[Resenha] Coração?

27 de agosto de 2018

Título: Coração? (O Protetorado da Sombrinha - Livro 4)
Autor: Gail Carriger
Editora: Valentina
Páginas: 320
Ano: 2016
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Lady Maccon, a sem alma, está às voltas com uma nova conspiração, só que, desta vez, ela não é o alvo. Quando um fantasma enlouquecido revela que há um complô planejando um atentado contra a vida da rainha, a preternatural começa a investigar e segue uma pista que a leva a esquadrinhar, cada vez mais, o passado do marido. Como se não faltasse mais nada, ela ainda tem que lidar com uma irmã que resolveu participar do movimento sufragista (quanta ousadia!), o mais recente dispositivo mecânico de Madame Lefoux e uma praga de porcos-espinhos zumbis que mal lhe dão tempo de se lembrar de que, por acaso, está no oitavo mês de gestação.
Será que Alexia conseguirá descobrir quem está tentando matar a Rainha Vitória, antes que seja tarde demais? Seriam os vampiros outra vez ou algum traidor em pele de lobo? E o que é, exatamente, essa criaturinha que resolveu aparecer no segundo melhor closet de Lorde Akeldama, na pior hora possível?
Não contém spoiler
Resenha dos volumes anteriores: Alma? | Metamorfose? | Inocência? 
Resenha
Alexia recebe uma mensagem que a deixa completamente intrigada, alguém tentaria matar a rainha. O mais curioso é o fato de a mensagem ter sido entregue por uma fantasma um tanto confusa. Alexia vai usar toda a sua influência como agente do DAS (Departamento de Arquivos Sobrenaturais) para impedir que esse atentado se realize.

Por ser uma sem alma, Alexia é temida pela comunidade dos sobrenaturais (vampiros, lobisomens e fantasmas) e está sempre fugindo de alguma tentativa de assassinato. Mas, estranhamente, dessa vez ela não é o alvo e deve agir rápido para que nada aconteça com a rainha. Só que ela está passando por uma situação inquietante, por vezes inconveniente, e que a obriga a ter certos limites dos quais ela não gosta.
Mesmo tendo algumas dificuldades devido à sua atual condição, Alexia não para e corre atrás de todas as pistas para descobrir quem quer matar a rainha e os seus motivos. Quanto mais ela investiga, mas tem a certeza de que a antiga alcateia de seu marido (Lorde Maccon) possa estar envolvida. Procurando aqui e ali, Alexia encontra informações comprometedoras e precisa analisá-las, só que, para isso, vai contar com a ajuda de uma amiga.

É preciso ir até a Escócia para esclarecer alguns assuntos e Alexia envia sua recruta em seu lugar. Enquanto isso, ela tem algumas questões a serem resolvidas. Para começar, ela tem que lidar com uma mudança de endereço, foi a maneira mais apropriada que ela encontrou para satisfazer dois interessados em algo que lhe pertence e que não pode ficar em sua posse.

E em meio a tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, ela tem uma surpresa desagradável. Uma de suas irmãs bate à sua porta e lhe pede abrigo. Imagine só! Não é segredo para ninguém que Alexia e a família nunca se deram bem, inclusive, chegaram a expulsá-la de casa e lhe negaram apoio no momento em que ela mais precisava. Após conversar com o marido e refletir um pouco, Alexia permite que a irmã fique em sua casa. A irmã, aparentemente, entrou para o movimento sufragista e mudou um pouco os hábitos, vamos ver até quando a sua futilidade vai ser deixada de lado.

Bom, e para variar um pouquinho, Alexia se mete em mais uma confusão na qual a sua vida corre perigo. É impressionante, quando ela não é o alvo, dá um jeito de se tornar.
Minha impressão
Gente, eu não duvido de mais nada quando o assunto é Alexia Tarabotti. Ela é a personagem literária mais louca, divertida, irônica, língua afiada e cheia de pose que existe. Sou fã dela! A cada volume ela se supera. A autora construiu uma personagem tão cativante e envolvente que é como se ela fosse real, sabe aquela expressão "miga, sua louca!"? ela define a Alexia e isso lá no século XIX, na Londres vitoriana. 

Esse volume está tão bom quanto os anteriores, com uma capa maravilhosa e um enredo imperdível. Eu amo demais a série O Protetorado da Sombrinha e estou muito curiosa para ler o último livro (Eternidade?), ele promete altas aventuras e tem uma personagem nova que quero conhecer melhor. Ela aparece no final desse volume e já traz uma baita surpresa, ela tem uma característica bem especial e quero ver como isso vai se desenvolver.

Quem ainda não leu os livros da série, dou um conselho, dê uma chance à leitura. Você começa a ler o primeiro e fica viciado, quando se dá conta, está terminando e querendo ler o próximo volume desesperadamente.

Minha nota para o livro

12 comentários:

  1. Uma colega de Letras! �� Toca aqui o/\o

    Tá certo que não venho acompanhando os primeiros livros e não posso olhar as resenhas anteriores agora, mas, por ser a primeira resenha que vejo da obra, as coisas me parecem um pouco confusas, mesmo kkk
    Depois dou uma conferida nas resenhas anteriores. O nome da saga é meio estranho; o fato de ela ser "sem alma" também. Enfim... Só dando uma chance, mesmo, não é?

    Que bom que está gostando. Um Beijo!

    www.RapeizeDinamica.biz | @english.tips.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Já tinha visto essa série e sempre achei as capas intrigantes, mas não sabia sobre o que era a história. Adorei tua resenha e fiquei bem curiosa para ler os livros, que parecem ser ótimos!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu sempre tive curiosidade em ler essa serie, mais nunca leio pois acho que não vou gostar, mais sua resenha me deixou curiosas para conhecer mais a Alexia dica anotada

    ResponderExcluir
  4. Oiii Bea

    Agora que a série está completa publicada eu quero muito começar a ler esses livros, adoro esse universo steampunk e acho que vou amar a Alexia.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Eu acho essas capas muito engraçadas hahaha e tenho considerado ler essa série justamente por culpa sua, as resenhas sempre me deixam animada e me fazem perceber quão rica a personagem é, certamente irei amar.

    ResponderExcluir
  6. Amei saber um pouco sobre esse volume da série. Eu li o primeiro livro e gostei muito dessa ambientação vitoriana com steam punk, preciso logo retomar a leitura da série. A protagonista é mesmo marcante.

    ResponderExcluir
  7. Essa é uma das séries que mais quero ler! A narrativa se desenvolvem em período de tempo que eu amo e sabendo que a Alexia é uma personagem tão cativante assim, vou tentar ler o mais rápido possível.
    Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  8. Oi, Beatriz, tudo bem? Guria, eu não sabia que essa série era tão legal, eu achava que fosse um romance de época como todos os outros. Fiquei ENCANTADA! Vou atrás desses livros assim que possível! <3 Achei a história bem diferente e cativante, nem sabia que a série era ligada ao sobrenatural haha. Me conquistou (e olha que não sou fã do gênero). Adorei! E adorei saber sua opinião, me convenceu! :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Eu tenho um carinho todo especial por esta série, ela trata de temas adultos com delicadeza e humor. Não é tão simples falar sobre os temas que o protetorado da sombrinha aborda, mas alguém precisa e a autora faz isso com sutileza e maestria. Também super recomendo.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  10. Antes de mais nada quero elogiar o novo layout.
    QUE COISA MAIS LINDA <3 Amei demais.
    Sobre a série, me arrependi de não ter acompanhado quando tive oportunidade. A Editora chegou a me enviar o primeiro livro, mas passei adiante por falta de tempo =/ E lendo sua resenha deu pra sentir que é uma história incrível.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bea! Eu ainda não tinha visitado o blog com essa nova carinha, e nossa, queria dizer que está lindo!
    Quanto a essa saga, eu já li várias resenhas sobre esses livros e cada vez sinto mais vontade de conhecer. Dessa vez não foi diferente. Espero ter a chance de ler em breve.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Adorei essa mistura louca da personagem principal haah com certeza é um prato cheio! Quero ler essa série desde seu lançamento, mas estava a espera de todos os volumes chegarem aqui para começar a ler. Adorei a resenha e fiquei mais curiosa ainda sobre ela. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir