[Resenha] Uma Fortuna Perigosa

20 de novembro de 2019

Título: Uma Fortuna Perigosa
Autor: Ken Follett
Editora: Arqueiro
Páginas: 480
Ano: 2019
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Um acidente trágico, uma rivalidade feroz, um segredo fatal.
Em 1866, numa exclusiva escola inglesa, um jovem aluno se afoga em circunstâncias misteriosas. As repercussões de sua morte se estenderão por muitas décadas, em uma saga de traição, ganância, vingança e paixão.
Presentes no dia fatídico estão Hugh Pilaster e seu primo mais velho
Edward, herdeiros de uma poderosa dinastia de banqueiros com conexões que se estendem de Londres até as colônias distantes, e Micky Miranda, filho de um violento latifundiário sul-americano.
Anos mais tarde, quando os dois primos se veem envolvidos em uma competição brutal pela posição mais alta no banco, a verdade chocante sobre seus dias de escola vem à tona, ameaçando destruir não só a fachada respeitável da família, mas também a própria economia britânica.
Em meio a clubes masculinos privados e bordéis que realizam todos os desejos da classe alta londrina, passando pelos salões de festas dos grandes detentores de riqueza do mundo, Ken Follett constrói uma trama de mistério que retrata com realismo o esplendor e a decadência daInglaterra Vitoriana.
Resenha
1866, uma tragédia marca para sempre a vida de três jovens. O colégio no qual estudavam era muito rigoroso e os estudantes sempre encontravam uma maneira de burlar as regras. Alguns alunos decidiram nadar à noite em um poço de uma pedreira abandonada, sabiam que se fossem pegos o castigo seria duro e achavam que valeria correr o risco, o dia estava quente e gostavam da adrenalina. Só que um acidente aconteceu.

Houve uma briga com dois alunos mais velhos e a situação saiu do controle, enquanto Hugh Pilaster corria para fugir dos agressores (Edward que é primo de Hugh e Mick) e se salvar, Peter não conseguiu sair. O que aconteceu depois disso permaneceu um mistério durante anos, a nota oficial que o jornal noticiou foi que Peter teve algumas dificuldades em nadar e por isso precisou de ajuda, então Edward mergulhou para salvá-lo, só que Peter já havia se afogado.
Alguns anos se passaram e a morte de Peter continuou sem explicações, todos sabiam que Edward jamais salvaria alguém e que ele mesmo colocou Hugh e Peter naquela situação, quando Hugh fugiu seu primo Edward estava jogando a cabeça pressionando a cabeça de Peter dentro da água. Como não podia fazer nada sobre a notícia falsa, ele ficou em silêncio. Edward e Mick são amigos inseparáveis e, com os anos, a amizade entre eles só se fortaleceu.

Mick tem muitos segredos, um deles é saber o que realmente aconteceu naquela noite. Quando a mãe de Edward lhe confronta, ele conta parte da verdade, selando, assim, um pacto com ela. Augusta é uma mulher calculista e manipuladora, ninguém ousa contestá-la e todos acatam as suas ordens. Para Augusta, Mick é um bom amigo e que tenta proteger Edward, seu testemunho sobre a noite da tragédia ajudou Edward e ela tem uma eterna dívida com ele. Augusta fará de tudo para que o seu filho tenha sempre o melhor, seja no emprego, seja na vida pessoal. Ela é uma mãe feroz e quem tentar entrar em seu caminho sofrerá as consequências.
Para azar de Hugh, os planos de Augusta entram e conflito com os seus próprios. Ele almeja ascender no banco, é um Pilaster tanto quanto Edward e merece o cargo de sócio, mas Augusta não vai deixar que seu sobrinho roube o cargo do seu filho e vai transformar a vida de Hugh em um verdadeiro inferno. São mentiras que vão pouco a pouco destruindo Hugh, porém Augusta encontrou um adversário à altura, pois seu sobrinho rebate a cada investida dela.

Paralelamente, acompanhamos Mick fazendo planos com o pai para conquistar a presidência de onde mora, eles são inescrupulosos e podem colocar em risco todo o sistema financeiro da Inglaterra caso consigam fazer o que pretendem. Para isso, vão precisar da ajuda de Edward, ele não sabe as verdadeiras intenções de Mick, mas é o seu melhor amigo e procura ajudar. Hugh analisa a situação e tenta convencer os sócios de que os negócios com a família Miranda serão a ruína do banco. 
Minha impressão
Ken Follett é um autor magnífico, a qualidade de suas obras é ímpar, ele sempre nos apresenta tramas fascinantes e que nos deixam envolvidos com a leitura. Uma Fortuna Perigosa é mais um excelente livro do autor, nós temos personagens complexos que são bem construídos, um suspense que dura por quase todo o livro, temos muitas intrigas, traições, amores proibidos e um romance intenso que sofre um golpe e mesmo com a distância nunca se apaga.

Augusta é a vilã dessa trama e mesmo a odiando com todas as minhas forças ela é uma personagem muito marcante e não posso negar o quanto o autor foi brilhante ao construí-la. Hugh não fica atrás, ele é decidido, inteligente e não aceita as ameaças da tia, sempre se defende, eles são dois rivais que estão à altura um do outro.

Dos livros que já li do Ken Follett, esse se tornou o meu preferido. No começo eu imaginei algumas situações para a morte do Peter e ao longo da trama eu fui vendo as minhas teorias sendo desfeitas e dúvidas surgindo, a revelação não vem bem no final do livro, mas a maneira como é dada é perfeita, junto com ela nós descobrimos outras coisas a respeito de um determinado personagem e o acompanhamos em seus planos já sabendo de suas intenções, torcendo para que tudo dê errado e que a policia descubra antes que algo pior aconteça.

Quem nunca leu nada do autor, este é um ótimo livro para começar. Quem já é fã, vai gostar ainda mais. Leitura recomendada!

Minha nota para o livro

6 comentários:

  1. Não conhecia este autor. Uma pena, por parece que ele é bem intenso em suas construções. Quando você falou da tia lá no meio da resenha minha anteninha já ficou ligada! Parece mesmo ser um mistério intrigante!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não tive oportunidade de ler nada do Ken, mas vejo tata gente falando bem dele, que chega a dar uma vontade louca de pegar um livro dele pra furar fila! hahahahahah
    Amei a resenha e devo confessar que eu amo vilões que são bem marcantes na trama, não existe coisa mais gostosa de se ler! Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Ainda não li nada do autor, mas tenho interesse. Como eu priorizo mulheres autoras, tenho lido cada vez menos homens (cis). Mas obrigada pela dica, se eu for ler algo dele, vou começar por esse. Fiquei curiosa para conhecer a vilã hehe.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Vi essa sua indicação no Instagram e automaticamente adicionei na minha lista de desejados. E lendo agora a sua resenha completa consegui ficar ainda mais ansiosa para conhecer de perto essa história. Nunca li nada do autor, mas sempre tive curiosidade, então acho que agora finalmente tomarei coragem e iniciarei essa aventura. Espero gostar desse livro tanto quanto você, pois estou bem empolgada!

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Já li algo do Follett e concordo que as tramas dele geralmente são bem feita. Tenho um problema quanto ao ritmo do livro, mas acaba compensando por toda a história.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  6. Oi, queria saber quem fez seu layout. Estou querendo começar meu blog literário e não sei fazer um layout bonito e estou precisando de um help, se puder ajudar, agradeço!!

    ResponderExcluir