunca deixam vestígios. Todo o plano é gravado apenas na memória. Se algum dia forem apanhados pela polícia, estarão sozinhos pois nada os liga e nada pode comprovar as suas participações.
O grupo quer matar os dois grandes líderes mas não por questões políticas, cada um tem motivos pessoais para cometer tal ato. Enquanto o Brasil abre seus olhos e toma uma atitude fazendo protestos nas ruas, esse grupo formado por homens e mulheres avança em seus planos. As sujeiras por trás do governo, independente de partido político ou posição, estão sendo expostas e a população está cada vez mais revoltada. O grupo não para, não volta na decisão, estão certos de que isso precisa ser feito e que eles precisam ser os responsáveis. Primeiro a morte de ex-presidente e depois a da atual presidente. São dois planos separados, independentes e totalmente diferentes. São dois planos perfeitos e limpos de erros, mas nenhum crime é perfeito, certo?

Mesmo com todo o empenho em não deixar rastros, de alguma maneira, eles passam a serem observados. Então o plano brilhante vai contar com alguns retoques que os ajudarão a despistar quem os vigia.
Minha impressão
Esse gênero é o meu preferido e quando vi o título do livro achei bastante ousado e fui ler a sinopse, que me deixou super curiosa (leia a sinopse clicando aqui). Toda a trama é claramente uma crítica social mas, entenda, é uma ficção. Por mais que se assemelhe com a nossa realidade, com o que temos vivido nos últimos meses, o conteúdo não é real. Cappatti conseguiu mesclar ficção e realidade de uma maneira muito convincente. 

Não concordo com a intenção do grupo de matar, no decorrer das páginas acompanhamos os argumentos do Coronel Rocha e mesmo que esteja certo ao dizer que alguma coisa precisa ser feita, está errado ao dizer que precisa matar (Mas, como eu falei, é APENAS FICÇÃO e essa é a minha opinião). Os personagens possuem características distintas mas em comum possuem a garra brasileira.

Além de questões políticas, também acompanhamos o romance entre a filha do coronel e o advogado. Algo no passado havia os afastado mas agora eles lutam para ficarem juntos novamente. Existem algumas cenas eróticas mas são poucas. Eu até gosto de livros hot, mas acho que nesse caso não havia necessidade, o enredo poderia não ter sido levado para esse ponto. Preciso dizer que o fato de conter cenas hot não atrapalha a leitura em momento algum e não tira o foco da trama, é apenas um instrumento à mais. 

É uma boa história e que nos deixa ansiosos para saber o final. E no final tem surpresa! Algo que fica totalmente fora de questão enquanto estamos envolvidos na leitura, garanto que jamais passará pela cabeça de quem estiver lendo, o que acontece no final, a grande revelação do final! E ainda deixa um gancho para o próximo volume.

Minha nota para o livro


Assista ao Book Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário