[Resenha] A Última Estrela

8 de outubro de 2018

Título: A Última Estrela (A 5ª Onda - livro 03)
Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento
Páginas: 264
Ano: 2016
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: O inimigo são os Outros. O inimigo somos nós mesmos. Eles vieram até nós porque querem a Terra. Vieram para acabar conosco. Vieram para nos salvar. Eles não inventaram a morte, mas a aperfeiçoaram. Deram um rosto a ela, porque sabiam que era a única maneira de nos exterminar. Por quê? Quem são eles realmente? O que querem de verdade?
Atrás de tantas perguntas e enigmas, há uma verdade: Cassie foi traída. Zumbi, Especialista, Nugget também. E todos os 7,5 bilhões de habitantes da Terra. Traídos pelos Outros, traídos por si mesmos. E tudo terminará onde começou no campo de batalha que é o coração humano.
Nos últimos dias da Terra, os sobreviventes precisarão decidir o que é mais importante: salvar a si mesmos ou salvar o que nos torna humanos.
Do fenômeno mundial Rick Yancey, A Última Estrela invoca triunfo, perda e ações implacáveis nesta trama sensacional que narra como o destino da humanidade é decidido.
Não contém spoiler dos volumes anteriores
Leia as resenhas dos outros livros da série: A 5ª Onda | O Mar Infinito
Resenha
Nos dois livros anteriores descobrimos que o planeta foi dizimado por alienígenas que confundem a mente humana e nos fazem desconfiar de qualquer um que pareça ser uma pessoa. Os alienígenas nos observaram por milênios e finalmente resolveram entrar em ação. Os Outros (como são chamados) são como nós, eles usam nossos corpos e isso dificulta saber em quem se pode ou não confiar.  Sabe-se muito pouco sobre eles, algumas pistas são reveladas ao longo dos livros e podemos juntas as informações obtidas para tentar entendê-los, mas somente neste terceiro volume teremos uma visão mais ampla.

O irmão de Cassie foi levado a um falso abrigo e ela precisava resgatá-lo, nessa jornada a jovem encontra com um rapaz misterioso e vê nele a oportunidade de ajudar o seu irmão. Mesmo sem saber se pode confiar em Evan, Cassie monta um plano de resgate enquanto tenta descobrir mais sobre ele. Quando descobre, ela tem a resposta para suas dúvidas, mas muitas outras surgem.
Os Outros são extremamente cruéis e estão tirando a humanidade das pessoas, obrigando-as a matar e a fazer escolhas difíceis, o resultado disso é devastador. Mas Cassie, Zumbi, Especialista e Sam não vão deixar que os alienígenas ganhem essa guerra tão facilmente. Vão lutar até o fim. Os Outros podem ser mais fortes e mais evoluídos, mas a raça humana ainda conta com um fator a seu favor, um detalhe que nenhum algoritmo poderia prever e explicar e isso vai deixar os Outros em cheque.
“Mas eles não sabiam que tinham que contar com um pequeno detalhe. Eles não tinham resposta para ele porque ele não tem resposta. Ele nem mesmo é uma pergunta.”
Seguindo seus extintos, Cassie se manteve a salvo e confiando neles novamente ela vai tentar a qualquer custo salvar as pessoas que ainda estão vivas. Ela não pode fazer sozinha e vai precisar da ajuda de Especialista para pôr em prática um plano altamente perigoso. Mas como vencer um inimigo que sabe o que você pensa e como você age? A resposta para essa pergunta vai além do que as duas poderiam imaginar.
Os Outros tiveram muito tempo para destruir os humanos, têm inúmeras opções de acabar com as pessoas sem destruir o planeta e, ainda assim, continuam em um jogo lento e eficaz: roubam nossas lembranças e modificam as nossas mentes; fazem com que nos matemos por achar que qualquer um pode ser o Outro vestido de humano; nos caçam com armas aparentemente frágeis, mas que são letais e para destruí-las é preciso matar e com isso mata-se um pedaço da sua própria humanidade.

O tempo está acabando, o último recurso dos Outros está para acontecer, bombas serão jogas nas cidades. Agora a luta não é mais só contra os Outros, ela é também contra o tempo.
Minha impressão
A trilogia chegou ao final e eu ainda não estava preparada para o que encontrei neste volume. Terminei de ler e fiquei sem ação por alguns minutos, não acreditava que tinha mesmo acabado. O autor conduziu a trama para um final já esperado, porém ele surpreendeu ao colocar outro personagem para protagonizá-lo e tudo o que consegui fazer quando as coisas aconteceram foi pensar: por que, Rick Yancey? Por quê?

Os personagens aprenderam bastante com os últimos acontecimentos, com a sua luta. Quem mais mostra isso é Nugget, ele é só uma criança, foi pego pelos alienígenas e foi treinado para matar, neste volume vemos um pouco mais sobre ele, seus medos, seus traumas e acompanhamos o seu amadurecimento – ainda que seja só uma criança. No livro anterior vimos Especialista crescer dentro da trama e neste último fica claro a sua importância para a história. Cassie, mesmo desenvolvendo um papel essencial, acabou se apagando um pouco.

O autor foi muito ousado ao escrever o desfecho dessa trilogia, todos os livros são muito bons e esse não é diferente, mas o final deixa a sensação de que poderia ter sido de outro jeito... ou do mesmo jeito, mas com outro personagem. Só achei esse volume confuso, algumas partes eu precisei reler para entender.

Se eu recomendo a leitura? Claro, eu amei essa trilogia. O autor nos deixa curiosos logo de cara e a gente fica sem conseguir largar o livro até chegar ao final e quando termina já quer desesperadamente ler o próximo volume. 

Minha nota para o livro

24 comentários:

  1. Uau! Salvar o resta de humanidade nos próprios homens e algo pelo que logo logo estaremos lutando e a vida imitará a arte. Enquanto permitirmos que o egoísmo e a apatia dominem nossos corações nos entregaremos às trevas sufocantes.
    Achei uma ótima sugestão!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  2. Oi, Beatriz! :D
    Eu já tinha ouvido falar muito sobre "A 5ª Onda", mas nunca imaginei que fosse uma série. Achei que era um livro único. É uma pena que este livro tenha parecido confuso para você, mas fiquei extremamente curiosa sobre essa série após sua resenha. Geralmente gosto muito de finais que nos deixam chocados e o fato de você ter mencionado isso já me fez criar teorias aqui sobre o que poderia ser. hahaha Nunca li uma série sobre fim do mundo, mas se eu tiver uma oportunidade com essa por aí, eu acho que leria facilmente. Obrigada pela dica! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. eu ainda não li essa trilogia, mas já assisti o filme e fiquei bem curiosa, e sempre vejo críticas positivas pela história!
    eu amo histórias com alienígenas, e faz tempo que não leio algo do tipo, sua dica chegou num ótimo momento!
    espero poder ler em breve!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  4. Oi! Estou mega curiosa para ler a trilogia. Por enquanto, só vi o filme, e não gostei tanto assim, mas pelas resenhas acho que vou gostar dos livros. Li alguns cometários que o autor meio que se perdeu um pouco mais pro fim da história, mas acredito que não vai ser de tudo ruim. Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  5. Lembro que senti vontade de jogar o livro na parede quando finalizei ahuhauhauh
    Foi dificil aceitar esse final, por mais que eu ja estivesse esperando aqui, sabe? Porém amei... amei e chorei porque chegou ao fim hahahah

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Eu não li o primeiro livro, e confesso que tive uma pequena vontade de ler esse livro, no inicio mais a minha vontade passou, essa trilogia não desperta mais o meu interesse

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas achei bem interessante, vou procurar por ele e dependendo coloco na minha listinha literária obrigada pela dica! Resenhas ajudam muito na hora de escolher por um livro ou de conhecer novos

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei muito do primeiro livro, a história em si é muito interessante, mas a narrativa do autor não me deixou com AQUELA empolgação pelo segundo livro, sabe? Pretendo continuar a trilogia, mas ainda não sei quando... Que coisa saber que esse livro está um pouco confuso, pelo jeito o autor se perdeu um pouco no caminho...
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Beatriz, tudo bem? Eu assisti o filme que foi lançado sobre a "5º Onda" ano passado com alguns colegas de faculdade e, confesso que odiei a história! Pelo menos no filme tudo ficou muito desconexo e com várias coisas acontecendo ao mesmo tempo.

    Inicialmente, eu não sabia que esse filme tinha um livro mas, pesquisando um pouco no google encontrei algumas resenhas, fiquei até empolgada em realizar a leitura do livro e vendo a nota que você deu e lendo a sua resenha, estou com vontade de conhecê-lo. Fiquei triste em saber que o final do livro é tão confuso, porque quando chegamos ao final de uma trilogia que estamos amando queremos muito que tudo acabe bem e que o autor retire todas as nossas dúvidas.

    Bom, obrigada pela dica e espero que o filme não tenha continuação..rs!
    Beijos e Abraços Vivi
    https://resenhasdaviviane.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? tenho grandes curiosidades com a obra justamente por ler suas resenhas no blog. Pena que algumas partes ficaram confusas nesse terceiro volume, porém pelo que você diz ainda vale a pena realizar a leitura da trilogia. Estou bem curiosa com o que vou encontrar e espero me encantar assim como você Adorei as fotos e a resenha <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Já ouvi falar dessa série, tem até o filme do primeiro livro né!? (Ainda não vi) mas até agora não consegui ler.
    Foi ótimo conferir suas impressões sobre esse livro de conclusão da trilogia. Pode deixar que assimque tiver oportunidade irei ler essa Distopia. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Bia, sua linda, tudo bem?
    OMG!!! Eu vi o filme que adaptou o primeiro livro da trilogia e já amei, então, imagina o que sentirei lendo os livros? E esse final que você comentou? Estou me rasgando aqui para saber o que foi que o autor fez. Realmente, controlar os humanos para que eles matem uns aos outros é muito difícil. Estou louca para ler. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Beatriz.
    Eu adoro uma boa história com alienígenas e estava mesmo esperando para saber se esse último livro fecharia a trilogia com chave de ouro ou não! Agora já posso pensar em me arriscar com essa história!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  14. Oi, Beatriz! Conheço a trilogia, mas nunca a li. Não faz muito o meu gênero de leitura, mas sempre escuto elogios a ela, vários amigos meus leram e curtiram a leitura como você. Acho que gente nunca está preparado para terminar um trilogia ou série né? Acho massa o autor ter te surpreendido, mesmo vc tendo ficado com aquela sensação de que podia ser diferente, acho que essa é a magia do mundo dos livros!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Bea, tudo bem?
    Eu lembro que li a resenha do primeiro livro aqui e, confesso, estava com medo de ler essa também, mas como sei que você não dá spoiler, fui na cara e na coragem. Talvez tenha sido pior, porque agora eu estou mais ansiosa do que antes! Eu lembro que assisti ao filme, mas não cheguei a ler o livro e sou curiosa quanto a essa trilogia já tem um tempo. Bem, tudo o que posso dizer é que sua resenha me deixou ainda mais e eu espero conseguir ler em breve também!
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Olá, Beatriz!

    Fico feliz que você tenha apreciado tanto a leitura da trilogia, mas eu não fiquei muito interessada. Além de não curtir muito ficção científica e tramas apocalípticas (até gosto, mas depende muito da história), não gosto do clichê de mostrar alienígenas como seres do mal que querem acabar com a humanidade.rsrs Isso é muito batido, na minha opinião. Eu não sei se existe vida fora da Terra, mas é bem possível que sim. Seria muito egocentrismo acreditar que somos os únicos "privilegiados" no Universo inteiro. Todavia, se eles existem por que não podem ser melhor que nós, em todos os aspectos? Por que as pessoas gostam tanto de mostrar extraterrestres como "monstros"? Imagino que o autor tenha sim criado uma trama original, mas baseando-se num clichê que me irrita um pouco, confesso.rsrs Por isso, dispenso a leitura.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Oi Beatriz, acabei que não comecei a ler a trilogia ainda, apesar do livro 1 ter me chamado tanta atenção. Mas agora que a trilogia foi finalizada, quem sabe minha empolgação volte.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom?
    Não conhecia a trilogia, mas achei bem interessante a premissa desse último livro e curti muito saber o quanto você gostou e que recomenda a leitura da mesma. Apesar das ressalvas em relação as partes confusas que as vezes precisamos reler, fiquei bem curiosa e já anotei a dica. Ótima resenha ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá Beatriz, eu morro de curiosidade de ler essa trilogia e pelos seus comentários esse último livro esta com um enredo bem bacana e um final que mesmo previsível consegue trazer algumas surpresas *-* Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  20. Oi Beatriz,
    Não li a resenha pra não pegar spoilers dos livros. Fiquei sabendo dessa trilogia com o lançamento da adaptação cinematográfica do primeiro livro (A 5ª Onda). O filme foi mais ou menos, mas fiquei intrigado pela premissa. Quero ler logo os livros. Valeu pela lembrança.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  21. Oii tudo bem??

    Vejo muita gente falando bem desse livro, me arrisquei no filme e odiei, desde então tenho receio em ler.
    Ver seu comentário sobre a serie me da uma pontinha de esperança que possa ser bom e que devo ler.
    Então espero poder dar uma chance em breve.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  22. Oi Bia, eu comecei a ler esta série, mas abandonei no meio do primeiro livor. Não funcionou par amim. Fiquei confusa em você falar na resenha que o final poderia ter sido diferente... agora estou cheia de curiosidade para saber o final... rs
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá, Beatriz.

    Percebi que ficou confusa com o desfecho finalizado, mas que gostou da trilogia. Realmente falam super bem dela, e sua resenha me deixou curiosa para conhecer Os Outros, eles parecem ser bem cruéis com a humanidade, e esse lance de ir a destruindo lentamente só confirma mais ainda isso!

    ResponderExcluir
  24. Oiii
    Eu amei a triologia, romance ,aventura,ação...
    Mais o ultimo livro não gostei,pq ela tinha que morrer? Pq ele sobreviveu sozinho sem ela.ah odiei isso ,gosto de final feliz...

    ResponderExcluir