[Resenha] Um Minuto

15 de agosto de 2017

Título: Um Minuto (Livro 01)
Autora: Mag Alves
Editora: Sonho de Livro
Ano: 2017
Páginas: 296
Adicione ao Skoob
*Cortesia da autora (E-book)


Sinopse: Depois de perder o marido de forma repentina, Mariana, uma jovem bancária se torna uma pessoa sem vontade de viver.
Fábio morava em Londres e, mesmo sem experiência no mundo dos negócios se viu obrigado a voltar ao Brasil para ajudar a revolver problemas na empresa do pai.
De uma forma inusitada o destino fará com que o caminho dos dois se cruze, mas se apaixonar de novo não faz parte dos planos de Mariana, pois ela acha que se envolver com outra pessoa é trair Gustavo, o marido falecido.
Será que Fábio conseguirá mostrar para Mariana que se pode amar outra pessoa depois de se perder um grande amor para a morte?
Ou Mariana não conseguirá enxergar nada além da dor que sente pela perda do marido?
Acompanhe a história de Fábio e Mariana e veja como em apenas UM MINUTO nossa vida pode mudar.

Resenha
Desde a morte de seu marido, Mariana luta diariamente para conseguir suportar os seus dias e perdeu completamente a vontade de viver; ela se fecha em seu mundo e vive das lembranças de uma época feliz. Mariana sofre com uma forte depressão e faz tratamento com um psiquiatra, mesmo achando que as consultas não estão surtindo nenhum efeito.

Mariana não gosta de sair de casa, ela prefere ficar isolada em seu apartamento a ter que interagir com outras pessoas. Quando Gustavo morreu, foi como se ela tivesse morrido com ele, mas a mãe de Gustavo vem dando a ela todo o apoio necessário. As duas sofreram muito, só que a Cíntia (mãe de Gustavo) conseguiu se reerguer e seguir com a vida, ainda que esteja faltando um importante pedaço dela. Cíntia é como uma mãe para Mariana e tenta a tudo custo fazê-la voltar a viver.
"Voltei para o meu apartamento com o propósito de tentar juntar os cacos que sobraram da minha vida, mas eu não sabia como fazer isso, no apartamento tudo era mais intenso, em cada canto tinha uma parte dele, tinha uma lembrança nossa. Desde que perdi Gustavo, minha vida não fazia mais sentido, nada fazia sentido."
Fábio morava em Londres e precisou largar toda a sua vida e carreira para voltar correndo ao Brasil. A família dele está passando por um momento triste e delicado, então, Fábio precisou assumir a empresa de seu pai - sem ter a menor ideia de como fazer isso. Ele se dedica, mas a empresa não está indo bem.

De alguma maneira, Fábio e Mariana acabam se conhecendo e os dois vão descobrir que, mesmo sendo completamente diferentes um do outro, possuem muito em comum. Mariana não quer se envolver com ninguém, nem está em condições para começar um relacionamento, mas Fábio é o único que consegue fazer Mariana voltar a sorrir e desperta nela a vontade de se levantar.
Em pouco tempo a amizade entre eles se consolida e Mariana confia muito em Fábio. Mas ela também percebe que ele está invadindo os seus pensamentos cada vez mais e que passou a sentir ciúmes dele. Fábio se apaixonou por Mariana, mas sabe o quanto ela é frágil e que precisa ir devagar.
"Desde a primeira vez que te vi, surgiu dentro de mim, uma necessidade de cuidar de você, de te proteger, de te amar, mas todas as vezes que eu achava que estava te ganhando eu só estava te afastando de mim... Você não está preparada, você não superou a perda do seu marido e um relacionamento agora só vai te machucar."
Quanto mais o tempo passa, mais a Mariana enxerga vida por novos ângulos e realiza mudanças significativas, interiores e exteriores. No entanto, ela não consegue esquecer o seu marido falecido e o amor por ele ainda é muito grande. Para Mariana, seu marido ainda vive em seu coração e em suas memórias, ela acha que começar um novo relacionamento seria traição.
Minha impressão
Um Minuto é uma obra que aborda um assunto sério: a depressão. A trama é envolvente e podemos perceber todas angústias e dramas da personagem principal. Muitas pessoas passam pela mesma situação que Mariana quando se deparam com a morte de alguém especial para elas e se afundam na depressão. 

Eu gostei bastante da leitura e achei que a trama explorou a depressão da Mariana de maneira que não ficou forçado e a sua escrita é fluída. A autora soube dosar bem o romance, o drama e o suspense, ficou tudo na medida certa.

Os personagens estão bem construídos e vamos entendendo melhor cada um deles no decorrer da trama. Durante a leitura, muitas dúvidas vão surgindo e aos poucos elas vão sendo respondidas, mas ainda ficam algumas para se resolverem no próximo volume. 

Um Minuto é um romance bonito, com mensagens importantes para passar e com personagens que aprendem a superar e a vencer as dificuldade.

Minha nota para o livro

20 comentários:

  1. Você não faz ideia de como estou feliz nesse momento em ler uma resenha do meu livro no seu blog. Quero agradecer imensamente por ter se disposto a resenhá-lo. Beijos. ❤❤❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mag. fico muito feliz em saber que você gostou da resenha.
      Obrigada pelo seu comentário aqui <3

      Excluir
  2. Já me chamou a atenção. Historias de amorque são capazes de usar um tema adicial como panode fundo sempre chamam a minha atenção e a depressão é uma realidade que a sociedade ainda teima em depreciar.
    Curti.

    ResponderExcluir
  3. Uau que resenha linda, assim que eu puder vou ler essa história, pois só a resenha me deixou bem curiosa. Parabéns ao blog pela linda resenha e a autora pela história.😍😍😍

    ResponderExcluir
  4. Quem nunca sofreu uma perda que Ati a primeira pedra.
    Já gostei do enredo, história que tratam de depressão e percas são fascinantes para mim, acho que trazem um pouco de nós mesmos.

    ResponderExcluir
  5. Amei... Estórias de superação são maravilhosas ❤ este livro já está no meu Kindle 😍

    ResponderExcluir
  6. Aaah que livro lindoo! Nossa, já estou emocionada só de ler a sua resenha, imagina quando eu ler o livro haha. Amei a história e já me apaixonei pelos personagens de maneiras diferentes, o que eu mais gostei no Fábio foi que, mesmo sentindo que já amava a Mariana, ele era paciente e esperaria até que a falta do seu falecido marido não doesse mais. Estou curiosa para saber como eles irão de conhecer e como será o desenrolar dessa história. Obrigada pela dica. Bjss!

    ResponderExcluir
  7. A narrativa parece bem emocionante. Acho que deve ser um romance bonito. Só fico com o pé atrás em relação ao cara ser a única coisa que faz a moça melhorar...
    Mas como não li o livro é difícil opinar né?!

    beeijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, então, na verdade, foi através da amizade do Fábio que a Mariana conseguiu ir levantando. Ela não queria se envolver em um relacionamento, mas um ombro amigo foi bem-vindo e a ajudou bem mais que o psiquiatra.

      Excluir
  8. Beatriz, amo romances e quando bem escritos, então.
    Gostei muito de saber que a autora trata da depressão e melhor ainda, que trata do assunto de uma maneira correta, sem forçar as coisas.
    Gosto de obras que são bem dosadas em romance e drama.
    Fiquei curiosa em ler.

    ResponderExcluir
  9. Me identifiquei muito com a personagem principal, em si parece um livro denso mas muito bom, então não posso deixar passar a sua dica. É sempre bom ver personagens que sofrem dar a volta por cima <3

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom? (:
    Nossa, que triste, perdeu o amor da vida dela e agora para recomeçar deve ser difícil, mas aposto que o Fábio vai ajudá-la. Amei a capa! E apreciei o fato de que tem mensagens bonitas no romance. Adorei a resenha, parabéns!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: https://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir
  11. Apesar de achar interessante a ideia de se abordar a depressão da personagem principal, não sei se é um livro que quero ler no momento. Mas amei conhecer, obrigada pela dica!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Bia!
    O tema abordado é muito interessante, e gostei que não foi trabalhado de qualquer jeito, que é o que vemos muito por aí né?
    BJs

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    O livro não faz muito meu estilo mas achei interessante a autora abordar esse tema. Acho que não leria o livro mas a resenha ficou ótima. Obrigada pela dica!
    Beijos!
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Só não curti a ideia de ter um próximo volume, não vejo necessidade disso em romances/dramas... Mas enfim, achei a obra bem interessante por abordar perda e depressão, já vi algumas pessoas passarem por isso e é algo bem sério que muita gente não compreende, então acho importante ser retratado.

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Essa questão de ser série dá uma afastada, mas gostei bastante da premissa. Lidar com a depressão não é fácil, e abordar de maneira clara e sem ser forçada é para poucos. Dica anotada!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oii! Já li um livro com sinopse parecida e gostaria de saber quanto tempo faz que Mariana ficou viúva. Claro que cada pessoa tem um tempo de luto, mas se o novo romance se der muito próxima da morte do cônjuge, eu odiaria a personagem. Sou dessas. No ínterim, tem tudo pra eu gostar da narrativa. Amei sua resenha, positiva sem ser melosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Marido da Mariana morreu há três anos. Eu também não curto muito quando começa um romance muito perto da morte, parece meio forçado.

      Excluir