[Resenha] Virkadaz

31 de agosto de 2023

A vida de Zuwi vira de cabeça para baixo quando ele se depara com uma realidade alternativa e descobre que o multiverso é real. Tudo começou em seu aniversário de quatorze anos, o episódio foi muito sinistro e ele demorou a se dar conta do que estava acontecendo, mas mesmo depois que percebeu que não estava exatamente na sua festa – embora tudo ao seu redor parecesse exatamente igual – ele não conseguiu entender toda aquela confusão. Sua única certeza é que não estava louco.

E Zuwi é um rapaz muito esperto e um tanto curioso, ele tratou de dar um jeito de comprovar que esse sonho bizarro não era coisa da sua cabeça e fez uma anotação em um bloco e escondeu. E esse pequeno gesto provoca um verdadeiro caos, sem que o jovem soubesse, ele driblou a Index e a sua anotação se tornou uma anomalia que muita gente quer colocar as mãos.
Para os amigos, Zuwi estava tendo alguma alucinação, ninguém acreditou nele. E até o próprio rapaz meio que duvida de si mesmo quando procura o bloco de anotações e ele simplesmente desapareceu. O que Zuwi ainda não sabia é que alguém tinha sido rápido o bastante para capturar a anomalia. E quando seus amigos finalmente acreditam nele as coisas vão ficar ainda mais intensas. Todos são levados para dentro de novos universos, com possibilidades infinitas e, também, perigosas.

E se por um lado acompanhamos esse grupo de amigos através do seu cotidiano tanto na realidade que conhecemos como na imensidão de Virkadaz, por outro lado vemos o núcleo de vilões arquitetando planos para conseguir capturar a anomalia e acabar com os amigos. Mr. Khan é quem lidera o lado sombrio da força (eu sei que vocês pegaram a referência aqui, vai?) e não está para brincadeira. Ele é capaz de coisas terríveis para conseguir aquilo que quer.
Segredos vão sendo revelados pouco a pouco e no meio de toda a confusão em que Zuwi e seus amigos estão passando eles vão precisar confiar uns nos outros acima de qualquer coisa. E esses amigos tão jovens não estão sozinhos nessa jornada, alguém mais experiente vai se encarregar de lhes ensinar tudo o que for preciso para que eles consigam transitar entre os plixs (dimensões) e para que possam se preparar na luta contra Mr. Khan e seus capangas.
Minha impressão
Com uma narrativa eletrizante e fluída, Renata Dembogurski nos apresenta Zuwi e seus amigos através da descoberta de inúmeras dimensões e dos perigos que o multiverso vai lhes trazer. Virkadaz é um sci-fi que nos envolve desde o começo e traz muita ação e aventura através das páginas, o que não falta são cenas tensas que nos deixam apreensivos pelo que pode acontecer.

Quando Zuwi passou de uma dimensão para outra sem nem ao menos saber o que estava acontecendo ele desencadeou uma série de acontecimentos que vão colocá-lo em perigo, além de levar consigo os seus amigos. Eles vão passar por muitos plix, ver coisas que jamais imaginaram, e vão se surpreender cada vez mais com as tantas possibilidades. Cada escolha tem uma consequência, cada decisão vai levá-los a um lugar.

Virkadaz tem uma pegada mais jovem, a autora nos mostra a rotina dos amigos e descreve as cenas de forma bastante atual, os diálogos são tão reais que é como se estivéssemos vendo um grupo de adolescentes conversando à nossa frente. O que deixa tudo ainda mais envolvente, as páginas se passam que a gente nem percebe!

Eu adorei essa leitura, desde o começo fui fisgada pelo livro e me vi envolvida com Zuwi e seus amigos. Uma das coisas que eu mais gostei foi a maneira como a autora explora a amizade deles, a cumplicidade desse grupo é incrível. E agora falando do multiverso, foi genial! Tudo o que a Renata criou é fascinante. Ela criou termos técnicos e os insere naturalmente na obra, e em momento algum fica complicado de entender. Claro que falar sobre dimensões e realidades alternativas é complexo, mas por ser um livro para jovens, tudo fica muito bem esclarecido.

E no final ainda fica um baita gancho para uma possível continuação. Sabe quando os filmes acabam e depois dos créditos aparece aquela cena extra? É bem nesse estio.

Fica aqui a minha recomendação! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário