[Resenha] Sob Águas Escuras

7 de junho de 2018

Título: Sob Águas Escuras
Autor: Robert Bryndza
Editora: Gutenberg
Páginas: 320
Ano: 2018
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora


Sinopse: Quando a Detetive Erika Foster vasculha, com sua equipe, um lago artificial nos arredores de Londres em busca de uma valiosa pista de um caso de narcóticos, ela encontra muito mais do que eles estavam procurando.

Do fundo do lago são recuperados dois pacotes: um deles contém 4 milhões de libras em heroína. O outro… o esqueleto de uma criança.

Os restos mortais são de Jessica Collins, uma garota desaparecida há 26 anos e que foi a principal manchete de todos os noticiários da época.

Erika, então, precisa revirar o passado e desenterrar os traumas da família Collins para descobrir mais sobre o trabalho de Amanda Baker, a detetive original do caso – uma mulher torturada pelo seu fracasso na busca por Jessica.

Muitos mistérios envolvem esse crime, e alguém que não quer que o caso seja resolvido fará de tudo para impedir que Erika Foster descubra a verdade.

O autor de A Garota No Gelo e Uma Sombra Na Escuridão nos presenteia com outra eletrizante aventura da Detetive Erika Foster.

Resenha
Uma criança desapareceu há 26 anos e o caso jamais foi solucionado, a detetive que fez as investigações se afundou no alcoolismo e nunca conseguiu esquecer da menininha desaparecida. Foram semanas de trabalho árduo para tentar encontrar Jessica Collins e descobrir o que teria acontecido a ela, foram dias desgastantes e a família se desmoronava pela perda de Jessica. Eles nunca mais foram os mesmos. Nem Amanda Baker (a Detetive da época).

Anos depois, a Detetive Erika Foster não esperava se ver dentro de um caso histórico com todo esse peso, ela estava - juntamente com a sua equipe - vasculhando o lago artificial de uma pedreira em busca de provas para incriminar um traficante de drogas, foi quando a equipe, além de encontrar a droga, encontrou também os restos mortais de Jessica.
A Detetive Erika não estava trabalhando na equipe de investigação criminal, ela havia sido transferida para a equipe de narcotráfico, mas encontrar o esqueleto de Jessica mexeu com seus instintos e ela pediu para estar à frente do caso. Erika precisa estudar todos os arquivos antigos e procurar a detetive que deu inicio às investigações para se inteirar do caso.

Amanda Baker teve seu psicológico completamente abalado, ela era a responsável por atender mulheres vítimas de estupro e dava total apoio a elas, mas isso lhe custou um preço alto, sua própria saúde. Ela estava prestes a sair de licença quando teve que assumir o caso do desaparecimento de Jessica e o que enfrentou depois disso tirou o que ainda lhe restava de forças para lutar.
No final da rua onde a família de Jessica morava funcionava uma casa de reinserção social para criminosos sexuais condenados, o local não era de conhecimento público e somente foi revelado com o desaparecimento da menina. Um dos residentes foi o principal suspeito, havia fotos e vídeos de Jessica no quarto de Trevor Marksman e ele foi visto rondando a casa dela. Trevor foi preso e interrogado, mas por falta de provas foi liberado.

É esse o caso que Erika Foster precisa solucionar - mais de vinte e seis anos depois. Erika analisa cada detalhe da investigação anterior, ela percebe as coisas por outro ângulo e novos suspeitos são identificados, porém tudo fica muito difícil depois de tanto tempo, provas podem ter sido destruídas, os restos mortais de Jessica não podem revelar muito e a família dela parece esconder algo.
Minha impressão
Robert Bryndza simplesmente arrasa! Sob Águas Escuras é um livro completamente intrigante, não tem como parar de ler até terminar. Página por página o autor vai nos instigando, solta algumas informações e nos deixa ansiosos para descobrir mais. Uma obra perturbadora, que mexe com o psicológico do leitor.

A trama aborda um assunto muito difícil, a pedofilia. Mas, antes de continuar, quero deixar claro que o autor em momento algum escreveu alguma cena com detalhes sobre abuso sexual, apenas passa a informação sobre os pedófilos. Robert Bryndza construiu personagens complexos e os inseriu perfeitamente à trama.

O livro é muito bem desenvolvido e nos envolve ao longo da leitura. O final é realmente surpreendente, o autor até nos deixa alguns indícios aqui e ali, dá para ir percebendo coisas estranhas, mas eu confesso que não levantei essa hipótese até ele nos entregar pouco antes da revelação final.

Minha nota para o livro

10 comentários:

  1. Me parece que a Editora fez um excelente trabalho de edição de capa.
    Eu simplesmente amei tanto a capa da frente como a de fundo.
    A história é bem diferente e original. Gosto disso!
    Fiquei completamente curiosa com o mistério que o livro traz.
    Livros de mistério me remetem a minha infância, portanto, eu os leio com mais avidez e felicidade, enfim... Adorei a dica!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Li há pouco tempo este livro e nunca tinha lido nada do autor. Gostei do caso e de toda investigação da história mas não curti tanto a Erika... ela era uma personagem que não me agradou muito. Achei que o autor pegou bem leve no nível de violência e nas cenas do tipo, ao menos pra esse gênero.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  3. Oiii Bia

    Eu li o primeiro livro dessa série e gostei demais, me surpreendeu e a protagonista é maravilhosa, achei ela forte e ao mesmo tempo muito humana. Ainda tenho o segundo pendente aqui pra ler, mas quero em breve conferir Sob Águas Escuras tb

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada desse autor, porém, sempre vejo muitos elogios para a escrita dele e parece que ele acertou mais uma vez. Não sou muito de ler thrillers, mas esse tem um enredo interessante e parece ser uma leitura muito envolvente. Gostei de saber que não há nenhum cena de abuso detalhada no livro, pois acho que isso seria algo muito perturbador de se ler.
    Adorei sua resenha e vou anotar a dica. Acho que esse livro deve ser uma boa oportunidade para eu começar a conhecer a escrita do autor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Tenho uma amiga que ama este autor e já me indicou a leitura dos livros dele. Confesso que não sou muito fã, até gosto de ler as vezes, mas este tipo de livro me deixa muito tensa e não gosto de ficar assim enquanto leio. Amei sua resenha e acredito mesmo que o livro é bom, mas ainda não decidi se e quando vou ler!
    http://colecionandoromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Adoro livros do gênero e esse parece ser realemnte muito instigante. Já me imagino criando várias teorias durante a leitura, adoro isso. Espero ser também ficar surpresa com o desfecho. E adoro também ser algo que aconteceu muito tempo antes.
    Com certeza pretendo ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Bia, assim como você eu sou fã desse gênero, esse livro está na minha lista de compras há algum tempo mas, eu estava esperando um ânimo maior para comprá-lo e o preço baixar um pouco também...kk
    Acho maravilhoso quando um autor consegue prender a nossa atenção escrevendo sobre um assunto complicado como pedofilia, ainda melhor quando não descreve cenas "impróprias" ou "desnecessárias" digo isso porque sou uma leitora muito visual, costumo imaginar tudo enquanto estou lendo e não acho agradável imaginar essas cenas terríveis.
    Amei a sua resenha, era desse animo que eu precisava para comprar o livro!

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  8. Pelo visto o tipo de livro que eu gosto e que me faz varar a noite lendo. Acho que o enredo vai me manter tensa, por conta da pedofilia, mesmo assim, ela já está na lista para leitura.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Tudo bom?
    Amo livros bem estruturados e com esse clima de suspense, tendo que desvendar os crimes.
    Imagino como essa leitura deve ter sido viciante.
    Nunca li nada do autor é estou vendo que estou perdendo por isso.
    Sua resenha esta bem instigante, parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá eu amo livros assim que tenha uma investigação e um suspense e eu preciso ler esse livro assim como os dois primeiros pois sei que vou amar esse livro e fiquei curiosa para saber mais sobre essa investigação dica anotada

    ResponderExcluir