[Resenha] Amanhã Tardará

23 de agosto de 2024

Com um final que rasga a alma, Amanhã Tardará nos conta a tragédia de uma família que já estava desgastada há muito tempo e desenvolve uma trama intensa e emocionante. Pedro Jucá explora, com maestria, a angústia de Marcelo ao longo dos anos e expõe as suas vergonhas, dores, anseios e medos. Algo aconteceu para que houvesse um rompimento abrupto na relação entre ele e a irmã e no decorrer da leitura vamos descobrindo como a cumplicidade dos irmãos se transformou em rancor e hostilidade.

Marcelo, após muitos anos, precisa voltar para a casa de infância, pois seu pai está muito doente e talvez não resista. Essa viagem o faz voltar não apenas ao lugar onde cresceu, o faz reviver memórias dolorosas. Marcelo retorna para um passado cheio traumas e uma família repleta de fissuras, ele relembra como o caminho até este momento de sua história foi árduo e penoso, todas as dificuldades que já enfrentou e os estigmas que escondeu.

Acompanhar Marcelo nessa jornada de retorno é uma experiência intensa, o autor nos conduz por uma trama profunda sobre relações familiares, luto, sexualidade, saúde mental e aceitação. É uma obra que precisa ser lida com calma, absorvendo as mensagens encontradas nas entrelinhas e compreendendo a complexidade do que é revelado em camadas que se sobrepõem perfeitamente e nos entregam uma narrativa intrínseca, feroz.

Eu não esperava que o final fosse ser tão desolador, por mais que fizesse suposições sobre os motivos que levaram Marcelo e sua irmã a romperem a relação eu nunca teria descoberto a verdade, fui surpreendida e pude entender as atitudes dela no começo do livro. Não consigo dizer o que faria em seu lugar, não consigo dizer que ela está errada, da mesma maneira que não tenho como falar que ela agiu de forma correta. Só consigo sentir o buraco que se abriu em meu coração ao descobrir o que aconteceu.

Amanhã Tardará é um romance de formação que faz o leitor desacelerar, parar por alguns minutos (talvez dias) e respirar antes de continuar com a leitura. Um livro que me quebrou e me destruiu em várias ocasiões, e se tornou uma das melhores leituras que já fiz. Marcante e inesquecível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário