Os Testamentos | Margaret Atwood [Li até a página 100 e...]

8 de janeiro de 2020


Sinopse:
O conto da aia, a obra-prima distópica de Margaret Atwood, tornou-se um clássico de nossos tempos. E agora a autora oferece a seus leitores a sua aguardada e surpreendente continuação.QUINZE ANOS APÓS os eventos de O conto da aia, o regime teocrático da República de Gilead aparentemente se mantém firme no poder, mesmo após as sucessivas tentativas de insurgência. Mas há sinais de que suas engrenagens começam a se deteriorar.Nesse momento crucial da história política do país, as vidas de três mulheres radicalmente diferentes convergem, e as consequências deste encontro poderão ser explosivas. Duas delas cresceram em lados opostos da fronteira: uma em Gilead, criada em meio a privilégios como filha de um importante Comandante, e outra no Canadá, onde frequenta a escola, trabalha na loja dos pais, participa de protestos anti-Gilead e assiste na TV às notícias sobre seus horrores. Os testamentos dessas duas jovens, que fazem parte da primeira geração a chegar à idade adulta nessa nova ordem mundial, são entrelaçados por uma terceira voz: o revelador manuscrito de uma das executoras do regime, uma mulher que exerce sua autoridade implacável por meio do acúmulo e da manipulação de segredos de Estado que podem ameaçar todas as estruturas do poder. Segredos dispersos e há muito enterrados, capazes de unir essas três mulheres, fazendo com que elas encarem quem realmente são e decidam até onde podem ir em busca do que acreditam.
Primeira frase da página 100:
"Passei o restante daquela tarde horrível feito uma sonâmbula."

Do que se trata o livro:
Os Testamentos é a tão aguardada continuação de O Conto da Aia, nesse segundo volume acompanhamos a vida de três mulheres, duas de Gilead e uma que vive no Canadá. Uma das mulheres foi criada para ser uma Esposa, a outra, é uma das Tias, por fim, a última mulher foi criada em uma sociedade que repudia os costumes de Gilead, esta última personagem tem liberdade de expressão, pode trabalhar, ir à escola... coisa das quais nenhuma mulher em Gilead pode fazer. 

O que está achando até agora?
Uma leitura excelente! Em O Conto da Aia nos vemos detalhes impressionantes sobre a vida das Aias e aprendemos sobre os costumes de Gilead, em Os Testamentos, vemos sobre as Tias e sobre as Esposas, além de saber como as pessoas do lado de fora pensam sobre Gilead e o que fazem a respeito. Estou gostando muito da leitura.

O que está achando do personagem principal?
Bom, são três protagonistas. A Tia, é uma personagem já muito odiada, aparentemente, essa Tia está reunindo informações e provas que podem comprometer o regime em Gilead. Ainda não sei o que pensar dessa tia. A menina criada para ser esposa, até o momento, está apavorada com a ideia e não quer se casar, há algum mistério no passado dela e estou curiosa, ela parece ser uma personagem que vai saber se impor se precisar, mesmo sabendo dos riscos que correrá se fizer isso, mas posso estar enganada. E a última, ela é uma menina cheia de si, trabalha com os pais na loja da família, tem opiniões muito fortes e é completamente anti-Gilead, também há um grande mistério que envolve o seu passado e chegou o momento dela descobrir. 

Última frase da página:
"Este era um talento das mulheres devido a seus cérebros especiais..."


8 comentários:

  1. O conto da Aia quero muuuuito ler, só ouço elogios. Não sabia dessa continuação e só me deixou ainda mais curiosa pra conhecer toda a história antes dessa.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Nunca li nada da autora, mas vejo falarem super bem de O conto da aia, então tenho curiosidade de ler. Esse parece ser muito bom também, pelo o que tu disse.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oi Beatriz.

    Adorei sua primeiras impressões sobre Os Testamentos. Minha curiosidade aumentou para descobrir como é a continuação do O conto da Aia. Ainda mais agora que estou sabendo que está mostrando as Tias e sobre as Esposas.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Estou com O Conto da Aia aqui em casa para ler e já estou super ansiosa, visto que todos falam super bem e ainda mais com a continuação já disponível!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu estou doida para ler esse livro desde quando foi lançado. Gostei e muito do conto de Aia, assisti toda a série e fiquei impactada. hahahahahahha

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. Quero O Conto de Aia e Os Testamentos, mas ainda não tive a oportunidade. Vi alguns comentários bem negativos sobre esse segundo livro, o que me dá certo receio de não gostar da história, mas está nos meus desejados e irei ler assim que puder.

    Laura Militão, blog Mais um Capítulo

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Como não li O Conto da Aia não entendi algumas coisas, porque né é uma continuação hehehehe. Mas achei interessante o livro manter uma história interessante como parece ser o primeiro livro.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  8. quero muito esse livro, eu adoro conto da aia em todas as versões possíveis e esse livro já está na minha lista <3 quero muito ler ja que agora temos 3 mulheres em hierarquias e ambientes diferentes.,

    ResponderExcluir