[Resenha] Sonata em Punk Rock

30 de agosto de 2018

Título: Sonata em Punk Rock
Autor: Babi Dewet
Editora: Gutenberg
Páginas: 304
Ano: 2016
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock? Essa sempre foi a dúvida de Valentina Gontcharov. Entre o trabalho como gerente do mercado do bairro e as tarefas de casa, o sonho de viver de música estava, aos poucos, ficando em segundo plano. Até que, ao descobrir que tem ouvido absoluto e ser aceita na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país, a garota tem a chance de seguir uma nova vida na conhecida Cidade da Música, o lugar capaz de realizar todos os seus sonhos. No conservatório, Tim, como prefere ser chamada, terá que superar seus medos e inseguranças e provar a si mesma do que é capaz, mesmo que isso signifique dominar o tão assustador piano e abraçar de vez o seu lado de musicista clássica. Só que, para dificultar ainda mais as coisas, o arrogante e talentoso Kim cruza seu caminho de uma forma que é impossível ignorar. Em um universo completamente diferente do que estava acostumada, repleto de notas, arpejos, partituras, instrumentos e disciplina, Valentina irá mostrar ao certinho Kim que não é só ele que está precisando de um pouco de rock and roll, mas sim toda a Cidade da Música.
Resenha
Valentina é uma jovem de vida simples, mora com a mãe em um pequeno apartamento no Rio de Janeiro e as duas não teriam condições de pagar os estudos dela Academia Margareth Vilela. Valentina aprendeu tudo o que sabe sobre a música sozinha, sempre muito esforçada, fazia pesquisas no computador e treinava em um violão velho.

Ela também compõe e é dona de uma linda voz, além de ter uma incrível habilidade, que é o ouvido absoluto, e isso lhe ajudou bastante durante o seu aprendizado. Ela nunca teve o pai presente, ele abandonou a mãe dela quando descobriu que seria pai e nunca mais apareceu. Isso até Valentina ser  aceita na Academia Margareth Vilela.
Valentina é filha de Alexandre Gontcharov, um homem muito rico, famoso e importante no mundo da música clássica. O pessoal do conservatório entrou em contato com ele quando viram o sobrenome igual. O pai resolveu pagar pelos estudos dela e deu uma desculpa qualquer por ter ido embora quando descobriu que a mãe dela estava grávida.

Apesar da raiva que sente por seu pai, Valentina não pode negar a ajuda. Ela aceita que ele financie seus estudos, mas promete que lhe pagará por cada centavo. Ela quer se tornar uma grande musicista para poder ajudar a sua mãe. Começa, assim, uma nova etapa na vida de Valentina. Não será nada fácil, ela vai enfrentar situações que a desafiarão constantemente, mas desistir não é uma opção.
A Cidade da Música é um lugar luxuoso, dali saem os maiores e mais preparados músicos. Valentina fica com medo de não ser boa o suficiente, de não estar à altura, mas vai fazer o que sabe e se empenhar para melhorar mais a cada dia. Tudo ali é diferente e ela se sente um pouco como um peixe fora d'água.
"Valentina ficou nervosa. De repente, não sabia se iria se encaixar naquele lugar. Parecia exigente demais, certinho demais, disciplinado demais. Estava acostumada com o caos  do punk rock, em ser impulsiva, em mostrar o que sente em forma de acordes de guitarra." 
Os professores são extremamente exigentes e ela está com uma dificuldade maior nas aulas de Piano, por isso tem uma ideia para conseguir se sair bem, ela vai pedir ajuda de Kim, um gato asiático superpopular e que é o melhor pianista do lugar. O problema é que Kim é arrogante e trata mal as pessoas. Só que ele não pode negar, quando Valentina chegou na Academia ela se deparou com Kim bêbado e o ajudou a ir para o quarto e ainda o colocou na cama. Para não estragar a sua reputação, ele concorda em ajudá-la escondido se ela não contar para ninguém sobre o vexame.
"A vida é como uma orquestra: são necessários muitos instrumentos em harmonia para que a música toda faça sentido. Mas, na maioria das vezes, você nem sabe tocar essas instrumentos. E sempre vai ter alguém dizendo que seu gosto musical é rui, mesmo que seja o que te faz feliz.  E isso é um saco! Principalmente quando se é jovem e cheio de sonhos.
Às vezes, para assumir a regência de nossas vidas, precisamos trocar a partitura."
Minha impressão
Sonata em Punk Rock é um livro encantador, daqueles que nos deixam suspirando pelos cantos ao final da leitura. Babi Dewet construiu um enredo completamente envolvente e com personagens carismáticos, até mesmo o Kim se torna cativante quando o conhecemos de verdade. 

