[Resenha] Nada Novo na Nossa Relação

30 de novembro de 2020

 

Título: Nada Novo na Nossa Relação
Autor: Calu Silveira
Editora: Álbum de Memórias
Páginas: 236
Ano: 2020
*Cortesia da editora
Sinopse: "Calu Silveira estreia como romancista com o seu 'Nada novo na nossa relação'. Nesse livro, de fato, tudo é novo. E essa é a arte da autora, ser surpreendente e desconcertante. Porque se nada é aparentemente novo na relação amorosa de dois adolescentes, Aurora e Paulo, essa falsa banalidade é mais uma ironia, com que a autora sublinha a história insólita de uma amizade fraterna que se descobre transformada em amor que, para ambos, tem o gosto do proibido. (...) Calu Silveira constrói no entrelaçamento dos destinos de seus personagens o painel de uma geração que nos anos noventa teve o duvidoso privilégio de fechar um século em que os valores tradicionais que desenhavam as mulheres tinham sido superados, deixando aos jovens a tarefa de construir com suas escolhas novos valores que indicariam seus caminhos. (...) 'Nada novo na nossa relação' é uma história de amor, esse tema inesgotável na literatura que aqui é tratado com uma ironia sutil, uma rica reflexão sobre a complexidade das relações humanas e o inevitável desencontro de gerações. Um livro em que os jovens se reconhecerão muitas vezes. Outras vezes, se descobrirão." Rosiska Darcy de Oliveira, Jornalista, Escritora e Acadêmica da ABL.

Resenha
Aurora é uma adolescente nos anos 90 que mora no Rio de Janeiro com a mãe e a relação das duas não é muito boa, por vezes, Aurora foi morar com o pai por causa de algum desentendimento com Helena (a mãe). Dessa vez, as coisas ficam ainda piores e Aurora vê a mãe em decadência sem poder fazer nada para ajudar. Helena levou Aurora a um show e elas tiveram que chegar muito cedo, se alimentaram mal e foi exaustivo, mas Helena conseguiu dar um jeito de deixar a situação pior do que já estava.

Nesse show, Helena conhece Flávio e some com ele por horas. Flávio tem um filho chamado Paulo e ele fica fazendo companhia para Aurora – que está claramente aborrecida com a mãe e não quer socializar com o rapaz. O show termina e Helena não volta, então Aurora decide ir embora de táxi para a casa do pai e o Paulo se oferece para ir com ela porque mora a caminho. A partir deste dia, a vida de Aurora muda drasticamente. Helena e Flávio vão morar juntos e Aurora vê a mãe envolvida em com um homem abusivo, como não consegue ajudar a mãe ela vai morar com o pai.
Mas Paulo é completamente diferente do pai, ele entende como as coisas estão difíceis para Aurora e tenta fazer amizade com ela, por mais que a Aurora não dê muitas aberturas, mas ele não desiste de se aproximar dessa nova irmã postiça e tenta alegrá-la sempre. Paulo apresenta Aurora para os amigos dele, ela gosta de tocar violão e tem uma voz linda e Paulo tem uma banda, então ela começa a se enturmar um pouco. E na banda ela conhece Gabriel, não chega a ser amor à primeira vista, mas ela fica bem interessada nele.

Helena está cada vez mais presa a um relacionamento tóxico, todos à sua volta percebem que ela precisa de ajuda e algumas pessoas tentam ajudar, mas ela não reconhece e o fato de Helena sempre dar razão ao Flávio e sempre ficar do lado dele faz com que ela e Aurora só se afastem mais e mais. Enquanto isso, Aurora vive com o pai e a irmã mais nova que tem uma mãe que está em processo de reabilitação e perdeu a guarda da filha. O pai de Aurora é bem tranquilo e apoia a filha nas decisões que ela toma, mas ele é rigoroso com horários e estudos. Bem diferente da mãe dela que deixa Aurora fazer o que bem entender.
Os meses passam e a vida de Aurora tem grandes reviravoltas. Ela precisa lidar com mais responsabilidade do que deveria para alguém da sua idade e tudo acontece ao mesmo tempo. São problemas com o namoro, estudos, pressão para escolher a faculdade, a mãe que passou por um momento terrível e Aurora tem que cuidar dela como se Helena fosse uma criança, assumir as finanças da casa e ter que se desdobrar em várias para conseguir estudar e trabalhar e muitas outras coisas.

E no meio de toda essa bagunça ela sempre tem uma âncora, o Paulo! Desde que se conheceram ele vem sendo seu apoio, seu melhor amigo, aquele que não sai de seus pensamentos e aquele por quem ela se descobre apaixonada! Será que Paulo também gosta dela, será que ele não a vê só como uma amiga? Os dois são muito íntimos, muito amigos, mas Aurora precisa aprender a lidar com esse novo sentimento dentro de si e assumir o que está sentindo para, então, pensar no que fazer em relação a ele.
Minha impressão
Nada Novo na Nossa Relação foi uma leitura que me envolveu tanto e me deixou nostálgica em vários momentos! A obra se passa no Rio de Janeiro nos anos 90 e eu achei fascinante, moro no Rio e ver os cenários que conheço tão bem sendo retratados no livro foi muito gostoso de ler e ainda mais pela época, acompanhar a rotina da Aurora pela cidade foi incrível!

Aurora é uma adolescente bem fora dos padrões e não tem amigos, mas ela é a sua melhor companhia e está muito bem assim. Só que as coisas mudam quando a mãe dela se envolve com um homem abusivo que tem um filho bem diferente dele. Aurora e Paulo desenvolvem uma amizade muito sólida, os dois não se dão bem com seus pais e o relacionamento da mãe dela com o pai dele é fadado ao fracasso e à tragédia. O padrasto de Aurora é extremamente machista e abusivo, Aurora não consegue abrir os olhos da mãe e não suporta morar com ele, então ela se muda para a casa do pai, mas a amizade com Paulo (filho do padrasto) continua.

A autora traz temas importantes na obra e os explora muito bem sem deixar que a leitura fique pesada, além do relacionamento abusivo, a autora traz temas como alcoolismo, drogas, depressão, a dificuldade para escolher uma faculdade tendo tanta pressão em cima, política, o primeiro amor, vida sexual e decepções amorosas. Aurora é uma adolescente já entrando na fase adulta, mas o livro em momento algum é bobo ou que traz uma personagem imatura, pelo contrário, os assuntos abordados são sérios e a Aurora é bem madura – o que foi uma das coisas que eu mais me agradaram, a personalidade forte da protagonista.

Gostei da maneira como a autora desenvolveu o livro, ele é bem estruturado, com personagens cativantes, uma trama interessante e uma capa linda! Embora seja uma romance adolescente, o livro vai agradar ao público de todas as idades e eu recomendo bastante a leitura. 

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário