[Resenha] A Lista do Juiz

26 de dezembro de 2022

Título: A Lista do Juiz
Autor: John Grisham
Editora: Arqueiro
Páginas: 320
Ano: 2022
*Cortesia da editora
Sinopse: Lacy Stoltz atua como investigadora na Comissão de Justiça da Flórida. Três anos depois de quase ser assassinada ao averiguar o caso de um juiz que recebia milhões em propina do crime organizado, ela está cansada do seu trabalho – e pronta para uma mudança.
Mas uma mulher chamada Jeri Crosby a procura e faz uma denúncia apavorante. O pai dela foi morto há vinte anos, um crime que nunca foi solucionado e acabou arquivado. Jeri sabe quem é o assassino: Ross Bannick, um juiz da Flórida, a jurisdição de Lacy. Após observá-lo ao longo de duas décadas, ela descobriu algo ainda mais horripilante: ele fez muitas outras vítimas.
Porém parece impossível conseguir provas. Ross é brilhante, paciente, sabe como funciona a perícia forense, os procedimentos policiais e o mais importante: a lei.
Ele tem uma lista com o nome de suas vítimas e alvos, sempre pessoas inocentes e azaradas o suficiente para terem cruzado o caminho dele e o prejudicado de alguma forma. E agora Lacy precisa descobrir como pegá-lo sem se tornar o próximo nome na sua lista.

 

Resenha
Lacy Stoltz trabalha como investigadora na Comissão de Justiça da Florida e investiga juízes, ela está acostumada com testemunhas que não querem se identificar e com casos improváveis, mas não estava preparada para o caso que vai cair em seu colo. Nem todas as denúncias dão em alguma coisa, muitas vezes são apenas pessoas buscando vingança porque um juiz não quis fazer suas vontades, mas as denúncias levadas adiante são investigadas com determinação pela equipe.

Lacy já está cansada do seu trabalho, já quase foi assassinada e acredita que está na hora de mudar. Justamente quando pensa em deixar a Comissão de Justiça explode uma bomba em suas mãos e ela precisa decidir se acredita ou não na mulher que a procura. Nunca houve uma denúncia de assassinato por parte de um juiz, mas essa mulher chegou trazendo uma série de assassinatos cometidos por alguém acima de qualquer suspeita.
Jeri Crosby procura Lacy para pedir ajuda, ela passou os últimos vinte anos investigando Ross Bannick pelo assassinato de seu pai e, ao longo desse período, descobriu outras vítimas do juiz. Ela tem uma lista grande com detalhes dos assassinatos e sabe que eles estão ligados de alguma forma. Mas Jeri não pode confiar em ninguém, e toma todas as medidas de precaução possíveis para contar sua história para Lacy.

Obviamente, Lacy também precisa se precaver e as duas ficam nesse impasse sobre decidir confiar ou não uma na outra. Mas foi Jeri que procurou Lacy, então ela vai precisar ceder se quiser ajuda e contar para a investigadora tudo o que sabe sobre o juiz e suas vítimas. Investigar um juiz é algo muito arriscado já que eles dispõem de todos os meios para se defender e, na pior das hipóteses, contra-atacar quem os denunciou. Jeri sabe disso melhor do que ninguém e sabe que no instante que as investigações começarem ela se tornará um alvo. Assim como Lacy!
Ross deixou uma série de assassinatos por onde passou, pessoas que cruzaram o seu caminho e o irritaram acabaram sendo mortas. Lacy e Jeri certamente vão irritá-lo, sua imagem pode ser colocada em risco, sua carreira pode ser arruinada. É uma questão de tempo, quem vai ganhar essa batalha? Quem vai chegar primeiro? Lacy e Jeri podem ser os próximos nomes na lista do juiz, então precisam provar que ele é o culpado e prendê-lo antes que seja tarde demais.
Minha impressão
A Lista do Juiz é um thriller jurídico com uma trama completamente instigante e que se torna viciante a cada página. John Grishmam é um dos melhores autores do gênero e suas obras são sempre surpreendentes. Confesso que não li muitos livros do autor ainda, mas os que li foram ótimas experiências e com esse livro não foi diferente.

Uma investigadora da Comissão de Justiça recebe uma denúncia de que um juiz da Flórida cometeu uma série de assassinatos, quem a procurou foi a filha de uma das vítimas. É preciso ir com calma nesse caso, já que todos que bateram de frente com o juiz acabaram mortos. Agora Lacy (investigadora) e Jeri (a filha da vítima) podem ser as próximas na lista de vítimas desse juiz. É uma corrida contra o tempo, Lacy precisa provar que ele é o culpado pelos crimes e prendê-lo antes que ele as mate.

Embora o ritmo de leitura não seja eletrizante e, por vezes, seja mais lento, é um livro que mantém o leitor preso desde as primeiras páginas e a trama se sustenta até o final. E o final, meus amigos, é surpreendente. Eu nunca teria imaginado que algo do tipo aconteceria e quando entendi o que estava acontecendo eu fiquei chocada com tamanha genialidade.

Com certeza é um livro que recomendo! 

Minha nota para o livro


Nenhum comentário:

Postar um comentário