[Resenha] Eu, Polifemo, o Ciclope

1 de agosto de 2024

A coleção Monstrinhos da Mitologia traz histórias já conhecidas, mas sendo recontadas através do ponto de vista dos vilões. A proposta da autora é mostrar que toda história tem dois lados e que, muitas vezes, conhecemos apenas um deles e já tomamos como verdade. E se os grandes monstros da mitologia grega não fossem os vilões e, sim, as vítimas?

Em Eu, Polifemo, o Ciclope, nós acompanhamos um pouco da rotina pacata de Polifemo. Um ciclope um pouco atrapalhado por ter apenas um olho que, embora seja grande e lhe permita enxergar de longe, o confunde quanto à distância. Ele vive em uma ilha com seus irmãos e gosta de questionar as coisas, quer aprender e trata muito bem os irmãos e os seres vivos, só que o seu jeito diferente é motivo para estarem sempre zombando dele.

Polifemo gosta de cuidar de suas ovelhas, de preparar queijos e de sua vida tranquila, ele só tem medo quando vê de longe algum barco com humanos. Há muito tempo, uma profecia anunciou que ele sofreria nas mãos de um homem chamado Ulisses, e desde então ele teme ao avistar tais criaturas. Quando o momento chega, Polifemo é enganado por Ulisses, que não revela seu nome e usa sua astúcia para ludibriar o ciclope.

Eu conhecia pouco da história de Polifemo e seu encontro com Ulisses, ao final do livro a autora insere algumas páginas sobre o mito original e conta um pouco das diferentes versões sobre ele ao longo da história. Eu adorei poder conhecer sobre Polifemo e os ciclopes, é bem interessante e me despertou o desejo de pesquisar para saber mais.

Li com o meu filho e foi uma ótima experiência de leitura, ele adorou (e eu também, claro) e pesquisamos juntos mais informações dessa história. Ficamos tristes com o final doloroso, mas aliviados por não ter sido pior do que esperávamos.

É uma leitura recomendada para crianças a partir de 10 anos, a linguagem é de fácil entendimento e a edição possui algumas ilustrações também. Os outros volumes da coleção são Eu, Medusa (que eu e meu filho já lemos e amamos) e Eu, o Minotauro que estamos ansiosos para ler. 

2 comentários:

  1. Olá, Beatriz!
    A história parece ser muito incessante, vou procurar para ler com meu filho, será que tem em Portugal?

    Adorei seu blog, estava a pesquisar na aba dos bloggers e o seu foi o primeiro que apareceu, depois de alguns anos parada resolvi voltar. Fico feliz que os blogs ainda se mantém vivos. Caso queira acompanhar o meu vou deixar abaixo. Vou voltar aqui para acompanhar as novidades.

    Lanne Machado
    blog: https://www.blogdalanne.pt/

    ResponderExcluir
  2. Ah, fico muito feliz em saber que gostou. Vou passar no seu também. Acho muito gostoso visitar blogs.

    Eu não sei se tem esse livro em Portugual, mas dá uma olhadinha nos sites de compra para ver se consegue encontrar.

    ResponderExcluir