[Resenha] Uma Longa Jornada

18 de maio de 2015

DE NICHOLAS SPARKS


Então... primeiro eu preciso admitir que criei muita expectativa com esse livro, talvez isso tenha me atrapalhado um pouco, li tantas resenhas e escutei tantas pessoas falando bem dele, mas pra mim foi apenas um bom livro! sem dúvida uma história de amor bonita,  uma não,duas, mas que não me conquistaram tanto quanto achei que conquistariam. Vamos à resenha:
Uma Longa Jornada nos traz duas histórias de amor que acontecem em épocas diferentes e que são muito semelhantes, Ira Levinson e Ruth e Sophia Danko e luke Collins. Ira está com 91 anos, com problemas de saúde e sofre com a perda sua esposa há 9 anos, ele sofre um acidente de carro grave, já debilitado pela saúde ele fica preso ao carro, sem comida e sem água, sem qualquer ajuda, começa a se entregar sabendo que seu fim está próximo, mas então a imagem de Ruth surge e ele se agarra à ela para poder se manter firme, enquanto relembra seus momentos juntos ele espera por ajuda, o amor deles sem dúvidas foi muito bonito e intenso, mas essas lembranças misturadas à alucinação de Ruth ao seu lado, não me agradaram, as histórias do passado dele são sim bonitas, mas o fato de ele acreditar mesmo estar falando com a esposa morta há 9 anos não foi tão atrativa.
Outra história começa, paralela com a de Ira, o jovem casal Sophia e Luke, Sophia é estudante de arte e saiu de um relacionamento ruim, convencida pela amiga Marcia, tive raiva dele quase todo o livro, ela vai à um rodeio e lá conhece Luke, o caubói que venceu a competição, à noite enquanto o ex-namorado parte para assediá-la Luke aparece e a salva, gerando um ódio no ex. Nascia ali um amor que os dos não imaginariam, eles passam a ficar algum tempo juntos, gostam da companhia um do outro e das boas conversas juntos, mas depois de um tempo logo percebem o que está acontecendo, eles descobrem o amor!
Começamos a leitura sob a visão de Ira e os seguintes acontecem em terceira pessoa e acompanhamos a história com o ponto de vista de Sophia e Luke, as duas histórias são bonitas, mas quando chegam as partes em que Ira narra são as partes que não me conquistaram, o amor dele por Ruth é lindo e ele revive cada momento ao lado dela, mas acho a descrita lenta e cansativa, não consegui me prender ao romance deles, por outro lado o romance do jovem casal também fica intenso, à medida que vão se conhecendo e o amor vai crescendo vão fiando mais intensos, não digo que fique uma leitura hot, isso não acontece, mas dá pra sentir mais a sintonia entre eles.
Acompanhamos então esse desenvolvimento, todas as dificuldades que Luke tem para manter a fazenda com sua mãe, eles estão prestes à perdê-la,  as dificuldades de Sophia em ficar por perto quando terminar a faculdade, mas principalmente a dificuldade que eles precisam superar para o amor deles dar certo, eles vivem em mundos diferentes, ele um caubói com a vida de fazenda e ela uma universitária com uma vida de garota da cidade, apesar de cada um ter seu próprio conflito, ainda surge um segredo que pode abalar esse romance, mas o amor sempre vence, certo? talvez, mas quando isso coloca em risco o que eles vinham construindo, pode ser fatal.
Mas o melhor do livro está no final, como sempre, a maneira que essas duas histórias se cruzam é incrível, somente no final pude começar a gostar mais de Ira e Ruth, mas bem no final, digo uma coisa à vocês esperem pelas últimas páginas, fortes emoções acontecem! por ora vou deixá-los com a dúvida, posso dizer também que esperem pelo leilão!!! pronto falei de mais, pensando bem.. não falei não, vocês só vão entender quando chegar a hora!
Pra quem não se encantou tanto com o livro até que falei muito, mas como eu disse, eu havia criado muita expectativa com ele, só por isso! Uma Longa Jornada é um bom livro, apaixonante e simples, com duas histórias de um amor verdadeiro, puro e intenso, vale a pena ler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário