Dicas para Bookstagram

17 de agosto de 2020

Oi, gente!

Hoje eu vim trazer algumas dicas para quem começou um bookstagram ou quer começar. São dicas com base na minha experiência e que funcionam comigo, espero que vocês gostem. Quem ainda não me acompanha no Instagram, clique aqui ou pesquise por @bemcomaleitura.
  • INTERAÇÃO: pode parecer bobo falar isso, mas intereja com seus seguidores. Além disso, visite outros perfis literários também, curta, comente, assista aos stories;
  • ORIGINALIDADE: Siga bookstagrans que tenham um conteúdo bacana que você goste e se inspire, mas não copie o coleguinha, faça do seu jeitinho e construa a sua identidade;
  • ORGANIZAÇÃO: Planeje os posts da semana e tire um dia para fazer as fotos. Com isso, você ganha tempo e consegue se organizar. Não precisa editar as fotos e escrever os textos em um dia só, mas sabendo o que postar em cada dia vai facilitar. E antes de publicar, revise seu texto.
  • ROTINA SEM PRESSÃO: Manter uma frequência de posts é muito bom, mas não se cobre demais, ok? Faça tudo no seu tempo, se não puder postar todos os dias não tem problema, tente planejar para os postar em dias específicos;
  • FOTOS: Na composição das fotos use elementos que combinem com seu estilo no bookstagram e também com o livro. Aproveite a luz do dia, mas você também pode usar luzes de apoio. Tire várias fotos e teste novos ângulos, depois escolha uma para editar;
  • APOIE OUTROS BOOKSTAGRANS: Essa dica é válida para todas as áreas da nossa vida, o sucesso do outro não significa o seu fracasso! Se você focar no número de seguidores de outros produtores de conteúdo o seu bookstagram não vai para frente. E também não pense só em números para o seu projeto, dedique-se para construir algo que as pessoas gostem.
É isso pessoal, esse é o primeiro post com dicas e vou trazer outros, lá nos destaques do @bemcomaleitura vão ficar salvas todas, então fiquem de olho. Deixem aqui nos comentários o que mais vocês querem ver, as dúvidas sobre um bookstagram (quem quer começar ou começou há pouco tempo), o que acham legal para os próximos posts do tema.


10 comentários:

  1. Oi, Beatriz! Apesar de ter um IG literário há muito tempo, não é sempre que consigo me organizar para postar lá. Suas dicas são boas e muito precisas, tentarei segui-las de alguma forma!
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  2. Amei tanto esse post!
    Concordo com absolutamente tudo, e gosto muito que a comunidade literária seja tão engajada e participativa. Faz toda a diferença, com certeza <3

    Beijos,
    Fantasma Literário

    ResponderExcluir
  3. Oii, com certeza vou voltar aqui haha
    Ter um IG literário dá trabalho, eu não sei como lidar com isso. E atualmente parece que todo blog literário tem que ter todas as redes sociais do blog -_- antigamente era bem mais simples.
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  4. produzir conteúdo sobre livros é sempre dificil na minha opinião, ainda mais no meu caso, que é algo extremamente nichado e são poucas as vezes que eu saio da curva sabe.
    Uma das coisas que eu acho fundamental é apoiar as pessoas que ornam com aquilo que você posta, tanto que eu ativo notificações de perfis que eu gosto e sempre comento e salvo e compartilho, acho que essa interção é a melhor parte com certeza.
    Adorei suas dicas!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Ahhh, adorei as dicas! Já sou "velha" no Instagram, mas esse tipo de dica é sempre bem vindo, haha. Ótimo post!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Gostei das dicas, confesso que não dou tanta atenção ao Instagram, já que temos outras redes sociais pra cuidar também. Porém estou tentando a coisa da rotina, que nossa é bem difícil rs.

    ResponderExcluir
  7. Oiii!

    Eu comecei a focar agora no insta do ECM, pois sempre tive muita preguiça... Lembro que houve uma época que TODAS as fotos eram iguais hahaha... sempre mesmo plano de fundo e elementos, acho que hoje as pessoas conseguem entender melhor o publico e criam algo mais originais.

    Gostei muito das dicas, vou seguir :)

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu quero começar com ig, mas tenho alguns probleminhas técnicos, então não vou poder começar agora :(
    No entanto ameu suas dicas obrigada! Vou guardá-las para posteridade.

    ResponderExcluir
  9. Olá Bia, que post incrível e muito necessário. Faz um tempinho que eu não estou postando conteúdo no instagram e não sinto vontade de voltar, até agora. Suas dicas são muito importante e ajudam muito a melhorar o engajamento do conteúdo.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  10. Aquelas dicas básicas que todos deveriam praticar, né? Eu amo o meu espaço lá no instagram, mas muitas vezes, percebo a falta de originalidade. Infelizmente, a era da internet faz com que todos "copiem o conteúdo" e usam o argumento de "inspiração". A parte que eu mais amo é organização. AMO deixar meus conteúdos prontos para a semana, tanto no blog quanto por lá. Suas dicas são essenciais para quem quer começar <3

    ResponderExcluir