Sobre Agatha Christie

5 de maio de 2015

Hoje vim falar sobre uma das minhas escritoras favoritas, que é a responsável pela minha preferência no gênero romance policial, já li  tantos livros dela que perdi a conta.
Agatha Mary Clarissa Christie nasceu em 15 de setembro de 1890 e faleceu em 12 de janeiro de 1976 , escritora britânica com mais de 80 livros publicados, recentemente foi realizado uma pesquisa que mostrou o livro O Caso dos Dez Negrinhos ( ou E Não Sobrou Nenhum ) como o mas vendido, cerca de 100 milhões de cópias pelo mundo ( esse livro foi o responsável pela minha preferência no gênero romance policial ), Agatha é a autora mais publicada em qualquer idioma, sendo ultrapassada somente pela Bíblia e por Shakespeare. Durante a 1 Gerra Mundial ela trabalhou na farmácia de um hospital, isso influenciou nos seus livros, onde muitos
assassinatos ocorrem por envenenamento.
Em 1914 casou-se com o Coronel Archibald Christie, em meados de 1920 o casamento entrou em crise e com o falecimento de sua mãe piorou, pois ela precisou se ausentar cerca de 3 meses e quando voltou, recebeu do marido a notícia que estava apaixonado por outra mulher e queria o divórcio. Esses dois fatos levaram a rainha do Crime à um colapso nervoso e a autora ficou 11 dias desaparecida, seu carro foi encontrado abandonado com as portas abertas e os faróis acesos perto de um lago, surgiram possibilidades de sequestro, suicídio e assassinato onde o marido infiel era o principal suspeito, dias depois foi encontrada em um hotel onde estava hospedada com o sobrenome da amante de seu marido, Agatha nunca entrou em detalhes e a declaração oficial foi amnésia temporária devido ao colapso.

Agatha Christie também escreveu sob o pseudônimo de Mary Westmacot 6 romances não policiais e acredita-se que no livro O Retrato ela conte um pouco sobre si mesma através da personagem Celia, que pensa em suicídio após ser abandonada pelo marido. Além do gênero policial a escritora também publicou 2 livros de poesia, um livro infantil ( com seis histórias e cinco poemas ), duas autobiografias e até já foi dramaturga.

Casou-se novamente em 1930 com Max Mallowan, ( 14 anos mais jovem ) optou por manter o sobrenome Christie, pois assim era conhecida por seus leitores, Agatha viajou pelo mundo com o marido tomando conhecimento arqueológico e fazendo escavações, o casamento durou até o falecimento da autora, teve apenas uma filha Rosalind e um neto Methew Prichard.
Em 1971 recebeu o título de Dama da Ordem do Império Britânico. Antes de seu falecimento a escritora deixou algumas obras prontas e que foram publicadas postumamente.

Uma Curiosidade
Durante e 2 Guerra Mundial a escritora ficou com medo de morrer e escreveu os livros Cai o Pano e Um Crime Adormecido, onde ela mata os detetives Hercule Poirot e Miss Marple, Agatha temia que com sua morte os personagens pudesses ser usados, esses livros ficaram guardados em um banco durante muitos anos.

Principais personagens

HERCULE POIROT
Um grande detetive belga, protagonista de muitos livros da autora, seu bigode é marca registrada, ele é baixinho e gosta das coisas bem organizadas, muito inteligente possui " uma grande massa cinzenta " . Não se casou mas teve uma grande paixão a condessa russa Vera Rossakoff, que aparece, no livro Os Quatro Grandes , como cúmplice dos criminosos. O grande detetive Poirt está comparado apenas à Sherlock Holmes, mas em minha opinião ele é o mais brilhante detetive de todos os tempos.


MISS MARPLE
Uma velhinha solteirona que se veste de modo simples, cuida de suas plantas e faz tricô, aparece em 12 casos de Agatha e resolve mistérios baseado em seu conhecimento e  inteligência, mesmo aparentando ser uma senhora frágil a delicada Miss Marple não se intimida diante de um cadáver.




TOMMY E TUPPENCE BERESFORD
O casal aparece em 5 livros da autora e estão sempre acompanhados do fiel escudeiro Albert, entre um livro e outro eles envelhecem, eles se amam mas sempre implicam um com o outro, gostam de perigo e tem um bom senso de humor. Quando foram criados Agatha surpreendeu à todos, pois esperava-se mais um caso de Poirot






CAPITÃO ARTHUR HASTINGS
O Capitão é amigo fiel de Poirot, geralmente é o narrador das histórias e ajuda o detetive belga a solucionar o crime, Hastings tende a deixar a leitura mais cômica ou, dependendo do ponto de vista, irritante. Aparece em 26 contos mas somente 8 foram romances. Casou-se com Dulcie Duveen e foram morar na Argentina, mas Hastins sempre retornava à Londres para visitar seu amigo. Teve 4 filhos, dentre eles Judith, uma pesquisadora científica que vive na Inglaterra, em Cai o Pano a jovem é uma das personagens indispensáveis.



Livros mais famosos
O Caso dos Dez Negrinhos
Cai o Pano ( resenha aqui )
Assassinato no Expresso do Oriente ( resenha aqui )
O Misterioso Caso de Styles
Assassinato na Casa do Pastor
M ou N
Os Quatro Grandes
Um Crime Adormecido
O Cadáver Atrás do Biombo
É Fácil Matar
Treze à mesa
Os Crimes ABC
Cipreste Triste
O Natal de Poirot

Nenhum comentário:

Postar um comentário