[Resenha] Três Semanas com Meu Irmão

2 de julho de 2015

DE NICHOLAS SPARKS E MICAH SPARKS


Título: Três semanas com meu irmão
Autor: Nicholas Sparks e Micah Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 320
Ano: 2015






Três semanas com meu irmão nos leva para dentro do universo de um escritor, aqui podemos acompanhar a vida de Nicholas desde sua infância até os dias atribulados que antecedem sua viagem com Micah, como fã do autor passei a admirá-lo ainda mais ao terminar essa leitura, o livro mostra a realidade de sua vida e como surgiram seus primeiros livros (até mesmo os livros não publicados). Garanto boas risadas e momentos de reflexão, o livro é rico em detalhes e nos mostra como a sua vida refletiu em seus romances, para quem já leu qualquer livro de Nicholas sabe quão sentimentais e profundos eles são, hoje posso entender o motivo! 




O livro já começa mostrando o situação caótica em que a casa/vida de Nicholas se encontra, tendo 5 filhos e um romance precisando ser entregue com um prazo apertado o autor conta como vem se dividindo entre a família e o trabalho, segundo o autor: " Ficar um tempo em nossa casa deixaria qualquer um exausto",além de seus filhos terem "muita energia" a cada instante do dia surgem novas tarefas, quem tem filho sabe (multiplica por 5 !!!). Seu livro Noites de Tormenta não estava fluindo da maneira como ele desejava e seu humor não era dos melhores, um dia enquanto avalia a correspondência ele percebe um panfleto que promete uma viagem dos sonhos, seriam três semanas viajando ao redor do mundo! o roteiro da viagem passa por lugar exóticos e inusitados e por diversos pontos turísticos bastante conhecidos.

Mas naquele momento para ele essa viagem era um sonho distante, como poderia passar três semanas ausente? simplesmente estava fora de cogitação. Mas à medida que os dias se passavam ele não conseguia esquecer a viagem e depois de uma conversa com Cathy (sua esposa), ele decide ir e convida Micah para ir com ele. Essa viagem seria um escape de sua rotina mas também uma oportunidade de passar mais tempo com o irmão.



A partir daí acompanhamos a infância do autor, seus pais se casaram muito jovens e tiveram 3 filhos inesperados, a vida da família foi bem difícil pois eles tinham uma situação financeira limitada e moravam afastados da cidade, embora tenham se mudado com muita frequência em busca de algo melhor e que coubesse dentro do orçamento. Micah por ser o mais velho aprendeu logo cedo a ajudar sua mãe, com 3 anos ele cuidava dos irmãos mais novos da maneira que podia, mas apesar de toda a dificuldade que enfrentavam sempre foram unidos.


As brincadeiras de infância entre os irmãos e as peraltices me renderam boas gargalhadas, Micah e Nicholas aprontavam bastante quando eram pequenos, Dana (irmã mais nova) não fica de fora, mas a menina era um doce, os três se divertiam com o que tinham, brinquedos novos era muito raro e pouco saiam de casa, mas isso não era motivo para que ficassem amuados.


Nicholas se casa e quando a vida parece se ajeitar surge uma tragédia após a outra e seus casamento se torna um porto seguro, sua esposa fica ao seu lado em cada dificuldade e nos braços de Micah ele encontra conforto. A maneira como o livro descreve cada perda dos membros da família Sparks é tocante, não vou contar detalhes mas são momentos em que o coração se aflige e a leitura fica triste, principalmente por ser uma história real.

Um dos momentos mais difíceis do livro é a luta de Dana pela vida e inspirado na irmã Nicholas escreve Um Amor Para Recordar (um livro lindo que me emocionou bastante e que tem um filme), porém Dana jamais leu o livro pois não queria saber o final. Outro momento marcante é quando Nicholas e Cathy descobrem que o filho Ryan sofre com algum transtorno que médico algum sabe dizer ao certo o que é, uns dizem que é autismo e outros dizem ser distúrbio auditivo, eles procuram vários médicos em busca de respostas mas nunca chegaram a tê-las. Novamente ele se inspira na família e tempos depois escreve O Resgate.

Enquanto Ryan passa por vários exames, mais um acidente acontece e Nicholas perde outro membro da família faltando um mês para a publicação de Diário de uma paixão e incentivado pela família ele sai em turnê para divulgação do livro.



Três semanas com meu irmão não é apenas um relato da infância e das perdas, o livro mostra o roteiro que eles seguiram na viagem e nos dá uma verdadeira aula de história, são lugares maravilhosos e para nosso deleite ele nos conta detalhes sobre cada um, nos deixando curiosos! Micah e Nicholas fizeram a tão esperada viagem e as folhas desse livros estão repletas com fotografias e em cada capítulo podemos conhecer os lugares visitados por eles, são detalhes que fascinam!



"O que você quer e o que você tem costumam ser duas coisas completamente diferentes"

Segundo Nicholas Sparks o livro é "a história de duas viagens: uma, que nos fez conhecer lugares exóticos ao redor do mundo, e a outra, a viagem de uma vida inteira que nos tornou melhores amigos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário