[Resenha] Detalhe Final

2 de novembro de 2015

DE HARLAN COBEN 

Título: Detalhe Final
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Ano: 2015



Detalhe Final é o sexto livro da série Myron Bolitar mas pode ser lido separadamente, embora seja aconselhável ler o livro anterior (Um Passo em Falso),  como eu não li o quinto livro demorei para me habituar na leitura e entender os acontecimentos que deram inicio ao livro (depois deu tudo certo e entendi direitinho) mas, como falei, não é obrigatório ler em ordem, dá sim para entender e se situar com a trama, ainda mais para os fãs de Harlan Coben. Se você já acompanha a série vem conferir a resenha e se ainda não leu os livros anteriores ou pelo menos o anterior, não tem problema, vem conferir a resenha que você não vai se perder na história :) 



Myron Bolitar é um ex jogador de basquete e um agente esportivo bem sucedido, tem como sócios o seu melhor amigo Win e Esperanza (uma ex lutadora), no livro anterior algo aconteceu e deixou Myron muito abalado, ele encontra uma jornalista da CNN que está em uma situação parecida e os dois vão para o Caribe sem dar notícias do paradeiro. Passaram algumas semanas sozinhos e esquecendo de seus problemas pessoais, até que Win descobre onde seu amigo está e vai buscá-lo para que ambos possam ajudar Esperanza que está sendo acusada de assassinato e a vítima é um cliente representado por Myron.

Win conta os últimos acontecimentos em Nova York e diz que a empresa não está indo bem, com o desaparecimento de Myron muitos clientes estão deixando a MB representações e estão fechando contrato com um rival, FJ Ache. Além das preocupações com a empresa, Myron e Win precisam ajudar Esperanza que se recusa a falar com qualquer um dos dois. Ela contrata uma poderosa e famosa advogada, Hester Crimstein (já conhecida de outros livros do autor), que insiste que os amigos fiquem de fora das investigações, porém nenhum deles atende o pedido da advogada.


Myron tem certeza da inocência de sua amiga e vai tentar a qualquer custo descobrir o verdadeiro assassino, mas as coisas ficam cada vez mais complicadas pois todas as evidências apontam para que Esperanza seja mesmo a assassina. Enquanto tenta ajudar a amiga, Myron descobre que está  mais envolvido nessa situação do que poderia imaginar. Fantasmas do passado voltam para assombrar o agente e as feridas que estavam por cicatrizar começam a doer novamente.

Em Detalhe Final, vamos conhecer melhor uma personagem que vem ganhando destaque, Big Cindy (ex lutadora e parceria de Esperanza), ela revela a Myron seu passado e podemos entender as motivações que a deixaram com esse jeito excêntrico de ser, eu já gostava dela mas depois de ler seu relato passei a gostar ainda mais.


Com o passar das páginas as dúvidas sobre o envolvimento de Esperanza no assassinato de Clu vão aumentado, mas quais motivos ela teria para assassinar um cliente? essa pergunta e muitas outras serão respondidas e Myron e Win ficam no meio de um dilema, por mais que acreditem nela nenhum dos dois sabe o que realmente aconteceu e a cada instante novos segredos são revelados. No final dessa trama, passado e presente se cruzam para revelar todo mistério oculto.
"-Olá Myron - Disse uma voz.
Havia tremor nela, uma vibração nasalada quase maníaca. Não havia, porém nenhuma dúvida. Myron não era bom com nomes e rostos, mas vozes eram como marcas. Um dilúvio de lembranças desabou sobre ele. Depois de todos aqueles anos, a recordação foi instantânea"
Todo o mistério do livro é instigante, eu realmente fiquei em dúvida sobre Esperanza, às vezes ela me parecia inocente mas vinha a página seguinte e ela parecia culpada. O envolvimento de Myron com esse caso foi um verdadeiro mistério até poucas páginas antes do final. Em Detalhe Final tanto Win quanto Myron estão ainda mais sarcásticos, em situações complicadas e difíceis eles conseguem fazer piada, esse é o jeito deles mas em alguns momentos eu achei pesado, mas como o próprio Myron falou em livros anteriores, ele usa esse sarcasmo como um escape para o seu nervosismo e isso é completamente compreensível (já fiz muito isso, quem nunca?). Gostei muito de todo o mistério e mais ainda de quando tudo foi revelado, pode acreditar, o final é mesmo inesperado. O valor da amizade entre esses personagem é exibido de uma maneira que só Harlan Coben poderia fazer. 

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário