[Resenha] Versos Livres, Como Nós

4 de dezembro de 2019

Título: Versos Livres, Como Nós
Autor: Kinaya Black
Editora: Letramento
Páginas: 95
Ano: 2019
Adicione ao Skoob
*Cortesia da autora
Sinopse: Versos livres, como nós é uma coletânea de poemas afro centrados, focados nas experiências da negritude feminina, vindos da inspiração de diversas vozes que não querem mais ter sua negritude apagada. Dividido em três partes, EXISTÊNCIA, que apresenta poemas gerais sobre o cotidiano, ESSÊNCIA, o ser feminino e seus altos e baixos na busca de se encontrar, e CONVIVÊNCIA, as idas e vindas da busca pelo sentir-se amada, aborda sobre a sexualização do corpo negro, a solidão da mulher negra, a construção de uma identidade, a resistência aos padrões opressores e o amor ao próprio ser.
Resenha
Kinaya Black traz poemas intensos que nos mostram a realidade da mulher negra, através de palavras simples a autora nos permite sentir a leitura de uma maneira única. A cada nova página nós somos levados a refletir, são mensagens que nos tocam.
"Escuto vozes
todos os dias
dos meus
que pularam dos navios
que fugiram das fazendas
que correram da polícia
tentando sobreviver
da extinção preta."
Página 13
Versos Livres, Como Nós é divido em três partes, Existência, Essência e Convivência. Os poemas encontrados na obra retratam o cotidiano da mulher negra, seus medos, seus anseios, suas paixões, seus desejos. As dificuldades de cada dia, os traumas. E também fala sobre o amor, aquele amor profundo que faz com que nos entreguemos de corpo e alma sem - jamais - esquecermos de nos amar em primeiro lugar.
"Minha felicidade
Não pode depender
De homem nenhum
Minha solidão
Também não."
Página 27
A autora desconstrói estereótipos racistas, traz a identidade negra e dá voz à mulheres negras no decorrer de sua obra. É uma leitura necessária e que desperta em nós diversas sensações, um livro ousado como deve ser.
"o amor preto
é muito mais
que um relacionamento
onde os dois
têm a pura consciência
de que um tem que apoiar o outro
para crescerem juntos num mundo
que não permite que o negro seja amado."
Minha impressão
Em seu primeiro livro, Kinaya Black traz poemas que contam a sua experiência como mulher negra. O feminismo negro vem ganhando força, mas eu conheço poucas poetisas negras e esse foi o meu primeiro contato com poemas que abordam - exclusivamente - a mulher negra. O que me levou a refletir e me fez entender que eu preciso ler mais obras como essa.

Agradeço à autora por me enviar um exemplar e me proporcionar uma experiência tão profunda, eu selecionei vários poemas e foi difícil escolher só três para colocar aqui na resenha. Confesso que terminei a leitura há muitos dias, mas foi uma obra que mexeu tanto comigo que eu não conseguia fazer a resenha, eu escrevia e apagava, pensava, reescrevia, apagava de novo.

Espero ler outros livros da autora, sejam eles de poesias ou não, eu gostei muito da sua escrita, ela nos transmite mensagens impactantes com simplicidade.

Minha nota para o livro

4 comentários:

  1. Sou apaixonada por poesia!! Amei essas colocou aqui, acho que vem diminuindo o número de poetas principalmente aqui no Brasil. Essa parece ser uma obra muito preciosa, falar sobre negro e ainda mulher é algo muito grande. Esse parece ser aqueles livros intensos que ficam marcados ao ponto de se tornarem livrinhos de cabeceira.
    Amei o marcador haha queria um desse.
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  2. Ano que vem, coloquei como meta ler mais poesia e espero cumprir.
    Gostei da resenha e da proposta da autora <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? A mãe me presenteou com esse livro há um tempinho, e parece ser realmente uma obra encantadora, que nos traz muitas reflexões. Estou ansiosíssima para ler, e tua resenha só aumentou minha curisidade!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Achei interessante o tema e conceito do livro. Não sou uma pessoa que lê poesias, porém apoio a iniciativa.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir