[Resenha] O Pequeno Príncipe

3 de janeiro de 2020

Título: O Pequeno Príncipe
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Editora: Rocco
Páginas: 128
Ano: 2019
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: "O Pequeno Príncipe se mantém, desde seu lançamento em plena Segunda Guerra Mundial, na posição do livro francês mais vendido e mais traduzido de todos os tempos, com versões para trezentos idiomas, sendo superado apenas pela Bíblia. Isso porque o caráter universal desta fábula singular de Antoine de Saint-Exupéry tem conquistado gerações sucessivas de leitores em todos os quadrantes do mundo, confirmando o valor imorredouro de sua mensagem de amor, compaixão, tolerância, otimismo, perseverança e autoconhecimento.
A nova tradução de Frei Betto atualiza e revitaliza a mensagem deste clássico maior da literatura universal, tornando-o mais atraente para o leitor brasileiro contemporâneo."
Resenha
Antoine de Saint-Exupéry nos traz uma história na qual ele se coloca como um dos personagens e começamos a narrativa com alguns relatos de quando era criança e queria desenhar, mas a carreira como desenhista foi desencorajada por todos e, sendo assim, se tornou um piloto de aviões (na vida real, o autor também era um piloto). Quando pequeno, desenhou uma jiboia que engoliu um elefante e todos achavam que era um chapéu, então fez o mesmo desenho visto por dentro.

Ao crescer o piloto tinha uma tática, para saber se o adulto à sua frente era interessante ele lhe mostrava o primeiro desenho e se a resposta fosse um chapéu ele não falava nada sobre jiboias e elefantes e seguia a conversa, o que lhe fez crescer solitário e quase sem amigos. Mas tudo mudou quando piloto sofreu uma pane que o obrigou a fazer um pouso no deserto do Saara.
Preocupado com seus mantimentos e com a escassez de água, o piloto tentava consertar o avião o mais depressa possível. No meio do deserto, onde não se tinha qualquer sinal de vida, ele foi surpreendido por um menino que lhe pediu para desenhar um carneiro. Perplexo pela aparição do jovem, o piloto tentou descobrir de onde ele havia vindo, mas nada conseguiu até –enfim – fazer o desenho solicitado.

Entre uma conversa e outra, o piloto acabou descobrindo algumas informações, aquele lindo menino era O Pequeno Príncipe, que viajava pelos planetas em busca de amizade e respostas para questões da vida, ele vinha de um planeta distante e muito pequeno, do tamanho de uma casa. Seu planeta, que o piloto tem sérios motivos para acreditar ser o Asteroide B612, tinha três vulcões e uma rosa de suma importância para o menino e era por ela e para ela que O Pequeno Príncipe queria voltar.
A rosa era única e tão frágil, possuía apenas quatro espinhos para se defender e como O Pequeno Príncipe a havia deixado sozinha ele temia que algo de ruim acontecesse a ela. O Piloto, ao longo dos dias, fazia reparos em seu avião para que também pudesse retornar para casa e conseguia mais informações sobre o menino e seu planeta, O Pequeno Príncipe lhe contou a sua jornada por diversos planetas até que finalmente chegou ao Planeta Terra.

O Pequeno Príncipe e o Piloto desenvolvem uma linda e intensa amizade que ficará eternamente marcada, o tempo que passaram juntos fez bem para os dois, eles conversaram sobre muitos assuntos e puderam aprender um com o outro.
Minha impressão
O Pequeno Príncipe é um clássico que há décadas vem encantando leitores, embora eu conhecesse parte da história eu ainda não havia lido e estou completamente impactada com a leitura. Eu já esperava me envolver e me emocionar, mas fui completamente surpreendida com o final e terminei de ler aos prantos, precisei de um longo momento para conseguir me recompor e nunca vou esquecer o quão profunda é essa obra.

O Pequeno Príncipe é um livro com muita filosofia e com um tom poético, o autor usa metáforas para nos trazer mensagens tocantes e inspiradoras, a cada página nós encontramos algo que nos leva a refletir, também é uma leitura que resgata as nossas memórias, faz com que nos lembremos da criança que fomos um dia e que queiramos nos tornar adultos melhores.

É um livro que merece ser lido por todos independentemente da idade, sim, as crianças encontram aprendizados valiosíssimos através desta leitura, mas acredito que as reflexões da obra tocam mais o adulto que a criança. Ainda não li para o meu filho e vou ler em breve, só preciso me preparar psicologicamente para responder às dúvidas que surgirão durante a leitura e para consolá-lo com o final da história, se foi difícil para mim, imagino que também será para ele. Algumas pessoas podem perguntar: mas você quer ler para o seu filho algo que provoque essa sensação no final? Sim, o mundo não é só de flores e nem sempre conseguimos aquilo que queremos, é preciso aprender isso desde cedo e estar preparado para a realidade.

A edição da Editora Rocco está belíssima, o livro é em capa dura, com as aquarelas originais do autor e tem tradução feita por Frei Betto. É um dos livros mais lindos que já li e uma das obras mais primorosas que já vi. Guardarei com muito carinho!

Minha nota para o livro

4 comentários:

  1. Eu gosto muito desse livro, já li inúmeras vezes e sempre que posso, releio. Essa edição com tradução por Frei Beto me chamou atenção, sou apaixonada pelo trabalho dele, é uma pessoa exigente e ética, deve ser uma boa tradução.

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li o pequeno principe principalmente por essa sensação de ser uma obra taaao famosa que é como se eu conhecesse a história toda já. Mas como sou chorona, sei que de alguma forma irei me emocionar haha.

    ResponderExcluir
  3. no passado o trabalho final do meu filho pra duas matérias na escola, foi sobre esse livro. Foi uma delicia ter lido junto com ele e discutido o ponto de vista dele sobre cada pedaço dessa aventura. Quero reler sozinha depois.

    ResponderExcluir
  4. li esse livro a primeira vez no ensino medio, na aula de artes, não me recordo bem o motivo mas lembro que de início achei ele bem infantil, como já era o esperado kkk, mas com o final da leitura eu percebi o quanto a obra é reflexiva, mesmo com a história infantil, que por si só já é mágica.

    ResponderExcluir