Você sabia que nem toda poesia fala sobre amor e as belezas da vida? Algumas delas podem ser mórbidas e nos proporcionam uma viagem ao sombrio e ao sobrenatural, que é o caso desta antologia.
Na obra, encontramos leituras que transitam entre o mórbido e melancólico, o fantástico e o destino aterrorizante. Goethe é um dos maiores nomes da literatura alemã, e o tradutor Renato Aparecido Rodrigues fez um excelente trabalho de curadoria ao selecionar cuidadosamente as poesias para esta antologia, nos entregando uma obra de qualidade.
O autor narra histórias fascinantes em suas baladas (poemas narrativos) e desperta o nosso interesse a cada estrofe. Ele também faz o uso de muitas metáforas e analogias que brincam com o nosso imaginário e nos fazem refletir. Ler poesias clássicas é um desafio, porém, um desafio extremamente prazeroso que exercita o nosso cérebro.
Lendas, elementos fantásticos, contemplação de crânios, e até mesmo o triste e agonizante fim de uma mosca nos conduzem a uma experiência única de leitura. Quem gosta de sair do óbvio e se aventurar por novas possibilidades pode se surpreender com esta antologia.
E dois detalhes que tornam essa edição ainda mais especial, e que são características já tão marcantes do tradutor Renato, são o cuidado dele em deixar o texto bilíngue, permitindo uma leitura mais imersiva, e a inclusão de ilustrações belíssimas que expressam maravilhosamente bem as histórias.
Ler essa antologia foi um desafio, mas também uma experiência enriquecedora. Alguns poemas me impactaram e me deixaram pensativa, outros trouxeram uma tristeza pelos acontecimentos e desfechos das histórias, e houve aqueles que me surpreenderam pela forma como Goethe cria descrições tão vívidas e intensas, que conseguimos visualizar os cenários como se estivéssemos lá.
Leitura recomendada!
/Pu bli

Olá! Muito interessante a leitura, com certeza vou dar uma conferida. Quando nos referimos a poesia pensamos em amor, mas a poesia é uma forma profunda de expressão, achei incrível abordar assuntos fora do comum. Bom pra exercitar a mente!
ResponderExcluir