[Resenha] Um Lugar Muito Distante

13 de dezembro de 2022

 

Título: Um Lugar Muito Distante
Autor: Jenny Colgan
Editora: Arqueiro
Páginas: 128
Ano: 2022
*Cortesia da editora
Sinopse: Procura-se médico para atuar em ilhazinha distante. É preciso gostar de barcos e do litoral. E é importante saber que é impossível guardar segredos nesse lugar...
Lorna nasceu e foi criada na ilha escocesa de Mure, um lugar tranquilo onde todos ajudam uns aos outros e existe um forte senso de comunidade.
Quando o médico local precisa se aposentar, parece impossível arranjar alguém para ficar em seu lugar.
Longe dali, em um campo de refugiados, Saif é o único médico presente quando um menino sofre um corte feio na mão. Ele quer ficar longe de problemas, mas a ética profissional e a compaixão o levam a se voluntariar para tratar o machucado.
Saif precisa de um emprego e Mure precisa de um médico. Assim, com as lembranças de sua vida partida e a esperança de reencontrar a família perdida, ele chega à ilhazinha.
Quando ele e Lorna se conhecem, as diferenças entre seus mundos formam um muro aparentemente intransponível. Porém, ao longo do verão, nasce entre eles uma amizade improvável que pode curar suas feridas e mudar a vida dos dois para sempre
Resenha
Uma ilha escocesa distante abriga pessoas que se ajudam e cuidam umas das outras, é um lugar tranquilo e, bem, isolado, o índice de pessoas se mudando para lá está baixo e há escassez em alguns pontos, como a escola que tem poucos alunos. Mas o maior problema da pequena ilha de Mure é a falta de médicos, as pessoas não querem morar em um lugar que não tenham atendimento caso precisem de emergência.

Na verdade, há um médico já muito velho que precisa se aposentar, mas que não consegue abandonar seu posto quando não há um substituto. Muito longe de Mure existe um campo de refugiados no qual está Saif, ele quer se manter afastado de problemas e seu maior desejo é encontrar a sua família, mas quando um garoto acaba machucado ele se vê obrigado a ajudar e, então, recebe a proposta de emprego na ilha de Mure.

Saif aceita e nem por um dia desiste de procurar a sua família, não perde as esperanças e os procura incessantemente. Ao chegar em Mure, ele conhece algumas pessoas, mas a mais receptiva é Lorna, a diretora da escola. Logo surge uma amizade entre os dois e Lorna o ajuda a se adaptar. Saif cuida do pai dela que precisa de mais atenção, algo grave pode estar acontecendo com ele.

Apesar de não ter sido o melhor livro que li da autora, “Um lugar muito distante” é uma leitura despretensiosa e fluída. É um livro curtinho que pode ser lido em poucas horas e o final deixa um gancho para as próximas histórias do que parece ser uma série. Lorna e Saif são personagens com vivências diferentes, culturas diferentes, mas que têm em comum o desejo de que as coisas possam melhorar. A amizade entre eles vai se intensificando aos poucos e pode ou não levar a outros rumos.

Gostei de poder ter lido o livro, embora esperasse mais dele. Recomendo a leitura? Claro, a escrita da autora é muito gostosa e a trama é envolvente. 


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário