[Resenha] As Sombras de Outubro

9 de janeiro de 2020

Título: As Sombras de Outubro
Autor: Soren Sveistrup
Editora: Suma
Páginas: 416
Ano: 2019
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: É outubro e a neve de outono começa a cair em Copenhagen, deixando os dias mais curtos e as noites mais sombrias... e pelas ruas geladas e escuras, um psicopata aterroriza a cidade. Em uma manhã tempestuosa em um tranquilo bairro de Copenhagen, a polícia faz uma descoberta sinistra: o corpo de uma mulher brutalmente assassinada, com uma das mãos faltando. Sobre ela está pendurado um pequeno boneco feito de castanhas. O caso é entregue à ambiciosa detetive Naia Thulin e a seu novo parceiro, Mark Hess, um investigador introspectivo que acabou de ser expulso da Europol.
Logo se descobre uma evidência ligando o sr. Castanha a uma garota desaparecida há um ano: a filha da política Rosa Hartung. O homem que confessou tê-la sequestrado e assassinado está atrás das grades e o caso foi encerrado há tempos ― e qualquer insinuação contrária causa disputas e inimizades na corporação. No entanto, quando novas vítimas e novos bonecos aparecem, Thulin e Hess acham cada vez mais difícil ignorar a conexão entre o caso Hartung e o novo serial killer.
Mas que conexão seria essa? E como impedir o assassino de continuar sua caçada, se ele parece sempre um passo à frente da polícia?
As Sombras de Outubro traz o melhor do estilo thriller noir, acrescentando ao suspense clássico uma boa dose de energia. Sveistrup retrata seus personagens com sensibilidade e mostra como romances policiais podem fazer críticas contundentes às realidades sociais.
Resenha
Um crime hediondo que choca toda a policia, a vítima foi espancada e mutilada, seu corpo foi encontrado na garagem e seu filho de apenas nove anos dormia enquanto a mãe era brutalmente assassinada. O caso por si só já se destaca de todos os outros, mas o que chama a atenção é um boneco de castanha, nele foi identificada a impressão digital da filha da ministra Rosa Hartung que desapareceu há um ano e foi dada como morta.

A polícia mantém a descoberta em segredo, não quer alarmar a imprensa nem dar falsas esperanças à ministra, mas é preciso investigar o porquê a digital da menina desaparecida há um ano foi encontrada na cena de um crime tão brutal. A detetive Naia Thulin é designada para o caso junto ao seu novo parceiro Mark Hess, que é um investigador da Europol, Hess tem um passado que não gosta de falar, sabe-se que ele pisou na bola com a Europol e por isso teve que voltar para a polícia até estar  preparado para assumir seu posto de novo.
Mais assassinatos semelhantes acontecem, um serial killer mata mulheres de maneira extremamente cruel, seu modo de agir é sempre o mesmo, espancamento e mutilação, a sua assinatura são os Srs Castanha deixados nas cenas dos crimes. E em todos os bonecos de castanha a digital da filha da ministra aparece. Há uma ligação entre os casos, mas a polícia ainda não sabe qual é. Há um ano que a filha da ministra foi declarada morta e o caso foi encerrado.

O assassino da menina confessou o crime, mas seu relato é muito vago e ele diz não se lembrar de onde está o corpo da jovem. Bekker é um pervertido, sádico e estuprador, ele invadiu o sistema da polícia para ver fotos de cenas de casos repugnantes que enojam qualquer um que olhe, mas que o excitam, inclusive, quando é possível gosta de visitar alguns dos locais. Bekker confessou ter sequestrado a filha da ministra, tê-la estuprado e depois matado. Embora confesse o crime, Bekker não fala onde enterrou o corpo da garota e isso é o que intriga o investigador Hess.
Thulin e Hess investigam o caso do Sr. Castanha, a cada novo assassinato as coisas ficam ainda piores. O assassino está sempre à frente, parece conhecer cada passo da polícia. É preciso correr contra o tempo para evitar novas vítimas. Hess está certo de que a chave para tudo está – de alguma maneira – com a filha da ministra, no entanto, ele e Thulin são proibidos de conduzir a operação por esse caminho, a garota está morta e o caso dela foi encerrado.

A investigação segue em um ritmo acelerado e Thulin e Hess descobrem um cenário de barbárie, repulsivo. Algo terrível aconteceu há muitos anos, atos abomináveis, foram coisas desumanas. Os bonecos de castanha são apenas uma ponta do ódio que motiva a série de assassinatos cometidos por um psicopata, e tem um motivo para os Srs Castanha serem a assinatura dele, eles simbolizam muito sofrimento. Para desvendar o caso, a polícia precisará entender o passado. Voltar atrás para enxergar o que está acontecendo. E o que vai se revelar é surpreendente.
Minha impressão
Como eu estava ansiosa para ler A Sombras de Outubro, esse gênero é o meu preferido e a premissa é completamente instigante, é impossível começar a ler e não se envolver com a trama, não ficar curioso para descobrir quem está por trás dos assassinatos e qual é a ligação do assassino com a ministra, a filha dela foi morta há um ano e agora as digitais da menina estão aparecendo nos bonecos de castanha deixados pelo criminoso nas cenas dos crimes.

O ritmo de leitura é intenso, os capítulos são curtos, acaba um capítulo e a gente já quer começar o outro e mais outro e mais outro. A trama é muito bem trabalhada, o autor sabe exatamente como fazer para fisgar o leitor desde o começo, o primeiro capítulo nos deixa chocados, eu não esperava por nada parecido e passei o livro todo me perguntando o motivo para aquilo, e o motivo é atroz! Nos deixa reflexivos sobre as nossas próprias ações, se fosse conosco, o que faríamos? No entanto, o que aconteceu não justifica o que o Sr. Castanha está fazendo, entendemos (entender e concordar são coisas diferentes) as suas motivações e que o seu psicológico foi danificado por tudo o que viveu, mas cometer os assassinatos é errado e ele tem que pagar por isso.

Um thriller que me fez virar a noite lendo e se tornou um dos meus favoritos, a cada página a curiosidade só aumenta. Quando vamos chegando perto do final a tensão vai aumentando e a vontade é não parar até terminar a leitura! Leiam esse livro, sério, não vão se arrepender! Quem gosta do gênero, é um prato cheio, quem quer começar a ler, já vai começar com um dos melhores!

Minha nota para o livro

10 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, mas tua resenha me deixou super instigada e curiosa para ler a história. Parece ser uma leitura eletrizante. Adorei a resenha e dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oi Beatriz.

    Eu ainda não tinha lido nenhuma opinião sobre esse livro e achei fiquei bastante curiosa. Preciso desse livro o mais rápido possível para descobrir a história completa deste thriller. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Aaahhh, mulher! Desculpa por comentar sem ler sua resenha até o fim. Tenho certeza que você tomou cuidado para não soltar nenhum spoiler. Mas, eu tô muito muito muito afim mesmo de ler esse livro em breve, e não quero saber nadica dele antes. Thriller é meu gênero favorito no mundo!! E estou com muita expectativa. Fiquei feliz com a nota que você atribuiu e adorei demais o que fez com as castanhas!!!!
    Beijocas

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Ainda não tive coragem de começar a ler thrillers, porque acho-os muito pesados, especialmente os que envolvem mulheres. Não leria este, porque realmente parece ser mais pesado que os outros que já vi por aí. Que bom que gostou! Obrigada pela dica, não conhecia este livros.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Li a resenha tentando juntas as peças e entender as motivações do crime, mas não consigo nem imaginar o rumo hahhahaha. Gostei da premissa, me interessei pela história.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. Bem louco o enredo, o que gostei bastante, o lance da filha da ministra é sinistro e foi o que mais me deixou intrigada, não conhecia e quero ler o livro.

    ResponderExcluir
  7. Oi Beatriz, recebi esse livro da editora mas ainda não li. Pela sua resenha, sabendo que você gostou da leitura, fiquei bem animada para ler também, sinto que preciso preparar meu psicológico pois parece que temos um criminoso bem cruel.

    ResponderExcluir
  8. Oi Bia, tudo bem? Eu ainda não conhecia esse livro, na verdade nunca tinha lido nada sobre ele! Confesso que fiquei com muito vontade de ir em uma livraria e comprá-lo agora mesmo, faz muito tempo que não leio um livro com um criminoso cruel, como esse.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  9. Olá, Beatriz! Tudo bem?

    Eu tenho vontade de ler esse livro, parece ser muito bom. Gostei da sua resenha e dá para perceber que você gostou da leitura. Parabéns pela resenha, ficou bem legal!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Estou tentando ler mais thrillers porque confesso que tem uns que estão me despertando muuuita atenção. Esse livro parece ter uma leitura bem viciante mesmo e que arranca o sono! E o melhor de tudo é saber que a trama prende atenção. Já quero!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir