Anatomia: uma história de amor | O que achei da leitura

20 de junho de 2023


A premissa de Anatomia : uma história de amor me interessou assim que li a sinopse e fiquei muito curiosa, então não perdi tempo e corri para ler. Porém, não tive a experiência que eu esperava e foi uma leitura frustrante para mim. Não que seja ruim, acredito que muitos leitores vão gostar, só não funcionou comigo. Eu esperava uma leitura mais intensa, mas achei a narrativa extremamente cansativa e cheia de detalhes técnicos que só desviaram o foco da história.

O maior desejo de Lady Hazel era se tornar uma cirurgiã renomada, mas no século XIX mulheres não podiam exercer a profissão. Então ela fez um acordo, se conseguisse passar no exame estudando por conta própria, teria permissão para realizar seu sonho. Só que para aprender sobre anatomia é necessário muito mais que livros, é preciso de corpos para estudá-los! E é aí que entra Jack Currer. Ele sobrevivia fazendo um trabalho nada convencional e totalmente ilegal, desenterrando corpos e vendendo para estudantes de medicina.

Sim, é um livro cheio de mistérios com segredos que vão se revelando aos poucos, também vemos as atrocidades que eram cometidas na medicina naquela época. A obra também mostra o quanto a sociedade desprezava a mulher e explora esse tema ao retratar quais eram as expectativas que uma mulheres deveria ter, nada muito além de casar e criar os filhos com excelência, talvez até pudessem ler, desde que não ficassem cheias de ideias e questionamentos.

Tinha tudo para ter sido um livro favoritado para mim e fiquei bem chateada por não ter gostado da leitura, senti falta de ação, de um ritmo mais eletrizante, cenas cheias de tensão. Acho que se eu não tivesse começado a ler tão cheia de expectativas eu poderia ter tido uma experiência melhor, se tivesse lido resenhas antes eu teria uma ideia do que iria encontrar na obra.

Para finalizar, digo que apesar de não ter gostado, recomendo que quem se interesse por livros nesse estilo possa dar uma chance à leitura e, assim, tirar suas próprias conclusões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário