[Resenha] Tinta Sangue Irmã Escriba

17 de junho de 2024

 

Título: Tinta Sangue Irmã Escriba
Autor: Emma Törzs
Editora: Minotauro
Páginas
: 432
Ano: 2024
*Cortesia da editora
Sinopse: Duas meias-irmãs são encarregadas de guardar a biblioteca de livros mágicos de sua família, e agora precisam trabalhar juntas para desvendar um segredo mortal.Ao longo de muitas gerações, a família Kalotay cumpriu a tarefa de proteger uma coleção de livros raros e antigos: livros de magia, que permitem pessoas atravessar paredes ou manipular os elementos da natureza, além de outras habilidades extraordinárias. Mas toda magia tem seu preço, e por anos as meiasirmãs Joanna e Esther estiveram separadas. Esther fugiu para uma base remota na Antártida, procurando escapar do destino que matou a própria mãe, e Joanna se isolou na casa da família, em Vermont, dedicando a vida ao estudo desses livros tão valiosos. Depois da morte repentina do pai – enquanto ele lia um livro que Joanna nunca tinha visto –, as irmãs precisarão se reunir para preservar o legado da família. Durante esse reencontro, descobrirão um mundo de magia muito maior e mais perigoso do que jamais imaginaram, além de todos os segredos que seus pais mantiveram escondidos. Segredos que abrangem séculos, continentes e até outras bibliotecas. Tinta Sangue Irmã Escriba, livro de estreia da autora Emma Törzs, é um romance rico e envolvente, atraindo os leitores a um mundo vasto, cheio de mistério e magia, amor e intriga
Resenha
Há muitos anos, Esther foi obrigada a tomar uma decisão difícil para salvar a sua família. Ela teve que ir embora de casa, se continuasse lá, todos estariam perdidos, seriam encontrados. Desde então, não voltou uma única vez. A saudade é enorme, no entanto, para que eles fiquem vivos, ela se mantém longe.

Esther sempre soube que era diferente, não conseguia sentir a magia como a sua meia-irmã, não conseguia nem mesmo ser tocada pela magia. Era imune a ela. Entender isso foi o que a levou a ir embora. Sua família é responsável por guardar uma coleção de livros muito rara que não poderia cair em mãos erradas. Livros assim tão perigosos têm pessoas ainda mais perigosas atrás deles. A magia de proteção do lugar garantia que a casa ficasse escondida, porém, quem rastreasse Esther, encontraria sua família e teria acesso a todos os livros.
Joanna ficou sozinha e por muitos anos vem sendo assim, só ela e os livros raros que o pai deu a vida para proteger. Não vê Esther desde que ela foi embora e a mãe não tem permissão para ir até a sua casa, e sente que a sua vida solitária é estranhamente confortável. Joanna sabe que há segredos que a mãe poderia revelar, mas ela parece não querer falar sobre o assunto.

Joanna acha que sabe muito sobre os livros e sobre a magia, só que ela está prestes a descobrir que tudo o que sabe é apenas uma pontinha do que o mundo lá fora já descobriu. Seu conhecimento, embora limitado, é capaz de lhe dar as diretrizes que ela precisa para manter a coleção a salvo. Joanna só não entende exatamente o que poderia acontecer se as proteções caíssem, não sabe quem está atrás dos livros, não sabe nem mesmo o porquê não pode permitir que a sua própria mãe a visite em casa.
Nicholas cresceu rodeado por todos aqueles livros perigosos que sugavam seu sangue, foi obrigado a ano após ano se aperfeiçoar nos seus estudos como escriba, deveria saber cada feitiço, deveria entender seu papel, deveria dar o sangue para escrever inúmeros livros e nem sempre sabia o destino que seu tio dava a eles. Nicholas perdeu os pais quando era muito jovem e agora mora com o tio e a esposa dele. Mas está definhando com o tempo e começou a perceber que talvez o tio não queira o seu bem, talvez o tio o queira apenas como alguém com sangue mágico para escrever os livros.

Quando recebe uma mensagem inesperada de que está correndo perigo, um aliado vai ajudá-lo a fugir dessa prisão macabra onde ele mora. Nicholas tem um destino, não sabe o que vai encontrar quando chegar lá, só sabe que tem que fugir e procurar a ajuda necessária. E essa ajuda pode chegar através de duas meias-irmãs que não o conhecem, mas que têm muito em comum com ele.
Minha impressão
Tinta Sangue Irmã Escriba é uma fantasia sombria, fascinante e intensa, a cada página nós somos levados a desvendar segredos e a seguir as pistas que podem nos mostrar todos os mistérios escondidos nas entrelinhas. Duas meias-irmãs separadas há anos por causa da magia e que agora precisarão se unir mais uma vez para proteger a família e derrotar um vilão extremamente poderoso.

Esther e Joanna são filhas do mesmo pai e de mães diferentes, o passado dessa família é cheio de segredos e elas não entendem bem o que aconteceu. Joanna consegue fazer feitiços e cresceu sendo treinada pelos pais, mas quando o pai morreu tendo seu sangue sugado por um livro, ela foi obrigada a levantar barreiras de proteção na casa e vive isolada, nem a mãe tem permissão para ir lá.

Esther é imune à magia e isso é perigoso para a sua família, então ela teve que sair de casa. Agora, será obrigada a retornar, sua irmã precisa de ajuda. Esse reencontro vai trazer muito mais que lembranças, elas vão, finalmente, entender todos os segredos e descobrir seus verdadeiros poderes.

E Nicholas será essencial para que tudo seja esclarecido. Como Escriba, ele tem mais conhecimento que qualquer uma das duas e muito mais poder. Os três se unem contra um inimigo em comum e percebem que, juntos, talvez possam vencer. Só não podem subestimar esse inimigo, ele é astuto e sem escrúpulos, e nem todas as cartas estão na mesa.

Quem gosta de uma leitura mais pesada e cheia de momentos tensos com certeza vai se envolver assim como eu. Livros antigos e perigosos, bibliotecas mágicas e muitos feitiços recheiam essa trama. É uma obra instigante onde podemos ver que para conseguir aquilo que quer, uma pessoa ruim é capaz de fazer qualquer coisa. Mas também vemos que o amor é uma magia extremamente poderosa.

Preciso dizer que fui totalmente surpreendida pelos mistérios, conforme as pistas iam me levando por um caminho eu ficava cada vez mais ansiosa para descobrir se era tudo aquilo mesmo. Não me decepcionei.

Eletrizante, intenso, sombrio e envolvente!


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário