[Resenha] A Paciente Silenciosa

20 de janeiro de 2020

Título: A Paciente Silenciosa
Autor: Alex Michaelides
Editora: Record
Páginas: 350
Ano: 2019
Adicione ao Skoob
*Acervo pessoal
Sinopse: Um assassinato, uma verdade oculta. As raízes do silêncio são muito mais profundas do que se pode imaginar.
Alicia Berenson escreve um diário para colocar suas ideias em ordem. Ele é tanto uma válvula de escape quanto uma forma de provar ao seu adorado marido que está bem. Ela não consegue suportar conviver com a ideia de que está deixando Gabriel preocupado, de que está lhe causando algum mal.
Alicia Berenson tinha 33 anos quando matou seu marido com cinco tiros. E nunca mais disse uma palavra. O psicoterapeuta forense Theo Faber está convencido de que é capaz de tratar Alicia, depois de tantos outros falharem. E, se ela falar, ele será capaz de ouvir a verdade?
Resenha
Alicia Berenson era uma pintora famosa, tinha uma vida perfeita, um marido que a amava. Isso há seis anos, agora Alicia é apenas mais uma paciente em um hospital psiquiátrico judiciário. Seu mundo desmoronou de repente, em uma noite seu marido chegou em casa e ela atirou contra ele cinco vezes, em seguida, tentou se suicidar, mas foi salva a tempo. Desde então, Alicia não fala uma palavra sequer e não se comunica por quaisquer outros meios.

Ninguém sabe ao certo o que aconteceu e muitas especulações surgiram na mídia, as pessoas comentam que ela poderia estar sofrendo violência doméstica e não aguentava mais, dizem que Alicia descobriu uma traição ou que teve um surto psicótico, mas ninguém chegou nem perto da verdade. A polícia investigou e não chegou à verdade. Somente Alicia sabe o que aconteceu naquela noite fatídica e durante todos esses anos ela nunca falou, é a paciente silenciosa.
Poucos dias após o ocorrido, enquanto aguardava o julgamento em prisão domiciliar, Alicia pintou um quadro que gerou ainda mais falatório na mídia e despertou a imaginação das pessoas. Ela fez um autorretrato e nomeou sua pintura de Alceste. Na mitologia grega, Alceste é uma heroína de um triste romance. Seu marido havia sido condenado à morte, mas recebeu uma chance de continuar a viver se alguém aceitasse morrer em seu lugar, ninguém aceitou, somente Alceste. No mito, Alceste volta á vida e permanece em silêncio, Assim como Alicia.

Qual o motivo do silêncio de Alicia? O que teria acontecido naquela noite para deixá-la assim? Por que matou o marido? Foi mesmo Alicia quem o matou? E qual o significado do quadro? São muitas perguntas sem respostas, mas Theo Faber está disposto a fazer de tudo para desvendar a paciente silenciosa. Theo é um psicoterapeuta forense que tem certa obsessão por Alicia, seu próprio passado é conturbado e ele tem muitos traumas, mas ele tem certeza de que é o único que pode ajudá-la.
Theo teve uma infância violenta e conforme investiga mais sobre a vida de Alícia para poder entendê-la melhor ele percebe que ambos têm muita coisa em comum. Alicia também teve um passado traumatizante, no entanto, nada do que ele descobre justifica o silêncio ou o assassinato do marido. É preciso ir mais afundo para desvendar o mistério. Theo não mede esforços para ajudar Alicia, seu comportamento desperta dúvidas nos colegas de trabalho, Theo teria sido seduzido pela interessante personalidade de Alicia? Todos dizem que ele precisa impor limites, mas se para salvar e ajudar Alicia ele precisa ultrapassar alguns deles, Theo o fará. Ele quer descobrir a verdade. Precisa fazer com que Alicia fale.

Enquanto acompanhamos Theo em sua incessante busca pela verdade, também podemos ler o diário de Alicia e ver como era a sua rotina nos dias antecedentes ao assassinato. O casamento não era tão perfeito como as pessoas pensavam, sua vida não era nem de longe tão perfeita quanto parecia ser. Os acontecimentos daquela noite têm origens profundas e a verdade é terrível.
Minha impressão
A Paciente Silenciosa é um thriller psicológico que envolve o leitor em uma teia de segredos que vão sendo revelados ao longo da leitura, é uma trama tensa e com muito suspense. Apesar de não ser uma obra cheia de ação, a maneira como Alex Michaelides escreve torna a leitura fluída e ágil, a cada página nós somos fisgados pela curiosidade, queremos entender o que aconteceu naquela noite em que Alicia supostamente atirou no marido, mas o maior mistério é descobrir por que ela não fala desde então.

A polícia diz que Alicia matou o marido e depois tentou se matar, porém, somente ela sabe o que realmente aconteceu. Alicia nunca falou uma palavra sequer, nem se comunicou por qualquer outro meio. Alicia é uma paciente perigosa, precisa ser mantida sob fortes efeitos médicos para que não atente contra a própria vida ou contra a vida dos demais pacientes. Ela foi levada para um hospital psiquiátrico judiciário e mesmo com tantas pessoas perigosas ali, ela é a que mais apresenta perigo.

Desde que o psicoterapeuta forense Theo Faber apareceu na trama eu fiquei meio desconfiada dele, ele é obcecado pelo caso da Alicia – não por ela, que fique claro. Eu até cheguei a pensar que Theo havia se apaixonado por ela, mas a verdade de tamanho interesse é assustadora. É evidente que Theo quer fazer com que Alicia fale, ele realmente parece preocupado com ela, então quando fui vendo mais sobre a vida dele as minhas desconfianças foram parecendo paranoia e eu ficava na dúvida se confiava nele ou não.

Eu gostei demais da leitura e devorei o livro bem rápido, só que o final me deixou um pouco frustrada, não que seja ruim, não é, eu só esperava mais. Ainda assim, é um livro que vale a pena ser lido, é um trhiller psicológico muito bom e envolvente, é impossível começar a ler e não ficar instigado a cada página.

Minha nota para o livro

12 comentários:

  1. Eu sou psicóloga, então desde as primeiras páginas esse livro já me ganhou. Eu PIREI nessa história e elegi ele como um dos melhores livros (entre os 144) que li em 2019. Já quero que esse senhor escreva mais e mais, se for nesse nível. Diferentemente de você, eu dei 5 estrelinhas. Mas, compreendo bem sua, vamos dizer, frustração com o fim... hehehehee
    Beijocas

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  2. Oi Beatriz, eu sou super curiosa para ler esse livro, preciso descobrir se o Theo vai encontrar algo no caso da Alicia e se ela tem algo a dizer. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  3. Oi Beatriz.

    Estou com este livro na meta de leitura e com a sua resenha minha curiosa aumentou. Especialmente sabendo que é um thriller psicológico envolvente. Acho que vou adiantar a leitura dele para o mês de Fevereiro. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Comprei esse livro, amiga. Agora sinto que a leitura vai acontecer ahuhauhauh ESPERO.
    Estou curiosa já e sua resenha só despertou (ainda mais) esse interesse pela leitura

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu não sou muito de ler thrillers, mas recebi esse o ano passado e fiquei completamente apaixonada. Não conseguia parar de ler e confesso que as revelações me deixaram de queixo caído. Talvez por não ler muito o gênero, nunca teria imaginado o que realmente aconteceu.
    Vi que muitas pessoas também se decepcionaram com o final, como você. Porém, eu gostei muito de como termina, especialmente pelo fato de que o autor faz referências a uma tragédia grega ao longo de todo o livro. Então, achei que fez muito sentido a forma como tudo termina, porque remete muito às tragédias gregas.
    Enfim, amei muito a leitura e fico feliz que, apesar da ressalva, você também tenha gostado do livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu também quero saber o motivo de ela ter matado o marido e o quadro, o livro parece ótimo, um mistério digno de prender alguns leitores até o final, espero ter a oportunidade de ler logo

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Um dos poucos thrillers que li na vida, e adorei do início ao fim HAHAHA admito que gostei do final diferente e que leva a caminhos tortuosos, mas talvez isso tenha acontece porque não tenho um contato tão grande com o gênero, me surpreendendo. Adorei ver as suas impressões e o quanto achou a história legal! Amei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Estou lendo tantas resenhas positivas que estou muito curiosa para conhecer essa obra! Gosto desses mistérios e todo o envolvimento, deixando o leitor preso no enredo. Espero conhecer ainda este ano!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  9. Oi Beatriz, tudo bem?
    A premissa desse livro me lembrou muito de "Uma certa crueldade", que também tinha uma paciente com um quadro parecido, mas a situação era diferente. Ainda assim, achei a premissa muito legal e adoraria realizar essa leitura e descobrir o que realmente aconteceu com a protagonista.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Esse livro teve o maior hype. E toda vida que isso acontece é perco a vontade de ler. Ou quando leio já é procurando defeitos. Uma coisa é certa, não confio nesse médico.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Beatriz! Uma amiga minha me recomendou esse livro, dizendo que foi uma das melhores leituras de 2019. Estou morrendo de curiosidade, parece muito bom. Uma pena que o final pareceu deixar a desejar, espero gostar dele.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  12. Eu estou muito curiosa para ler essa obra desde que vi a apresentação dela no Mochilão de Record. Estou com esse livro na wishlist para ler ainda esse ano, espero conseguir. Amei seus pontos levantados

    ResponderExcluir