[Resenha] Peculiarmente - No Lar de Delfos

14 de agosto de 2020

Título: Peculiarmente - No Lar de Delfos
Autor: Nívea Reis
Editora: Livros Ilimitados
Páginas: 160
Ano: 2020
Clique aqui para comprar pela Amazon e ajude o blog
*Publieditorial
Sinopse: Autoconhecimento hoje através de mitos da Grécia Antiga. CERTAS NARRATIVAS sobre as crenças da Grécia Antiga e suas divindades sobreviveram ao tempo, às mudanças tecnológicas e aos avanços da ciência. Seus enredos continuam pertinentes ao mundo contemporâneo, ainda encantam e moldam os seres humanos.
Os contextos das histórias se repetem em diversos lugares e com vários personagens; os mitos trazem características humanas e por mais que cada ser humano viva em determinado tempo e lugar, a essência do pensamento está presente e fortemente conectada à origem dos signifi­cados e explicações dos propósitos da alma humana.
Em PeculiarMente: no Lar de Delfos, Nívea Reis conta uma história de ficção com alguns ingredientes de realidade fundamentada nos episódios desses deuses contados e propagados por gerações até os dias atuais, frequentemente mencionados por oradores, poetas e filósofos. E no sentido de conectar essas histórias às nossas vidas, ajudar no autoconhecimento e trazer um signi­ficado de esperança, amor e paz para o convívio humano, convido o leitor a deixar fluir sua fantasia e entrar no mundo de Kyra, uma personagem da época de reis e rainhas, que fará uma grande descoberta após o encontro com um ancião do tempo, rico de memórias para compartilhar, em um lugar singular denominado Lar de Delfos. Kyra terá a oportunidade de desvendar seus peculiares segredos através de uma visita e análise às mentes humanas do passado.
Resenha
Kyra mora em um planeta chamado Maat, hoje unificado novamente, mas esse planeta passou por uma divisão gerada por intrigas de uma família. Maat foi separado em planeta Terra e Planeta Kyron, séculos se passaram entre discórdia, vingança e ódio antes que ele pudesse se tornar o mundo no qual Kyra mora atualmente, um planeta cheio de rios e oceanos, com muitas florestas e habitados por seres humanos. 

Kyra foi criada em uma família muito feliz e era conhecida por sua espontaneidade e coragem, porém, uma triste notícia a abalou completamente e fez crescer dentro da jovem uma inconformidade com os deuses e com a vida. Seu pai morreu em um acidente durante a caça e com a morte dele a mãe da jovem assumiu a liderança do condado. Para passar os dias, Kyra gosta de visitar o abrigo para idosos e crianças órfãs e fazer um trabalho voluntário, ela é boa em ouvir e sente que dessa maneira está fazendo algo importante.
O abrigo Lar de Delfos é um lugar acolhedor e conta com a ajuda de alguns voluntários, é nesse lugar especial que Kyra conhece Nanth e uma forte amizade nasce entre as duas. Ambas gostam de ouvir histórias e de visitar o lugar, elas têm sede de conhecimento e o Lar de Delfos tem muito a oferecer, especialmente um dos moradores de lá, o Sr. Kronos. Este senhor muito simpático não gosta de ficar sozinho, mas foi abandonado pela família e pelo rei por ter sido considerado um louco e, desde então, passa seus dias no asilo.

No exato momento em que Kyra e o Sr. Kronos se encontram ele sente que – finalmente – descobriu a sua missão naquele planeta, terá a oportunidade de transmitir as suas memórias, os seus conhecimentos, e através da história contada poderá reviver novamente aqueles momentos que tanto lhe causaram decepção quanto lhe trouxeram alegria. Kyra terá o privilégio de ser a sua ouvinte e o que ela vai encontrar nas histórias contatadas pelo Sr. Kronos vai fazê-la conhecer o seu próprio passado e lhe dar um propósito de vida.
O Sr. Kronos começa a lhe contar a origem do planeta Maat, desde a Era dos Deuses até a Era dos Homens, mostrando cada detalhe de como o planeta passou por uma longa transformação ao longo dos séculos e como conseguiu sobreviver ao caos. Kyra é uma jovem curiosa, faz muitas perguntas e o Sr. Kronos responde a cada uma delas com muito gosto, não deixando escapar nenhuma informação. Ele conta muitas histórias, fala sobre pessoas que supostamente teria conhecido e conta as suas experiências no planeta Terra e no planeta Maat.

Essa conversa fica cada vez mais interessante e Kyra conta os minutos para voltar ao Lar de Delfos e poder ouvir os relatos do Sr. Kronos com a sua amiga Nanth. Elas ouvem atentamente sobre deuses e heróis, sobre acontecimentos importantes na história de seu planeta e pouco a pouco Kyra começa a descobrir mais sobre a sua família, sobre o seu passado e – quando o Sr. Kronos terminar de transmitir todo o seu conhecimento – vai entender o que precisa fazer no futuro. Kyra fica impactada com o que aprendeu com aquele falante e simpático senhor! Ela pôde entender suas origens, saber qual a ligação de todas aquelas histórias com a sua própria. Agora ela sabe que seu papel em Maat é de suma importância. Foi preciso aprender sobre as suas origens para descobrir o que fazer no futuro. Mas para saber o que Kyra descobriu e qual será a sua missão, será preciso ler. Aventure-se pelas páginas do livro e descubra com Kyra!
Minha impressão
Peculiarmente – No Lar de Delfos é uma obra nacional que fala sobre os mistérios da vida, sobre como o passado pode influenciar nas ações do presente e do futuro. Através da história de Kyra nós vemos a importância de conhecermos as nossas origens e vemos como o amor e a empatia fazem a diferença no mundo. A autora mistura ficção à realidade e nos traz uma trama cercada de fantasia e muitos segredos.

Eu gosto muito de mitologia grega e ela é a base para o desenvolvimento deste livro, aqui nós encontramos grandes histórias da mitologia grega, vemos os deuses, os titãs, os heróis e temos uma nova visão para personagens já conhecidos. Eu achei muito bacana a maneira como a autora utilizou a mitologia grega em sua obra e gostei bastante de acompanhar Kyra em suas descobertas.

Kyra perdeu o pai e ficou desolada, para passar o tempo gostava de visitar um orfanato e asilo e poder contribuir um pouco com trabalho voluntário. Lá ela conheceu o Sr Kronos, um senhor com muito conhecimento a transmitir e que ao encontrar Kyra pôde, finalmente, passar para alguém todo o aprendizado que adquiriu ao longo dos anos. E é através das conversar com o Sr. Kronos que a Kyra vai descobrir os mistérios do seu passado e entender o seu propósito na vida.

A única coisa que me incomodou um pouco foi a falta de diálogos, mas isso não atrapalha em nada a leitura e me envolvi demais com a história, ainda mais por trazer um tema que eu já gosto bastante.

Eu achei a capa perfeita para o livro e o projeto gráfico dele está impecável, a diagramação está bonita, as folhas são amareladas. O livro ainda tem a ilustração de um mapa com a linha do tempo e no final vemos ilustrações que representam o brasão das famílias reais.

Minha nota para o livro


8 comentários:

  1. Nossa, eu não conhecia mesmo sobre essa obra! O título me chama muito atenção, mas o que mais gostei foi você falar que o livro aborda em como o passado pode influenciar nas ações do presente e do futuro. Isso, sem dúvidas, é a mais pura verdade! Apesar de não ser fã de mitologia grega, confesso que gostei dessa premissa.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro e gostei muito da história. Não gosto muito de mitologia, mas fiquei curiosa para conhecer este mundo e as personagens. Vou atrás do livro, com certeza, obrigada pela resenha, adorei a dica!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante a premissa do livro gosto muito de mitologia,acho que eu gostaria de ler, principalmente pela questão da importância de conhecer suas origens seus ancestrais e tal, aqui no Brasil temos muito pouco disso, mal sabemos a nossa história , além do que pede o vestibular ou o ENEM.

    ResponderExcluir
  4. Oiii Bia

    Eu não conhecia esse livro mas achei mega interessante, por toda a mensagem que passa e também por trazer um pouco de mitologia grega, faz tempo que não leio nada que envolva mitologia. É bacana esse contexto de conhecer mais do próprio passado, das origens, isso tem mesmo influência em muito de nós que às vezes nem sabemos.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oii eu adorei conhecer essa leitura por aqui, a capa do livro é maravilhosa mesmo, adorei as ilustrações que mostrou pela foto e gostei muito da proposta, fiquei curiosa espero ter chance de ler em breve!

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Livros com pouco diálogo por mais envolvente que seja me incomoda um pouco, então não sei se é uma opção imediata de leitura, por outro lado eu amo mitologia e fiquei curiosa quanto o desenvolvimento desse elemento e na conexão entre tudo. Vou anota a dica para um outro momento poder conferir.

    Beijos
    https://leitura-terapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu amo livros como esse que falam sobre os mistérios da vida, principalmente sobre o futuro. Fico muito envolvida com narrativas mais técnicas, dessa que tem poucos diálogos porque consigo fazer várias anotações das explicações do autor.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? AH também sou super fã de histórias que são baseadas em mitologias, principalmente as gregas por isso fiquei interessada na obra. Realmente concordo que devemos conhecer nossas origens e de onde tudo começou. Não conhecia, mas depois de tudo que disse, fiquei mega curiosa. Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir