[Resenha] Dorothy Tem que Morrer

18 de novembro de 2020

 

Título: Dorothy Tem que Morrer (Livro #01)
Autor: Danielle Paige
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 384
Ano: 2016
*Cortesia da editora
Sinopse: Contos de fadas revisitados Eu não pedi nada disso. Nunca pedi para ser uma heroína. Mas, quando toda a sua vida é levada por um tornado – incluindo você –, não há escolha a não ser continuar, certo? Claro que eu li os livros. Assisti aos filmes. Conheço a música sobre o arco-íris. Mas nunca imaginei que Oz fosse assim. Um lugar onde Bruxas Boas não são confiáveis, Bruxas Más talvez sejam boazinhas e macacos alados são executados por atos de rebelião. Ainda há uma estrada de tijolos amarelos, mas até isso está se desfazendo. O motivo? Dorothy. Dizem que ela retornou a Oz. Dizem que ela tomou o poder. E agora ninguém está seguro... Meu nome é Amy Gumm... Eu sou a outra garota do Kansas. Fui recrutada pela Ordem Revolucionária dos Malvados. Fui treinada para lutar. E tenho uma missão.

Resenha
Uma menina do Cansas e seu bichinho de estimação que são levados para Oz por um tornado... conhece essa história de algum lugar? Parece O Mágico de Oz, não é mesmo? Mas essa história está longe de ser a mesma. Na verdade, Dorothy Tem que Morrer é uma história que acontece depois que Dorothy volta para a sua casa, neste livro o que encontramos é o que acontece quando Dorothy resolve voltar para Oz. Aquela linda cidade mágica, com criaturas impressionantes e uma estrada de tijolos amarelos está completamente mudada e todos os seus habitantes vivem com medo. A culpa disso? Dorothy, a impiedosa princesa que quer sempre mais e mais e nunca está satisfeita com nada.

Amy Gumm é uma jovem com problemas demais para a sua idade, ela mora em um trailer com a mãe – que mal parece se importar com a filha – e ainda por cima sofre bullying na escola. Amy queria muito que a mãe agisse de maneira diferente, que cuidasse da filha, que pelo menos tivesse algum interesse por ela, mas a mãe é negligente e Amy precisa se cuidar sozinha e cuidar da mãe também. Um dia, depois de passar momentos bem difíceis na escola, a vida já bagunçada de Amy vai se transformar em um verdadeiro caos. Tudo começa com um tornado.
Um tornado estava se aproximando e Amy queria ficar em casa (vulgo trailer) com a mãe, talvez ela se sentisse mais segura com um adulto por perto, mas a mãe a abandona e vai beber com uma amiga em algum bar e deixa a filha sozinha. Então estão apenas Amy e a ratinha de estimação da mãe dela (o único ser vivo com o qual a mãe tem algum tipo de preocupação) quando o tornado chega e arrasta o trailer para muito, muito longe. É uma catástrofe, o tornado provoca acidentes e o trailer desaparece. Bom, lá no Cansas ele desaparece, mas – misteriosamente – vai parar em Oz.

O trailer subia e descia no tornado, chacoalhava, jogava Amy e a ratinha para todos os lados. Até que ela desmaia e não sabe por quanto tempo. Quando Amy acorda, o trailer está à beira de uma cratera e ameaça cair, ela não faz ideia de quanto tempo passou desacordada e nem sabe onde está, a única coisa que entende no momento é a queda iminente. E então alguém aparece e a ajuda a sair do trailer pouco antes dele desabar. Quem a ajuda é um rapaz misterioso, que não revela nada sobre si, mas diz que ela agora está em Oz e alerta Amy para não cometer os mesmos erros que “ela” – Amy não entende quem é “ela”, mas logo vai descobrir que o rapaz estava falando sobre Dorothy.
Oz está completamente mudada, Dorothy transformou tudo em maldade e medo. O Homem de Lata, o Leão e o Espantalho também estão tão impiedosos quanto ela. Ninguém sabe ao certo como as coisas chegaram a esse ponto, Dorothy parecia uma menina tão doce, mas aí foi mudando aos poucos, sempre querendo mais, nunca estava satisfeita com nada. Agora ela é uma tirana e quem ousar ir contra qualquer uma de suas regras sofrerá consequências terríveis, punições piores que a morte (palavras do Homem de Lata). Amy pode ser o que Oz está precisando para tirar Dorothy do poder.

Nem todos seguem alheios às maldades de Dorothy, existem aqueles que estão conspirando para derrubá-la. Amy não tem ideia do que realmente acontece em Oz, não sabe em quem pode confiar, não sabe quem diz a verdade. Ela foi recrutada pela Ordem Revolucionária dos Malvados (que supostamente são os bonzinhos), bruxas más que ensinam a ela a fazer magia e lhe dão uma função, matar Dorothy. Amy vai ter muito trabalho pela frente, principalmente por não saber em quem confiar, quando as coisas se complicam ela vai ter que contar com a própria intuição. O que fazer? Amy vai ter que descobrir.
Minha impressão
O Mágico de Oz era uma das histórias que eu mais gostava quando era criança e quando vi a premissa dessa série da Danielle Paige eu fiquei fascinada e muito curiosa. Dorothy Tem que Morrer superou minhas expectativas e me deixou ansiosa para o próximo volume, A Ascensão do Mal. Eu fiquei tão envolvida com a leitura que quando me dei conta já estava terminando o livro.

Dorothy não é a mesma da história que conhecemos, ela mudou... para pior. Em O Mágico de Oz, ela volta para casa, mas em Dorothy Tem que Morrer, nós vemos o que aconteceu depois disso. Dorothy voltou para Oz e aos poucos foi transformando tudo, agora ela é uma tirana que todos temem, ela fez leis rigorosas e quem infringir qualquer uma delas terá punições terríveis. O Homem de Lata, o Leão e o Espantalho também não são mais os mesmos, todos trabalham incansavelmente para Dorothy e são tão ruins quanto ela.

Amy é uma garota do Cansas também que tem seu trailer levado por um tornado e vai parar em Oz juntamente com a sua ratinha de estimação. Ela conhece a história e demora a entender que realmente está em Oz e é ainda mais difícil de acreditar que Dorothy tenha se transformado nessa pessoa tão má que todos dizem. Quando Amy percebe que é tudo verdade ela sabe que tem que fazer alguma coisa para mudar. Ela é recrutada pela Ordem Revolucionária dos Malvados e a sua missão será matar Dorothy. Mas Amy não sabe em quem confiar, cada um fala uma coisa e todos têm segredos. Amy vai precisar seguir seus instintos para descobrir em quem pode confiar e em quem acreditar, vai ter que escolher quais lutar travar e terá que aprender a ser paciente para agir no momento certo.

Como eu gostei desse livro e recomendo muito, se tornou uma das melhores leituras do ano e sem dúvidas já é um dos meus favoritos da vida. Não vejo a hora de ler o próximo volume e descobrir o que vai acontecer, porque o final desse é em um momento crítico. 

Minha nota para o livro


Nenhum comentário:

Postar um comentário