Valentina é decidida, esforçada e muito girl power. Ela aprendeu com o punk rock a fazer aquilo que tem vontade, desde que não prejudique ninguém, e a não se importar para o que vão pensar ou falar dela. Eu adorei a Valentina, dei várias risadas com ela e torci a todo instante para que as coisas dessem certo para ela. 

O Kim é um personagem difícil de aceitar no começo, mas depois de conhecer mais sobre ele nós o compreendemos e o vemos com outros olhos. Ele é filho da diretora e sofre desde cedo com a educação rigorosa que teve em casa, além da ausência da mãe. Kim quer chamar a atenção dela e fica esperando que ela o note. Por ser filho da diretora, acaba sendo o centro das atenções e não gosta disso. Logo percebemos como ele é fofo e toda a sua postura nada mais é que uma barreira e Valentina consegue ultrapassá-la. 

Além dos protagonistas, a obra possui personagens secundários muito bem escritos e com um bom desenvolvimento dentro da trama. É um livro com um romance leve e muito gostoso de ler. Recomendo demais!

Minha nota para o livro

15 comentários:

  1. Oi.

    Eu tenho vontade de ler esse livro, mas ainda não tive a chance de começar. Eu vi o segundo livro na Bienal, e me apaixonei pela capa que, assim como essa, é muito bonita. Eu gostei da personalidade de cada personagem, quando vi que o protagonista era filho da diretora, fiquei com medo dele ser aquele menino que tem tudo e quer tudo, mas parece que ele não é desse jeito. Agora resta comprar o livro e ler assim que der.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia!

    Tudo bem? Então, a Ana (outra administradora do PL) leu esse livro e falou que ele é a cara daquele filme da Disney, Camp Rock. Você também achou?

    Bom, fico feliz que o enredo tenha funcionado para você e que Valentina tenha sido uma personagem empoderada. A Ana também comentou que o Kim é um personagem difícil no começo, mas que depois ela foi entendendo melhor.

    O que mais me chamou atenção na sua resenha foi a questão dos personagens secundários muito bem desenvolvidos. Simplesmente amo quando o autor trabalha bem os personagens secundários! Mesmo dessa resenha cheio de elogios acho que vou passar a dica porque realmente, quando li a sinopse fiquei com a impressão de ser um livro de Camp Rock e essa semelhança me incomodaria muito!

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Olá! que gostosinho esse livro deve ser! Gostei muito dessa pegada punk rock, cresci ouvindo essas vertentes e me identifiquei.. gostei da premissa dela conseguir ir pra escola, mesmo tendo que engolir esse pai que volta do nada pra vida dela.. Anotei a dica! Obrigada!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?

    Costumo amar qualquer livro com essa pegada no mundo da música, e esse parece ser muito interessante.
    Achei incrível a Valentina ser uma personagem forte e decidida, já o Kim, com certeza iria me irritar muito com ele no começo kkkkk ainda bem que ele muda.

    Acho muito incrível que os personagens secundários sejam bem desenvolvidos na trama, costumo valorizar bastante isso em uma leitura, detesto aqueles livros que focam só nos mocinhos e esquecem do resto.
    Muita sacanagem o pai dela voltar só porque ela foi aceita na academia de música, né?!! Acho que durante a leitura eu vou querer entrar no livro e gritar com ele.

    A capa é muito maravilhosa, com certeza vou querer ter na minha estante. Já está na minha lista de desejados!!

    Valeu a dica, beijinhos!!

    ResponderExcluir
  5. Oiii Bea

    Que legal que vc gostou do livro. Ja li resenhas mistas sobre ele, tem gente que não gosotu, muitos amaram. De momento não é um gênero que me chama demais a atenção mas quem sabe futuramente pra variar as leituras eu acabe conferindo o livro, tenho curiosidade em conhecer a escrita da Babi, acho ela super simpática.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Eu não tive a oportunidade de ler nada da autora, mais como amo musica esse livro tem tudo para me agradar e a Valentina e o Kim parece ser daqueles casal que a gente torce até o fim dica anotada

    ResponderExcluir
  7. Oi, Beatriz.
    Normalmente esse não seria um livro que eu leria, mas o segundo volume da série será tema de um clube do livro que eu participo e vou querer ler os dois!! Rs... Vou sair da minha zona de conforto, mas depois de ler a sua resenha, acho que vou me dar bem com essa leitura!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bia!
    Eu não fazia ideia do que se tratava esse história, porque depois de uma leitura decepcionante, acabou que não procurei nada da autora. Achei interessante, vou ler outras resenhas antes de decidir se leio ou não.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Olá Bia
    Esse livro me chama muita atenção, a sinopse e a capa me deixaram curiosa para conferir mais sobre o enredo, já vi resenhas positivas e a sua me deixou feliz por saber que foi uma boa experiencia.
    Com certeza vou conferir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. OI Bia, tudo bem!?

    Nunca tive a oportunidade de ler nada da autora, mas sempre vi ela crescendo e se destacando no nosso mercado editorial. Adoro livros leves e de romances gostosos como esse aparenta ser e para mim, o melhor é que ele envolve a música Tbm, amo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Esse livro parece ser muito gostoso de ler, adoro romances leves.
    Confesso que nunca tinha ouvido falar nele, mas achei o título genial hahahaha
    A Valentina me parece o tipo de personagem que eu amo, bem empoderada né?
    Adorei a resenha, com certeza vou ler!

    beijos - Anne and cia

    ResponderExcluir
  12. Oi Bia,
    Sempre tive vontade de ler Sonata em Punk Rock, da Babi, ainda mais agora depois da sua resenha. Deve ser uma história leve e divertida, ótima para intercalar leituras mais densas.
    Dica anotada!
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  13. Oi Bia, tudo bem?
    Eu não li nada desse livro até sua resenha, mas já gostei de saber que, por mais que a protagonista pareça ter problema com seu pai. Outro ponto que me agradou é o fato de a protagonista ser girl power. Adoro personagens assim e, óbvio, vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?

    A mocinha tem problema com o pai? Tô dentro. Adoro conflitos familiares. Mas pelo que percebi dessa resenha, esse livro faz mais o gênero da minha sobrinha do que o meu. Adorei sua escrita, vou comprar o livro para minha pequena (que nem está mais tão pequena assim). Beijos
    FALANDO DEMAIS

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?

    A Babi é um amor. Confesso que comprei o livro por gostar dela, mas acabei criando várias expectativas que não foram alcançadas. A minha maior problemática é a maneira com que ela expõe algumas situações, como se estivesse dando uma aula ao leitor, ensinando-o sobre o que é certo. E, na verdade, eu gosto quando os assuntos são abordados de maneira natural, sabe? Em que é exposto o ponto de vista do personagem e você consegue se identificar.
    Mas os pontos abordados por você também me agradaram, principalmente pela protagonista não se importar com a opinião alheia, ter crescido sem a presença do pai e ser muito decidida. É legal quando encontramos meninas assim nos livros, que podem inspirar as meninas reais, né? <3
    Abraços.

    ResponderExcluir