[Resenha] Depois Daquela Montanha

21 de novembro de 2016

Título: Depois Daquela Montanha
Autor: Charles Martin
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Ano: 2016
Skoob: Adicione
*Cortesia da editora


Uma tempestade forte e um trágico acidente de avião. Duas pessoas isoladas no meio do nada, em condições críticas e sem qualquer chance de pedir socorro. Depois Daquela Montanha é uma trama emocionante e com um final surpreendente. Continue lendo e saiba mais sobre a obra.
O Doutor Ben Payne está tentando voltar para casa, ele tem cirurgias para realizar em poucas horas e não pode se atrasar. Mas o aeroporto está um caos, do lado de fora, uma forte tempestade castiga a região e os voos estão todos atrasados. Ben é casado há quinze anos com Rachel, uma mulher capaz de enxergar o que ele tem de melhor e fazê-lo transmitir isso aos seus pacientes, aonde ele vai, carrega consigo um gravador para poder contar à esposa como foi o seu dia, assim eles podem ficar juntos mesmo estando afastados.

Ashley Knox está com o seu casamento marcado para algumas horas e tenta voltar para o seu noivo. Ela é uma colunista de revistas femininas, mas também pratica tae kwon do. Ao procurar uma tomada para carregar o seu notebook ela conhece Ben, que estava usando uma tomada dupla e os dois a dividem. Eles conversam um pouco e contam o motivo de precisarem chegar em casa rápido. Logo todos os passageiros são chamados e eles embarcam. Mas o clima não está favorável e o voo não pode acontecer.
Ben vai até o aeroporto particular e tenta encontrar alguém que o leve para fora dali, para que ele possa pegar um voo noturno em Dever e embarcar para casa. Depois de alguma insistência, ele consegue um piloto e se lembra da jovem que conheceu, lembra que ela precisa chegar a tempo do próprio casamento e decide ajudar. Ashley nem pensou em recusar a proposta e aceitou a ajuda. O único problema é que nenhum dos dois avisou a mudança de planos para alguém.

O avião é pequeno mas bem equipado e Grover é um piloto experiente, além dos três, o cachorro do piloto também embarca e os fará companhia. Mas algo dá errado durante a viagem e o avião começa a cair, são muitos giros e cambalhotas, o chão se aproxima e em seus últimos momentos, Grover consegue pousar mas a situação não é nada boa.
Após a queda do avião, Ben acorda ainda meio desorientando mas consegue entender que eles sofreram um acidente, percebe que Ashley se feriu gravemente e que o piloto morreu. A sua grande vantagem é ser cirurgião e atuar na emergência, o que lhe deu muita experiência. Ele também se feriu mas sua companheira de viagem está em um pior estado e ele lhe dá preferência, então improvisa com o que tem disponível ao seu redor. Além de um excelente profissional, Ben está acostumado com escaladas e uma vida mais aventureira, ele é um homem precavido e leva na mochila alguns itens indispensáveis, que agora serão essenciais para a sobrevivência.

Ben precisa imobilizar Ashley e mantê-la aquecida, mesmo tendo se ferido na queda e estar sentindo muitas dores, ele precisa ser forte pelos dois já que ela não poderá andar pelos próximos dias. Como ninguém sabia sobre essa viagem, os dois estão isolados no meio do nada, feridos e com poucos suprimentos. O que eles dois vão enfrentar é assustador, a todo o momento são assolados pela possibilidade de morrem, a falta de alimento é grande, Ashley precisa urgentemente de cuidados especiais, Ben ignora suas próprias dores para poder mantê-la viva e além das dificuldades diárias que surgem ainda precisam encontrar um meio de serem resgatados.
Minha impressão
Esse livro é lindo e o final é surpreendente, eu já estava emocionada, essa história toda é muito emocionante, ver a luta pela vida e a esperança deles conseguirem se salvar, mas nada foi comparado ao final. É realmente muito lindo!

Quem narra os acontecimentos é o Ben e em alguns capítulos somos levados ao seu passado, vemos como foi a sua infância, como conheceu a sua esposa, como se casaram e como a gravidez dela teve uma complicação. Tudo isso, acompanhamos enquanto ele "conversa com ela". A prática de falar com o gravador é uma espécie de escape para ele, antes do acidente era uma maneira deles ficarem juntos, mas naqueles dias de isolamento e agonia Ben desabafava com a esposa. Antes de entrar no avião, ele recebe uma mensagem de voz da esposa e no decorrer das páginas vemos que eles haviam brigado mas que ele está profundamente arrependido. Durante toda a leitura eu ficava imaginando o momento em que eles seriam salvos e o Ben poderia voltar para a esposa, em momento algum é revelado o motivo da briga mas tudo tem um propósito e no final é que vamos entender, não apenas a verdadeira situação, mas algumas mensagens que vemos nas entrelinhas. 

Ashley depende do Ben para tudo, o que a deixa constrangida na maior parte do tempo, mas ele está ali como um profissional, ainda que praticamente na mesma situação que ela. A afinidade que eles criam é grande, Ben cuida dela e ela tenta entender o que aconteceu com ele, tenta ajudá-lo a superar e a voltar para a esposa quando estiverem salvos, mas ele é muito reservado. 

Eu tenho que parar antes que revele alguma coisa mas digo que é um livro que merece ser lido, daqueles que a gente quer indicar para todo mundo e que vamos sempre lembrar da história. Ah, tenho uma novidade para contar, o livro vai ganhar uma adaptação cinematográfica e vamos ter um filme em 2017!!!! Estou super ansiosa para assistir, sério, a leitura nos passa a impressão de que ver um filme sobre aquilo tudo seria perfeito e já imagino as lágrimas no cinema. Quem vai interpretar a Ashley é a Kate Winslet (do Titanic, não poderia ter sido outra!) e o Ben será interpretado pelo Idris Elba (de Mandela). 

Minha nota para o livro

19 comentários:

  1. Ola
    Eu estou curiosa para fazer essa leitura, especialmente porque ja li otimos comentários a respeito. Imagino mesmo que seja uma história linda, ainda mais por envolver questões de superação humana diante de tantas limitações e problemas no caminho. Acho que nesse caso é impossível nao criar uma boa afinidade né.. estou bem curiosa quanto ao desenvolvimento dos personagens e espero ler em breve.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Beatriz! Já conhecia a premissa desse livro e já tinha lido outras resenhas dele antes, mas achei muito bom ler suas impressões sobre ele. Tem gente que achou o livro muito monótono, diferente de você, que declarou o final como surpreendente e, isso chamou minha atenção. Achei a sinopse dessa obra muito instigante e acredito que durante a leitura deve ser magnífico ver a forma que os personagens lidam com a situação, enfrentam seus medos, tentam se manter calmos e vivos. Beijos.

    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas achei a capa o máximo, devo dizer!! :) ahah Que bom que gostaste assim tanto do livro, ao ponto de o favoritares! :)

    Bem, eu quero ler, e não sabia da existência (futura) do filme que adptara este livro, e já no próximo ano!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Bia!
    Preciso desse livro para ontem, tem como? Senti os olhos marejados só de sua resenha, fazer a leitura completa deve ser fascinante.
    Essa luta por sobrevivencia é algo que sempre me marca. Achei interessante conhecermos, inclusive, umas partes do passado do narrador.
    Vou tentar comprar para ontem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia, eu tinha visto esse livro no catálogo da arqueiro já e só pela capa tinha despertado minha curiosidade para a leitura mas não procurei saber qual era o enredo. Agora lendo sua resenha fiquei surpresa e tenho certeza que deve ser um drama emocionante de se acompanhar mesmo. Fico imaginando a aflição dos dois e se vão conseguir ser resgatados.
    Esse livro já está na minha listinha de leituras.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Desde que vi esse lançamento, fiquei bem curiosa para ler por causa da capa e também da sinopse bem intrigante.
    A premissa do livro é muito interessante e quero muito conferir como tudo aconteceu e como Ben age enquanto ajuda Ashley. Todas as resenhas que vi falam que o final é surpreendente e emocionante e eu já estou roendo as unhas aqui para saber como é.
    Adorei saber suas impressões e fico muito feliz em saber que teremos uma adaptação.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Bea,

    Essa é a segunda resenha que vejo desse livro. Na primeira a pessoa teve uma experiência diferente da sua, mesmo assim disse que valia a pena ler. Então fiquei animada mesmo assim.
    Sua resenha reforça meu interesse em ler esse livro. Acho que ele possui diversos elementos que me agradam em um história mais dramática, então acredito que terei uma experiência tão boa quando a sua foi.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  8. Nossa cada pessoa tem uma experiência diferente com esse livro e fiquei muito feliz em ver a sua. Acho que não vou ler por agora embora queira ver a adaptação no cinema o quanto antes. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Li algumas resenhas negativas sobre esse livro que me desanimaram bastante mas em contraponto a sua conseguiu atiçar a minha curiosidade quando mencionou o desfecho surpreendente pois se tem uma coisa que gosto nos livros são finais que me deixam de boca aberta. A premissa do livro é muito boa e quero muito saber como o autor conduziu os acontecimentos e como se dá a relação dos dois personagens que sofrem o acidente. Parece ser uma história bem tocante e espero fazê-la em breve.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Estou curiosa para ler essa obra e gostei do jeito como os personagens se conhecem. Legal da parte do Ben dar preferência para Ashley por estar mais ferida na queda do avião. Adorei saber que terá adaptação cinematográfica e espero ler até lá!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  11. Isso é novidade para mim não sabia que vem filme por aí. Não sei porque, mas acho que do filme vou gostar mais do que do livro. Acho normal ela ter ficado constrangida em ficar totalmente dependente dele, afinal eles eram estranhos que acabaram de ser conhecer.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá Beatriz =) Adoro livro com final supreendente! A história realmente parece ser emocionante. Já conhecia o livro mais não sabia muita coisa sobre ele, adorei conhecer ele melhor através da sua resenha, além de me apresentar o livro me deixou com vontade de ler. Beijos'

    ResponderExcluir
  13. Oi, Beatriz

    Ontem li uma outra resenha desse livro, mas não foi positiva como a sua. Tinha várias ressalvas. Mas acho a proposta interessante, gosto dessa luta pela sobrevivência, e nem sabia que ia ter uma adaptação. Espero ler até ele ser lançado.

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. hey Beatriz, gostei da sua resenha teve mais detalhes do que a ultima que eu li e as duas juntas me deram ainda mais vontade de conhecer o livro e aguardar ansiosamente pelo filme... Beijos e obrigada!
    ♥♥♥ Amantes de Jane Austen ♥♥♥ | Amantes de Jane Austen no FB

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Tem pouco tempo que li uma resenha sobre esse livro, mas depois de ler a sua fiquei ainda mais encantada pela história. Vou adicionar na minha lista (que só vai crescendo rsrs) para ler. Me parece ser uma história bem marcante.
    Beijos.
    www.salaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie
    Tudo bem?
    Vi uma resenha desse livro em outro blog que acompanho e foi negativa confesso que perdi um pouquinho da vontade porém a sua acendeu de novo a vontade a sinopse me deixa ligada e a historia tem tudo pra ser ótima eu não sabia que o livro ia pras telonas e agora preciso ler antes disso.
    OBG pela dica
    BJU
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  17. Oi Beatriz, tudo bem?
    Uau que livro é esse? é impossível deixar passar despercebido depois de tantos elogios assim. Fiquei mega curiosa com a trama, parece ser bem envolvente e com personagens ótimos. Adorei conhecer a obra e saber mais da sua opinião, com certeza irei adquirir em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  18. Tão feliz com essa dica!
    Quero esse livro na minha vida!

    ResponderExcluir
  19. Em geral, a história é muito interessante! A obra surpreende por ter um carisma próprio, por respeitar o seu tempo peculiar de desenvolvimento da história e por nos fazer torcer por essas personagens (além disso, tem um cachorro que os acompanha e que também captura nossa atenção e torcida). Mérito de Idris Elba e de Kate Winslet, que estão ótimos juntos. Um grande acerto é o grau dos desafios a serem contornados pelos sobreviventes. O senso de realismo evita que a ação descambe para o exagero e traz verossimilhança à história. Equilibrado, Depois daquela montanha dosa bem a trama de sobrevivência e o romance e oferece um agradável entretenimento ao longo de suas quase duas horas de duração.

    ResponderExcluir