[Resenha] Depois

4 de fevereiro de 2022

 

Título: Depois
Autor: Stephen King
Editora: Suma
Páginas: 192
Ano: 2021
Sinopse: James Conklin não é uma criança comum: ele vê gente morta. Com que frequência? Jamie não sabe bem; afinal, os mortos em geral se parecem muito com os vivos. Exceto pelo fato de que eles ficam para sempre nas roupas em que morreram, e são incapazes de mentir.
Sua mãe implora para que ele mantenha essa habilidade em segredo, o que não é problema na maior parte do tempo. Pelo menos até Liz Dutton, a companheira de sua mãe e detetive do Departamento de Polícia de Nova York, aparecer na saída da escola e anunciar que precisa de ajuda.
É assim que Jamie embarca em uma corrida para desvendar o último segredo de um falecido terrorista, e começa a jornada mais assustadora de sua vida.

Resenha
James Conklin é apenas uma criança, mas já passou por situações tão ruins que deixariam qualquer adulto apavorado. Tudo começou quando ele estava passando pelo Central Park com sua mãe e eles presenciaram um acidente. Só que os dois tiveram percepções completamente diferentes sobre o ocorrido. Enquanto a mãe via um cadáver estendido no chão e uma aglomeração em volta dele, o pequeno James via o homem morto bem ao lado do corpo, com o rosto desfigurado. Foi o primeiro fantasma que ele encontrou... ou pelo menos foi o primeiro que ele se deu conta de que era um fantasma.

A segunda pessoa morta que James viu fui alguns anos depois, ela era a esposa de um grande amigo da mãe dele que depois passou a se tornar um confidente para James. O menino ainda demoraria um pouco a identificar os mortos dos vivos porque os fantasmas se parecem muito com pessoas vivas, eles usam roupas comuns, mas são as roupas com as quais morreram, e também estão sempre do jeito que morreram e isso quer dizer que quem levou um tiro na cabeça, por exemplo, está com a roupa ensanguentada e um buraco na cabeça. E tem outra característica também, os mortos não podem mentir, falam a verdade sempre independentemente de quão cruel ela possa ser.
Os mortos não parecem se importar mais com o mundo dos vivos, respondem às perguntas de maneira tediosa, sem demonstrar qualquer interesse. Geralmente, eles desaparecem em alguns dias, seus corpos vão ficando translúcidos, suas vozes vão diminuindo, se tornando ruídos abafados até desaparecerem. James não tem ideia do que acontece depois disso. Mas, para toda regra há uma exceção, e James vai descobrir isso da pior maneira possível. Ele encontra um fantasma que quer atormentá-lo, parece estar possuído por algum tipo de espírito maligno que não o deixa seguir para onde quer que os mortos sigam depois, o espírito o usa para perseguir James, assustá-lo. E funciona. Qual criança não ficaria apavorada com uma espécie de demônio que resolveu tê-la como alvo de ataque? Aliás, qual adulto também não ficaria?

Thia, a mãe de James, insiste que o filho deva manter essa habilidade incomum em segredo. Muitas pessoas poderiam fazer coisas horríveis com ele apenas para que ele pudesse encontrar os mortos e arrancar-lhes todos os segredos que levaram para o túmulo. As coisas estavam indo relativamente bem até a companheira da mãe dele, Liz Dutton, descobrir seu incrível dom e tentar tirar proveito dele. Ela é uma detetive que trabalha à margem da lei, tem problemas com drogas e está a um passo de perder o emprego. É quando ela requisita as habilidades de James, ainda que o menino se recuse a ajudá-la.

Liz ficou sabendo porque a James precisou ajudar a mãe a não ir à falência. Ela é dona de uma agência literária que consegue fazer bons números aos longo do ano e a família tem uma situação financeira bastante confortável. Porém, a maré de azar chegou e a última galinha dos ovos dourados morreu sem concluir uma série que tem muitos fãs e sempre vende absurdamente bem. O último livro era o mais aguardado, aquele que revelaria todos os segredos. Então Thia precisa que o filho fale com o autor antes que ele desapareça.

Algum tempo depois, Liz precisa que James arranque do fantasma de um terrorista onde ele escondeu uma bomba. É esse fantasma que vai ser o maior problema da vida de James. E Liz não para por aí, ela quer mais do menino e ele pode estar correndo perigo com ela, a mulher está transtornada. Enquanto o mundo dos mortos lhe assusta, o mundo dos vivos também lhe dá medo com Liz em seu encalço. Quanta coisa abominável James vai ver? Quantas pessoas repulsivas ele encontrará depois de mortas?  Quais traumas isso deixará em sua vida?
Minha impressão
Eu gosto muito dos livros do Stephen King e estava bem curiosa com Depois, a premissa me lembrou muito o filme O Sexto Sentido e foi inevitável não esperar James responder que vê gente morta o tempo todo! King é um gênio e nos entrega mais uma trama brilhante, com personagens bem construídos e nos deixa ávidos para ler mais e mais.

Embora seja um livro relativamente curto para os padrões do King, 192 páginas, Depois não deixa a desejar em nada, pelo contrário, temos um enredo fascinante aqui, é um livro que não dá vontade de parar de ler.

Por já estar acostumada com o gênero, foi um livro que não me deu medo em nenhum momento, fiquei apreensiva em várias cenas e tensa pelo que aconteceria, mas não senti medo. Agora, para quem não tem o costume de ler livros de terror, Depois pode fazer arrepiar a e dar alguns calafrios ao longo da leitura.

Nosso protagonista nos conta a história de quando era mais novo, ele está agora no tempo que chama de depois, ele conseguiu sobreviver à infância com toda a loucura que era vendo gente morta e sendo perseguido por um fantasma maligno que queria deixá-lo apavorado. James nos conta detalhes terríveis de seu contato com os mortos e seu embate com o ser do mal que o tinha (será que ainda tem mesmo depois de adulto?) como alvo.

Depois é um livro que recomendo! Ele nos envolve em seus mistérios e é uma leitura rápida. Indico não só para quem já gosta dos livros do King ou de livros de terror, mas também para quem quer começar a ler o gênero ou o autor e tem medo, ele é um pouco mais leve.


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário