Livros Profundo e Intenso

18 de março de 2016

Em Março de 2016, a Editora Arqueiro publicou dois livros que trazem como tema principal o alerta para uma situação que tem acontecido com uma frequência absurda em todo o mundo, a chamada "vingança pornô" (revenge porn). Nos livros Profundo e Intenso, Caroline Piaseck (personagem fictícia) tem suas fotos íntimas espalhadas na internet por seu ex-namorado. Logo, sua reputação é destruída e seu futuro profissional é abalado. Ao mesmo tempo em que a jovem luta para que as imagens sumam da internet, ela precisa se defender das pessoas que a julgam.

Na vida real, casos como esse acontecem a cada instante e a maioria das vítimas são mulheres. Aqui no Brasil nós temos a Lei Carolina Dieckmann, que foi criada após a atriz ter tido cerca de trinta e seis fotos suas, em momentos íntimos, divulgadas na internet sem o seu consentimento.

É comum vermos em jornais, adolescentes sendo chantageadas por "namorados" após terem enviados suas nudes (fotos nuas), eles pedem uma prova de amor e a menina envia uma foto sensual. O rapaz começa com a chantagem e para não passar vergonha, ou não levar uma bronca dos pais, a jovem faz o que lhe for pedido. Mas não é apenas com adolescentes que essa situação acontece, mulheres de todas as idades estão sujeitas a passarem por isso, principalmente após o termino de uma relação, quando o ex-companheiro espalha na internet fotos ou vídeos para poder se vingar.
"A gente tem que passar a desconfiar quando documentar a intimidade passa a ser uma insistência. Ele começa a querer fazer alguma coisa diferente, com o discurso de que deseja algo mais excitante. Principalmente em situações de crise no relacionamento" disse a Psiquiatra Carmita Abdo (Assossicação Brasileira de Psiquiatria - ABP).
Além de fotos ou vídeos enviados pela própria vítima e espalhados sem autorização da mesma, também é possível ter esses arquivos roubados quando um determinado aparelho eletrônico vai para a manutenção, onde os arquivos são usados e a vítima nem mesmo fica sabendo.

As vítimas sentem-se culpadas e são registrados muitos casos de depressão ou tentativa de suicídio, a humilhação é o maior motivo.
"Minha culpa, minha culpa, minha culpa.                                                                               Eu nunca deveria ter deixado Nate tirar as fotos. Sabia disso. Sabia no momento em que ele as tirou, sabia depois e sabia quando terminamos e eu tive um impulso fugaz e urgente de implorar que ele me deixasse apagar tudo. Um impulso que eu havia ignorado por não querer ofendê-lo.
Eu não quis ser grosseira."
Nesse trecho do livro Profundo, Caroline (a personagem) fica desesperada quando se depara com fotos íntimas em um site e sente-se pior ainda ao ver as centenas de comentários a difamando, as pessoas ao seu redor começam a julgá-la e as coisas só pioram a cada dia. A humilhação é terrível e a culpa a consome.

Saiba como se proteger 
No computador é possível proteger arquivos e pastas com senhas, a maneira mais comum é compactar o arquivo (zipar o arquivo). O caminho para zipar um arquivo varia de acordo com o programa. No windows basta clicar com o botão direito no arquivo (pastas, vídeos, fotos, documentos) e clicar na opção "Adicionar para o arquivo" (tem um ícone ao lado, como se fossem livros empilhados), vai abrir uma janela onde se coloca a senha, depois é só salvar e o arquivo estará protegido.

No celular (IOS ou Android) existem aplicativos gratuitos que protegem mensagens trocadas através do whatsapp, incluindo fotos e vídeos. 

No dia internacional da mulher, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí lançou o aplicativo "VAZOW", que possui uma coleção detalhada de orientações e procedimentos, com um foco especial na exclusão de conteúdo íntimo divulgado em redes sociais e sites diversos. Por enquanto o aplicativo só está disponível para sistemas Android mas a equipe está trabalhando para que sistemas IOS também possam utilizá-lo. Para baixar acesse o Play Store; no campo de busca digite vazow; localize e selecione a imagem do aplicativo e clique em instalar.


Esse post faz parte de uma ação coletiva promovida pela Editora Arqueiro (a blogagem coletiva), onde cada blog se responsabiliza pelo conteúdo da postagem mas o tema é o mesmo para todos.

Confira as sinopses dos livros que originaram essa ação.
Profundo | Autora: Robin York | Páginas: 320 | SinopseCaroline Piasecki vê sua vida se transformar em um pesadelo quando o ex-namorado espalha fotos dela nua na internet. De uma hora para outra, sua reputação é arruinada e o futuro promissor que a aguardaria após a faculdade já não parece tão garantido. Desesperada, ela tenta fazer com que as imagens sumam da rede e, ao mesmo tempo, procura se defender da multidão de pessoas que a julgam. Um dia, quando um cara que ela mal conhece sai em sua defesa e dá uma surra em seu ex-namorado, tudo muda. À primeira vista, West Leavitt é a última pessoa de quem Caroline deveria se aproximar – ele tem um ar sombrio e ganha a vida de forma ilícita. Ela, por sua vez, é o tipo de garota que West sempre tentou evitar. Rica e privilegiada, jamais entenderia as dificuldades pelas quais ele já passou. Mesmo com todas as diferenças, os dois se tornam amigos. Com Caroline, West sente que fará de tudo para ser um homem melhor, e ela encontra nele a força para reagir. Quando parece impossível resistir à paixão avassaladora, West e Caroline descobrem que às vezes a única opção que resta é ir mais fundo.
Intenso | Autora: Robin Your | Páginas 272 | Sinopse:A vida de West Leavitt foi do céu ao inferno em poucos meses. Ele achava que era possível ter um futuro melhor, mas acabou retornando para os dramas diários de sua família. Agora, em meio a uma tragédia, o rapaz não sabe o que fazer para ajudar Frankie, sua irmã caçula. Quando ele está prestes a desmoronar, só uma pessoa lhe vem à mente: a jovem segura e determinada que ele um dia pensou merecer. Longe dali, Caroline Piasecki sonha mais uma vez com West: a pele contra o seu corpo, o cheiro dele, a mão deslizando pela sua barriga... Mas sonhos são apenas sonhos. Ela sabe que o ex foi embora e não vai voltar. Por mais doloroso que seja, Caroline precisa se esquecer do tempo que passaram juntos. Até que seu celular toca e um West transtornado está do outro lado da linha. Sem pensar duas vezes, Caroline vai ao seu encontro. Só que muita coisa mudou desde que eles terminaram. West tenta afastar Caroline de sua vida de todas as maneiras. Ao mesmo tempo, o desejo que sentem um pelo outro parece ter ficado até mais forte no período em que estiveram separados. West ainda sente algo por ela, mas não se considera uma boa companhia para ninguém. Caroline quer estar nos braços de West, mas sabe que deve partir para que ele não sofra. Nesse embate de emoções, eles precisarão encontrar os próprios caminhos e descobrir: por mais intenso que seja o laço que os une, ainda é possível um recomeço?
No site da Editora Arqueiro, estão liberados trechos de cada um dos livros. Você pode baixar o arquivo em PDF ou fazer a leitura online, para conferir é só clique nos títulos: Profundo | Intenso.


(Nota da autora que consta no livro Profundo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário