Sombra Lunar | Netflix [Resenha]

3 de dezembro de 2019

Sinopse: O policial Thomas Lockhart está determinado a se tornar detetive. Para isso, segue os rastros de um misterioso serial killer que ataca com uma arma desconhecida. As mortes praticamente instantâneas têm como padrão apenas uma marca triangular no pescoço das vítimas. A cada nove anos tudo se repete, alimentando a obsessão do homem da lei.
Resenha
O filme se inicia em um futuro não muito distante com uma Filadélfia destruída, a imagem de abertura é de um caos. Em seguida, voltamos para o ano de 1988, onde a trama começa a se desenvolver. Vemos três pessoas aleatórias morrerem sem qualquer explicação, cada uma delas estava em seu trabalho (em diferentes áreas) quando – de repente – começa a ter uma hemorragia e em questão de segundos morre. A única ligação entre as pessoas é uma marca atrás do pescoço.

Thomas Lockhart é um policial com pretensão de se tornar um detetive, a sua esposa está grávida e a filha do casal está prestes a nascer. Ele começa a investigar e chega à descrição de uma suspeita, aparentemente, ela ataca as vítimas e injeta algo em seus organismos. Ninguém tem ideia de quem é essa mulher ou qual é a sua motivação para os ataques, a única coisa que se sabe é que ela é perigosa.
Esse caso vai tomar anos da vida de Thomas, o policial fica fissurado para encontrar essa mulher misteriosa. Há uma característica em seus ataques, eles acontecem somente a cada nove anos e ela sempre age da mesma maneira. A polícia jamais conseguiu chegar perto dela, mas Thomas segue uma linha de raciocínio completamente desacreditada por todos, ele vai atrás de seus instintos e é o único que tem chances de entender o que está acontecendo.

No entanto, ele sacrifica a coisa mais importante, a sua relação com a filha. Thomas não consegue se afastar da investigação, quanto mais o tempo passa mais ele sente que está perto da solução e vai deixando de lado a sua própria vida, com isso, a filha cresce com um pai ausente e cada vez mais envolvido com o caso. Enquanto se afasta de todos, o policial realmente se aproxima de saber a verdade, mas estaria preparado para as descobertas que vai fazer?
A mulher misteriosa conhece muitas coisas a respeito de Thomas Lockhart e isso o deixa ainda mais intrigado. Só que a maior dúvida dele é saber como essa mulher aparece a cada nove anos exatamente do mesmo jeito que da última vez que ele a viu. Nove, dezoito, vinte anos se passam e ela tem a mesma aparência, veste as mesmas roupas. Quem é essa mulher? O que ela quer?

Em um de seus encontros, ela revela que está matando as pessoas por um bem maior, para impedir algo muito ruim e pede que Thomas pare de persegui-la, o que não acontece. A cada período de tempo ele está à espera dela, sem jamais conseguir prendê-la ou impedi-la de cometer os assassinatos. Há uma ligação entre as vítimas, não foram escolhidas ao acaso e há uma ligação ainda mais surpreendente entre a mulher misteriosa e o policial.
Minha impressão
Eu achei a sinopse do filme muito curiosa, estava passando pela Netflix em busca de algo para ver quando me deparei com ele, achei que fosse uma trama policial, mas é ficção científica, outro gênero que gosto muito. Eu achei o filme bom, só que o final deixou a desejar, as respostas dadas geram dúvidas que ficam sem solução e não por que poderia haver outro filme, são furos mesmo. 

Sem dar spoiler, vou tentar ser o mais clara possível! Por que somente essa mulher aparece a cada nove anos? Por que está sempre sozinha? Por que não há outras pessoas em tempos diferentes fazendo a mesma coisa? Por que a mulher injeta a substância nas pessoas quando poderia matá-las sem precisar esperar tanto para que fossem mortas? Quando ela injeta algo no organismo da vítima leva alguns dias para que a mesma morra e isso tem uma explicação, porém, achei desnecessário ser assim, já que a mulher teria condições de matar no ato, ainda poderia escolher o momento perfeito para isso com a tecnologia à sua disposição.

Tirando os furos no final eu gostei do filme. Ele traz algumas mensagens importantes e por elas já vale a pena assistir. Mas alguns pontos são mal colocados na trama. Há um movimento negro contra a polícia que, em minha opinião, dá margens para que se entenda de maneira errada por algum ser preconceituoso, uma vez que o policial está indo pelo caminho certo. Outra mensagem que pode ser mal interpretada é a aniquilação em massa para que se evite algo ruim. Ah, mas é só um filme, Bia! Eu sei, mas ideais opressores sempre começam de alguma maneira. Quantas vezes nós vemos notícias de criminosos exterminando grupos de pessoas por um propósito, seja ele religioso, racial, econômico ou qualquer outro?

Sombra Lunar é um filme com um roteiro complexo que poderia ser mais bem desenvolvido para que o final não deixasse tantos furos, ainda assim, eu gostei e indico que vejam para que tirem as suas próprias conclusões.

*Vale lembar que essa é a minha opinião, quem não concordar é bem-vindo para deixar um comentário e também mostrar seus pontos de vista, mas peço que me respeite.

Minha nota para o filme

7 comentários:

  1. Só pela premissa do livro já dá para esperar AQUELE FILMÃO, né? Uma pena que deixou alguns pontos a desejar, mas confesso que fiquei curiosa para assistir porque todo o enredo dele é instigante e curioso. Quero entender porque a mulher só aparece a cada 9 anos hahaha Já adicionei na netflix.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Menina, a premissa do livro é bem instigante e promete uma história intensa. Não conhecia o filme ainda, é realmente uma pena que uma obra com um enredo tão interessante decepcione no final. Adorei saber tua opinião!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oi, Beatriz! Ainda não conhecia esse filme, a premissa até me deixou bem curiosa para descobrir mais sobre essa criminosa, pena que tenha esses furos na trama.

    ResponderExcluir
  4. Olá, faz um bom tempo que não vejo filmes assim, uma pena que a produção deixou a desejar infelizmente, mais adorei suas considerações sobre a mesma.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Beatriz! Faz tempo que não assisto um filme da Netflix, eu vivo deixando de lado os meus streamings. rsrs Vou tentar assistir pra tirar minhas próprias conclusões, mas já vou com o pé no chão, já que é provável que os mesmos fatores que vc não gostou eu também não vá gostar.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Faz tanto tempo que não assisto nada na plataforma que estou por fora de tudo, mas fiquei bem interessada no filme, acho que é uma boa dica para assistir com a familia e vou colocar na minha lista agora.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Bea
    um filme que mistura distopia, com serial killer e investigação? Quero ver !
    Uma pena que no fim o roteiro não tenha sido tão bem encaixado com os finais bem redondos, mas a experiência pelo que vi, não foi fatalmente afetada por essas pontas soltas. E é essa a ideia que levo de sua resenha que me fará assistir ao filme. Obrigada pela franqueza ♥

    ResponderExcluir