[Resenha] Pseudônimo Mr. Queen

22 de dezembro de 2015

Título: Pseudônimo Mr. Quenn
Autor: Loraine Pivatto
Editora: Autora independente
Páginas: 404
Ano: 2015
Skoob: Adicione



Com uma história muito curiosa Loraine Pivatto nos apresenta um novo mundo onde cada pessoa tem direito a duas vidas (dois tempos de vida),  não existem doenças e ninguém morre. Mas o ser humano não consegue conviver completamente em harmonia, logo surgem ambições, troca de favores e pessoas querendo tirar proveito de situações.

Regina é uma mulher rica e poderosa, é dona de uma empresa e tem o marido como sócio. No dia do seu aniversário ela pega o marido a traindo com sua melhor amiga, Vanessa, poucos minutos depois ela desmaia. Ao acordar, lembra de um sonho onde o mundo estava mudado e no sonho recebe instruções sobre as novas regras. Quando desperta, percebe que o sonho foi realizado, o mundo que conhecemos acabou e agora um novo mundo surgia. Todos os sobreviventes tiveram o mesmo sonho.

No novo mundo, tudo será divido, ninguém terá mais ou menos que o outro. Não haverão doenças, ninguém morrerá sem que seja o seu tempo. Cada pessoa terá direito a duas vidas (dois períodos), a primeira será do seu nascimento até que complete 70 anos e a segunda será dos 20 aos 100. Conseguiu entender? vou explicar, quando a pessoa chega aos 70 anos ela não morre exatamente, simplesmente desaparece e é teletransportada para uma outra "dimensão", onde começará a segunda vida. A segunda vida começa aos 20 anos e a pessoa viverá até os 100, um detalhe é que nessa segunda vida não existem crianças. No total, cada pessoa viverá 150 anos, divididos em dois períodos.
No começo os sobreviventes custaram para entender e ainda insistiam em individualidades como por exemplo, casas ou apartamentos diferenciados, mas tudo era destruído, então passaram a conviver com as regras. Porém com o passar dos anos a ganância, ambição e outros sentimentos como esses começam a dominar a humanidade. Regina Brandão, faz parte de um grupo seleto de pessoas que tem o conhecimento de um segredo que precisam manter a salvo. Eles sabem o segredo da morte! e se esse segredo cair em mãos erradas será um caos.

Quando chegou no novo mundo, Regina descobriu que a filha de Vanessa havia sobrevivido e estava sozinha, então decide criar a menina, mas a convivência delas não era agradável e elas acabaram se separando, tempos depois a menina aparece com uma criança no colo e deixa a filha para que Regina crie. Larissa, ou Lara, será o porto seguro de Regina, seu maior presente.
Quando Regina completa seus 70 anos, deixa Larissa ainda muito jovem mas tão decidida quanto a avó. Ela namora Paulinho, um jovem possessivo e tem alguns amigos como Cristiano e Ciça. O relacionamento com Paulinho não vai pra frente e eles se separam. Passado algum tempo ela se casa e tem uma filha, Vitória. O livro nos conta a história dessas 3 mulheres da família Brandão (Regina, Larissa e Vitória). É dividido em 3 partes, onde cada uma dessas mulheres narra em terceira pessoa, a sua própria história e o que vem acontecendo na sociedade.

Em um determinado momento surge um cantor/poeta que logo fica famoso sob o pseudônimo Mr Queen. A princípio você pensa que sabe a verdadeira identidade, pois logo no início tem uma ocasião que leva a esse nome. Mas você logo percebe que pode estar enganado e quanto mais a avança na leitura, você tem essa certeza. A verdadeira identidade permanece um mistério até a última página.
Minha impressão
No começo eu fiquei bastante confusa com tantos personagens, mas depois acabei me acostumando com os personagens e suas épocas. A escrita de Loraine é bem atual e isso facilita muito a leitura pois apesar de ser um livro relativamente grande, a leitura se torna ágil. Os capítulos não são longos e terminam em momentos bem estratégicos, deixando a curiosidade para o que vem a seguir.

É difícil eu gostar de distopias, mas desse livro eu gostei sim, achei o final bem surpreendente e o tal segredo da morte é algo simples mas que jamais se imaginaria (não gente, não é assassinato ou suicídio kkk).

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário