[Resenha] Quase Uma Rockstar | Livro

9 de novembro de 2020

 

Título: Quase Uma Rockstar
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Ano: 2015
Clique aqui e compre pela Amazon
*Cortesia da editora

Sinopse: Desde que o namorado da mãe as expulsou de casa, Amber Appleton, a mãe e o cachorro moram em um ônibus escolar. Aos dezessete anos e no segundo ano do ensino médio, Amber se autoproclama princesa da esperança e é dona de um otimismo incansável, mas quando uma terrível tragédia faz seu mundo desabar por completo, ela não consegue mais encarar as coisas da mesma forma. Será que no meio de tanta tristeza e sofrimento Amber vai recuperar a fé na vida?Com personagens cativantes e uma protagonista apaixonante, Matthew Quick constrói de forma encantadora um universo de risadas, lealdade e esperança conquistada a duras penas. Os direitos da adaptação cinematográfica de Quase uma rockstar foram comprados pela Fox Searchlight. Os produtores serão os mesmos da série Crepúsculo e de A Culpa É das Estrelas.“Quase uma rockstar é a resposta para todos os romances repletos de angústia e dor. Extremamente prazeroso.” School Library Journal“Uma vigorosa história de redenção. É praticamente impossível ficar indiferente a Amber.” Publishers Weekly

Resenha
Amber Appleton é uma jovem de dezesseis anos que tem uma positividade incrível e faz tudo o que está ao seu alcance para ajudar todos ao seu redor, por mais que as coisas para ela não estejam tão boas. Amber sempre vê o lado bom de tudo e tenta alegrar as pessoas dando o melhor de si. Mas ninguém sabe o que acontece com ela. Amber e a mãe não têm onde morar e por isso estão dormindo em um ônibus escolar que a mãe dela dirige.

A mãe de Amber é alcoólatra e gasta o pouco de dinheiro que ganha com bebidas ou cigarros, não se preocupa em levar comida para a filha, não se preocupa com cuidados básicos de higiene, sempre fica falando que morar no ônibus vai ser temporário, mas não faz nada para mudar a situação. Mas Amber ama a mãe e se preocupa com ela, a jovem vê a mãe se definhar dia após dia e fica cada vez mais preocupada. Ela não sabe o que fazer para ajudar a mãe, então tenta não levar problemas para ela e a tranquiliza dizendo que está tudo bem.
Por mais que a sua vida esteja uma bagunça, Amber não deixa que nada disso a afete e transborda alegria e esperança por onde passa. Na escola ela faz parte dos Cinco, é um grupo de amigos estranhos e excluídos que encontraram uns nos outros companheirismo, carinho, amizade e lealdade. Os Cinco se reúnem na sala do professor Frank que ensina Marketing e está com seu trabalho em risco porque como não é uma matéria obrigatória ninguém se inscreve, são só os Cinco e ele.

Rick é um dos amigos, ele é autista e Amber cuida dele como se fosse seu irmão. A mãe dele, Dana, gosta de Amber como se ela fosse sua filha e Amber quer ser como Dana quando crescer e – secretamente – queria que Dana fosse sua mãe. Na casa de Rick, Amber se sente como se estivesse em casa, ela pode fazer refeições lá, tomar banho, e Dana compra ração para o deu cachorro BBB. Amber achou o cachorro Bobby Big Boy (ou, BBB) em uma caixa e o resgatou e desde então não vai a lugar algum sem ele.
Amber trabalha como voluntária em uma igreja católica coreana ensinando as idosas de lá a falarem inglês e também faz trabalho voluntário em um asilo onde leva muita alegria para os idosos abandonados por suas famílias. No asilo, Amber é conhecida como a Princesa da Esperança e até tem uma batalha toda quarta-feira contra uma idosa pessimista, Amber conta algumas piadas e faz todos rirem. Além disso, ela gosta de fazer companhia ao Soldado Jackson, um veterano de guerra que passa seus dias escrevendo haicais.

Mas um dia algo terrível acontece e essa tragédia desestrutura Amber completamente, fazendo a sua vida já bagunçada se transformar em um completo caos. De repente, Amber se viu na beira de um abismo do qual não sabe como sair e não tem forças para tentar se levantar e caminhar para longe dele. Nesse momento, sua fé é testada.
Minha impressão
Quase uma Rockstar é um livro que nos traz esperanças, é uma leitura que nos leva para dentro da história e nos faz torcer por Amber. No livro, acompanhamos uma jovem de apenas dezesseis anos levando alegria e inspiração para todos, por mais que ela mesma esteja cheia de problemas. Amber deixa de lado suas próprias angústias e tristezas para que seus amigos e as pessoas que conhecem possam ter um pouco mais de alegria.

É impossível ler e não simpatizar com ela e se sensibilizar com a sua história, uma jovem otimista que vê o lado bom de tudo, mesmo nas situações mais terríveis ela procura ser positiva. Ninguém sabe que Amber e a mãe não têm onde morar e que estão dormindo em um ônibus escolar, ninguém sabe que a mãe de Amber gasta quase todo o (pouco) dinheiro que ganha com bebidas e cigarros, ninguém sabe as dificuldades que Amber enfrenta porque ela nunca reclama de nada, nunca se lamenta e sempre tenta ajuda a todos. Só que um dia uma tragédia acontece que faz o mundo dela desmoronar.

Que livro mais lindo, eu já sabia que iria gostar, só não esperava me envolver tanto assim com ele. E o final? Como eu chorei! É tão emocionante, tão bonito, tão esperançoso que dá uma sensação gostosa com a leitura e um quentinho no coração. Um livro para todas as idades, uma história cheia de mensagens inspiradoras. Recomendo demais essa leitura, Quase uma Rockstar se tornou um dos meus livros queridinhos e que vou guardar para sempre em um cantinho especial na estante e no coração. 

Minha nota para o livro



Nenhum comentário:

Postar um comentário