[Resenha] A Contrapartida: O Contra-Ataque (livro 2)

21 de janeiro de 2022

Título: A Contrapartida: O Contra-Ataque
Autor: Uranio Bonoldi
Editora: Valentina
Páginas: 400
Ano: 2021
*Publicidade

Sinopse: A vingança está entre nós. Sempre esteve presente em diferentes domínios e contextos das relações humanas. Na filosofia, talvez um dos ensaios mais completos sobre a essência da vingança pertence ao alemão Friedrich Nietzsche. Segundo ele, o gatilho do revide é acionado quando o ressentimento, alimentado cadenciadamente pelo ódio e a inveja, é canalizado para uma ação prática para punir o outro.

Um novo olhar sobre esse tema está sendo proposto pelo autor com a mesma intensidade do volume 1, esta sequência colocará o leitor diante de situações em que a maldade, motivada pela vingança, desencadeia uma série de acontecimentos que fogem ao controle dos envolvidos na trama.

Resenha
Após os trágicos acontecimentos no final do livro um, Tavinho encontra-se completamente desolado. Como pôde ter sido tão ingênuo ao acreditar nas palavras daquela mulher? Será que todo o sacrifício que fez ao longo dos anos realmente valeu a pena? Ele atacou com tudo o que tinha, partiu para cima e fez aquilo que achava ser o certo, porém, teve de pagar um preço muito alto por isso e agora se sente culpado pelo que aconteceu.

Se as coisas na vida de Tavinho já estavam complicadas, elas vão se tornar um verdadeiro caos a partir de agora. Ele vai se envolver com gente muito perigosa e sua vida está em risco. Ele entrou nos caminhos de um homem extremamente cruel, a sua verdadeira face é sombria e ele é capaz de cometer atos sórdidos a quem se colocar à frente de seus planos.
Tavinho descobre algumas coisas relacionadas à morte do seu pai e precisa tomar providências, no entanto, as coisas que ele se dispõe vão deixá-lo ainda mais encrencado. Como se não bastasse toda a confusão na sua vida nos últimos tempos, ele ainda vai parar no meio de uma investigação e o seu nome está em jogo. Tavinho precisa impedir que seus inimigos o vençam, e – para isso – deverá conhecê-los a fundo, investigar o passado deles e entender suas motivações.
Agir às margens da lei nunca foi um problema para Tavinho, quando Iaúna lhe apresentou o elixir da inteligência ele sabia que não poderia voltar atrás, e ano após ano ele se beneficiou do poder adquirido no ritual que só pode ser realizado com a morte de uma pessoa. Tavinho conseguiu toda a glória que almejava, mas para isso precisou ir fundo na podridão humana. E para conseguir derrotar os inimigos ele não poderá contar com a justiça, mas vai receber ajuda de um grande amigo e da mulher que é o amor de sua vida, a coisa mais preciosa que ele tem e se algo acontecer a ele, Tavinho jamais se perdoará, então precisa protegê-la.

Se por um lado temos Tavinho querendo acabar de uma vez por todas com seus inimigos e com suas sombras, por outro lado temos um vilão que quer aniquilá-lo e tirar tudo o que ele tem e só vai parar quando conseguir destruí-lo, quando puder ter seu coração em suas mãos.
Minha impressão
A Contrapartida 2 – O Contra-ataque é a tão aguardada sequência de A Contrapartida e nos traz novas informações sobre os personagens além de nos mostrar alguns pontos da história por outros ângulos, o que nos permite ter uma visão mais ampla dos acontecimentos e entender que as coisas nem sempre aconteceram da maneira como enxergamos ou imaginamos.

A escrita do autor está mais dinâmica e a trama tem muito mais ação e reviravoltas que o volume anterior, a leitura foi bastante fluída para mim e envolvente desde as primeiras páginas. Uma das características que eu mais gostei foi o fato de o autor introduzir capítulos no passado, então enquanto acompanhamos o desenrolar dos acontecimentos no presente, temos a oportunidade de voltar para quando tudo começou e ver os personagens se moldando para se tornarem o que conhecemos no primeiro volume.

O primeiro livro nos deixa surpresos com os acontecimentos do final, mas é somente com o segundo volume que entendemos melhor as consequências daquele final. E, o mais importante, aqui nesse livro vamos conhecer completamente os personagens e descobrir todos os seus segredos. Tavinho quer vingança, mas estará disposto a pagar o preço que ela exige?

Um thriller nacional com muito suspense e cenas que vão deixar o leitor angustiado e aflito, personagens complexos que foram bem construídos, um enredo instigante e que preenche as lacunas deixadas no primeiro livro.

A obra já está disponível na Amazon e nas principais livrarias. Clique aqui para comprar

Nenhum comentário:

Postar um comentário