[Resenha] O Paciente

14 de janeiro de 2022

 

Título: O Paciente
Autor: Jasper DeWitt
Editora: Minotauro
Páginas: 208
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: Ele vai usar seus piores medos contra você...
Um dos melhores thrillers do ano, segundo o The New York Times!
Em uma série de postagens na internet, o jovem – e extremamente autoconfiante – psiquiatra Parker H. conta suas experiências como médico residente em um sombrio manicômio de New England.
Nesse hospital, Parker assume a tarefa de tratar um misterioso paciente. Trata-se do mais antigo caso do lugar: Joe, um homem considerado de grande risco, internado na instituição desde que tinha apenas seis anos de idade. Não há diagnóstico preciso para sua enfermidade, mas o quadro parece piorar dia a dia.
Entre o medo e o desespero, aparentemente convencidas de que Joe poderia representar uma ameaça ao mundo exterior, as autoridades do hospital o mantêm estritamente isolado, confinado e com o mínimo de contato humano possível. Aqueles que já tentaram curar o paciente – ou mesmo se aproximar dele – acabaram se entregando à loucura... ou ao suicídio.
O jovem médico calcula mal os riscos dessa relação, que se mostrará muito mais perigosa do que ele antecipava. Parker pensa ter a solução para o caso, e de fato consegue ir mais longe que qualquer outro profissional antes dele.
Mas a que preço?
Resenha
Parker é um jovem psiquiatra que estava fazendo residência em um sombrio e estranho manicômio. O começo de sua carreira não foi exatamente da maneira que ele imaginava que seria, um jovem brilhante que tinha um futuro promissor pela frente, mas que em seu primeiro grande caso se vê diante de uma situação que o faz questionar a ética e seus instintos mais internos gritam para que ele faça algo... ainda que possa se arrepender depois.

Anos mais tarde, Parker resolve compartilhar sua experiência através de postagens em um tópico denominado “Por que eu quase abandonei a medicina” em um site para médicos. Para manter sigilo, ele alterou vários detalhes que tornaram impossível a descoberta da sua real identidade ou de qualquer um dos envolvidos na história. Seu desejo por se tornar psiquiatra começou quando ele ainda era bem jovem, sua mãe foi diagnosticada com esquizofrenia paranoide e internada em uma instituição que tratava os pacientes com total descaso. Uma única visita à mãe o deixou traumatizado e mesmo após se tornar adulto ele ainda tenta lidar com os traumas. Por ver o que aconteceu com a mãe, ele decidiu se tornar psiquiatra e jurou ajudar as pessoas.
O maior medo de Parker era justamente não conseguir ajudar quem precisava, ele havia acabado de sair da faculdade com excelentes notas e muita motivação, queria fazer o que estivesse ao seu alcance para contribuir significativamente na melhora dos pacientes, queria curá-los. Foi quando um hospital psiquiátrico com poucos recursos estava precisando mesmo de uma ajuda extra e um jovem tão brilhante poderia fazer a diferença. O que Parker não sabia quando foi contratado era que naquele lugar havia uma lenda de um paciente incurável que precisava ser mantido longe de tudo e de todos, qualquer um que se aproximasse dele corria sérios riscos. Alguns acabavam loucos, outros se matavam, ninguém sabia nada a seu respeito, todos os chamavam apenas por Joe e a simples menção ao seu nome deixava qualquer um aterrorizado.

Um jovem cheio de gás como Parker logo ficou fascinado pelo caso de Joe e começou a investigar, tudo a respeito desse paciente era mantido em segredo, mas com algum esforço o jovem conseguiu encontrar informações suficientes para ficar ainda mais intrigado. Ele queria tratar Joe, queria descobrir porque ele não estava designado a nenhum outro médico e queria entender o que havia de errado com Joe porque nos relatórios ao havia nada conclusivo, com o passar dos anos as opiniões médicas foram se alterando até chegar ao ponto de ninguém mais registrar nada sobre Joe.
Parker conseguiu autorização da diretora do hospital para tratar Joe, mas ela impôs algumas condições. Joe era  extremamente perigoso, a última pessoa que teve contato com ele se suicidou, era preciso ter cuidado e Parker não entendia como as pessoas enlouqueciamm com apenas alguns minutos na presença do paciente. Em sua primeira consulta, Parker esperava encontrar um verdadeiro monstro, mas se surpreendeu com a aparência franzina e tão normal do jovem à sua frente. Joe não aparentava ser tudo aquilo que diziam sobre ele.

Parker não fazia ideia do monstro ao qual foi exposto. As autoridades estavam tão convencidas de que Joe representava um perigo à humanidade que precisavam deixá-lo ali para sempre. Mas as conversas entre Parker e Joe apresentaram ao médico o outro lado da história e isso fez com que Parker se questionasse das suas próprias convicções. Joe fora internado quando tinha apenas seis anos de idade e está lá desde então. Seus pais jamais o visitaram. Segundo a diretora do hospital, Joe pegava o pior medo da pessoa e jogava contra ela, ninguém jamais conseguiu ficar perto dele tanto tempo quanto Parker, mas o que estaria acontecendo nas reuniões entre médico e paciente? O que Joe estaria planejando contra Parker? Parker estava certo de que havia encontrado uma solução para aquele caso lendário do paciente monstruoso que não tinha cura. Só que a solução do médio não era nada convencional!
Minha impressão
Uau! Meus amigos, que livro! Eu gosto muito de thrillers, e quando vi a premissa de O Paciente eu fiquei bastante intrigada, achei fascinante um paciente colocar tanto medo nas pessoas de um manicômio ao ponto dele precisar ficar eternamente isolado. Somente uma enfermeira podia administrar sua medicação, poucos atendentes podiam trocar a roupa de cama e levar sua alimentação, e nenhum outro contato com pessoas era permitido. O paciente era uma lenda ali no hospital, mencionar seu nome deixava qualquer um aterrorizado.

Ninguém gostava de falar sobre ele, mas quando era preciso se referiam ao paciente apenas por Joe, seu verdadeiro nome era um segredo. Joe foi internado com seis anos de idade, mais de vinte e cindo anos depois ele continuava preso no hospital porque as autoridades acreditavam que ele era um perigo para o mundo exterior, não poderiam permitir que aquele monstro saísse. Qualquer um que tentou tratar Joe acabou louco ou cometendo suicídio.

Parker era um jovem psiquiatra quando entrou naquele hospício para trabalhar e logo ficou interessado no caso de Joe e decidiu tratá-lo. O que Parker não sabia era que Joe sabia exatamente como lidar com cada um, sabia transformar os piores medos das pessoas em realidade, mas o homem que Parker encontra não parecia ser nada daquil.

Eu confesso que adivinhei o mistério todo logo no começo da leitura, mas isso não me deixou desmotivada, pelo contrário, eu queria entender como as coisas aconteceram e fiquei chocada com a crueldade por trás de tudo. É um livro com poucos diálogos e que não segue um ritmo eletrizante, sou amante de thrillers psicológicos e me envolvi tanto com a leitura que terminei em apenas um dia. Ele tem um toque de terror e sobrenatural que deixam a trama ainda mais interessante. Enfim, é um livro que recomendo!  


Minha nota para o livro


Nenhum comentário:

Postar um comentário