[Resenha] A Assombração da Casa da Colina

22 de agosto de 2018

Título: A Assombração da Casa da Colina
Autor: Shirley Jackson
Editora: Suma
Páginas: 240
Ano: 2018
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Considerada uma das melhores histórias de terror do século XX, a A Assombração da Casa da Colina promete calafrios aos seus leitores. Vista por mestres como Stephen King e Neil Gaiman como a rainha do terror, Shirley Jackson entrega um livro perturbador sobre a relação entre a loucura e o sobrenatural.
Sozinha no mundo, Eleanor fica encantada ao receber uma carta do dr. Montague convidando-a para passar um tempo na Casa da Colina, um local conhecido por suas manifestações fantasmagóricas. O mesmo convite é feito a Theodora, uma alma artística e “sensitiva”, e a Luke, o herdeiro da mansão.
Mas o que começa como uma exploração bem-humorada de um mito inocente se transforma em uma viagem para os piores pesadelos de seus moradores. Com o tempo, fica cada vez mais claro que a vida, e a sanidade, de todos está em risco.
Resenha
O Dr. Montague estava trabalhando em uma obra sobre transtornos psíquicos em uma casa considerada assombrada, passou anos fazendo pesquisas e procurando uma residência que se encaixasse no ideal que tinha em mente. Ao encontrar a Casa da Colina, demorou a para criar esperanças, mas quando percebeu o quão valioso poderia ser uma experiência nela ele se animou.

Seu projeto consistia em alugar a casa por três meses e se hospedar nela, seu intuito era ver na prática o que aconteceria lá. Para seus planos darem certo, o doutor precisava da ajuda de uma equipe que foi escolhida tomando algumas precauções. Ele procurou por pessoas que já tiveram algum contato mediúnico em suas vida e as convidou para se hospedarem com ele, porém, foi vago em relação à assombração na casa.
Eleonor é uma mulher bastante frustrada, perdeu a mãe há pouco tempo, mas para ela foi um alívio poder tirar o peso que carregava sozinha, já que a irmã não tinha tempo para cuidar da mãe, pois tinha a sua própria família. Ao receber uma carta do Dr. Montague ela fica encantada e não recusa, contraria sua irmã e seu cunhado, rouba o carro que é metade dela e vai sem avisar exatamente para onde.

Theodora é uma mulher jovem e misteriosa, não costuma falar muito sobre si ou seu passado, mas também é cheia de vida e espontânea. Quando foi chamada para ir à Casa da Colina ela não deu muita importância, mas foi ficando curiosa e resolveu aceitar. Para fechar a equipe, temos Luke , ele é sobrinho da dona da casa e sua presença lá foi planejada por sua tia, ela queria se ver livre dele por algum tempo e concordou em alugar a casa se houvesse um membro da família presente.
Nenhum dos três convidados sabia o que encontrariam pela frente. Por mais que se escute falar sobre casas assombradas você não imagina o quanto elas podem te assustar até estar em uma. Foi assim com eles. Eleonor foi a primeira a chegar e ao se deparar com a casa o pavor lhe invadiu... e permaneceria com ela pelo tempo em que estivesse na casa.
"(...) Era uma casa sem bondade, jamais feita para ser habitada, não era um lugar adequado a pessoas ou ao amor ou à esperança. O exorcismo não consegue mudar o semblante de uma casa; a Casa da Colina continuaria igual até ser destruída."
Lentamente, a Casa da Colina começa a se revelar e os hóspedes compreendem os horrores que ela esconde. Suas mentes são conduzidas por caminhos perigosos, a casa os confunde, os assusta, mexe no ponto exato em que cada um pode titubear.
Minha impressão
A Assombração da Casa da Colina é um livro de terror psicológico que nos deixa apreensivos com a sensação de que, em algum momento próximo, algo de muito ruim vai acontecer. No começo da obra somos apresentados aos personagens e tudo é descrito de maneira a nos deixar pensar sobre a casa, como as coisas vão acontecer quando todos estiverem nela. É, sem dúvidas, uma introdução muito bem feita e isso faz com que fiquemos tensos e com grandes expectativas.

A Casa da Colina é um lugar horripilante, ela mexe com o psicológico de uma maneira única e provoca os mais variados sentimentos naqueles que habitam nela, é perigoso, é assustador. Ao conhecer a sua verdadeira história é que as coisas ficam ainda mais sinistras e ficamos procurando resquícios de como tudo começou na trama que se desenrola diante de nossos olhos. 

Os personagens estão bem construídos e acompanhá-los nessa experiência é uma ótima leitura. Confesso que eu esperava me assustar mais, mas acho que sofri por antecedência.  É, sim, apavorante e nos momentos cruciais eu não tinha coragem nem de levantar da cama para caminhar pela casa escura à noite, mas não é violento, sabe? não é aquela coisa sangrenta e macabra. 

Minha nota para o livro

19 comentários:

  1. Adoro livros que mexem com o psicológico da gente. Adorei a premissa, embora eu não leia muito esse gênero, mas ainda sim amei a premissa.
    Estou bem curiosa para saber mais detalhes do livro.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Minha nossa, parece ser um livro bem perturbador, de mexer pra valer com o nosso psicológico. Não costumo ler livros desse gênero, porém isso é algo que quero mudar neste ano, então já vou adicionar essa obra na minha lista. Amei tua resenha e fiquei muito curiosa pra ler o livro, mas ao mesmo tempo com um certo medo, haha.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Nossa eu tô dividida entre a minha curiosidade e o meu medo. Eu não gosto de nada que tenha terror envolvido, mais a sua resenha me deixou curiosa o bastante em relação a esse livro. Vou anotar a dica espero encontra coragem para ler

    ResponderExcluir
  4. Oie tudo bem? Geralmente não leio nada do gênero, mas este me deixou curiosa justamente por vc ter dito como ele mexe com o psicológico e por ser instigante mesmo sem ser violento. Fujo de livros sangrentos!

    ResponderExcluir
  5. Eu ja li uma resenha anterior e fiquei com muita vontade de ler esse livro e lendo a sua fiquei com mais vontade ainda,JÁ que esse é um dos meus gêneros favoritos, ja quero!

    ResponderExcluir
  6. Oiii Bia

    Eu ja li resenhas mistas desse livro, por isso não sabia se deveria ler oou não. O outro livro da autora não me chama nada a atenção e esse ja tinha anotado, legal saber que realmente tem algo de terror que prende o leitor na trama. Quero ler em breve.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Beatriz!
    Gosto muito desse tipo de premissa, casas mal assombradas, terror psicológico, personagens distintos, acredito que eu vá gostar bastante da leitura se tiver a oportunidade de ter o livro. Espero que isso ocorra e que seja em breve :)
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi Beatriz, sua linda, tudo bem?
    Eu sou muito medrosa, por isso quase não leio livros de terror, mas esse está na minha lista, pois salvo engano, ele é o livro que inspirou o filme A casa amaldiçoada com o Liam Neelson que já vi e gostei. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá.

    Não leio muito do gênero, mas confesso que os livros da autora me desperta interesse. Gostei da sua resenha e quando leio algo assim, gosto dessa sensação de apreensão e como tudo irá acontecer.

    Beijos,
    www.psamoleitura.com

    ResponderExcluir
  10. Beatriz lendo sua resenha sobre o enredo desse livro, que já tinha chamado minha atenção, confesso que fiquei com medo e não sei se teria coragem de ler. Sou medrosa assumida 😳😳😳 Lembrei da história de alguns filmes que vi qnd mais jovem e aí meu Deus, tenho medo. Mas amei conferir suas impressões e com certeza é uma ótima indicação para os fãs de suspense e terror psicológico. Beijos e parabéns pela leitura e resenha.

    Leituras, vida e paixões!!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Estou tentando voltar a ler livros de terror, parei em It e nunca mais voltei hahahahaha não por medo, mas por falta de tempo. Por não ser meu gênero favorito eu meio que os deixo de lado e priorizo os gêneros que gosto mais. Preciso parar com isso.
    Sua resenha está muito bem escrita, apontou detalhes que acho importantes numa resenha de livro. Me deixou curiosa pra conhecer a história


    Xoxo,
    Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Olha confesso que terror psicológico não é um dos gêneros que mais me agrada, aliás não sei se li algum na vida de tanto medo que tenho HHHEHEHEHEHEHEHEHE Mas pela sua resenha parece ser um livro bem bacana, então com certeza indicarei para amigos que curtem! Que bom que não se assustou o tanto que esperava haha
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Beatriz.

    Estou louca de vontade de ler este terror psicológico e sua opinião aumentou minha curiosidade. Realmente preciso mudar essa situação e conhecer melhor essa história. Obrigada pela dica e parabéns pela resenha.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Apesar de a premissa parecer até interessante eu fujo de terror por ser medrosa demais e se você que gosta do gênero ficou temerosa de andar na sua casa a noite no escuro, não quero nem imaginar o que faria comigo, eu hein! Hahaha

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  15. Oie!

    Morro de curiosidade de ler um livro do King, mas mininaaaaa pensa numa pessoa bundona de tudo, sou eu! uashauhsauhsuhas
    Esse livro por exemplo, o nome já faz eu correr... imagina ler ele? Tu tá louca uahsuahsauhs Amo thriller psicologico e essas coisas mas terror psicologico? Não não... não é pra mim

    beijos

    ResponderExcluir
  16. A sensação que você teve lendo essa obra, a expectativa de algo acontecer, foi uma sensação que eu tive ao ler caixa de pássaros. Quanto a obra ao ver ele e ler a sinopse eu não imaginava que ele seria uma pegada mais de thriller psicológico, eu pretendo ler ele mas ainda não tive chance de comprar.

    ResponderExcluir
  17. Ei Bea,
    Essa foi uma das leituras desse ano por aqui, visando incluir mais clássicos no meu acervo e aproveitando minha iniciação no terror, corri pra pedir esse livro, e confesso que achei ele bem maluco hahahahaha, muito bom, um terror psicológico intenso, mas é preciso levar em consideração que o mesmo foi escrito em uma época bem diferente da nossa, então pode ser que muitas pessoas não gostem dele, como vi várias resenhas negativas por aí.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Ahhhhh que incrível.... eu amo livros de terror, ainda mais de terror psicológico, tô super ansiosa para ler esse livro, só vi resenhas positivas como a sua. Leio King e não fico ta o aterrorizada.... será que esse vai me puxar pelo pé?

    Beijos
    Blog Âncora Literária

    ResponderExcluir