[Resenha] O homem de palha

17 de março de 2025

Título: O homem de palha || Autor: Pablo Zorzi

Editora: Astral Cultural || Páginas 478 || Ano: 2022

Resenha

Um serial killer vem amedrontando os moradores do Alasca, seus crimes são brutais, marcados pela violência extrema e agonia. As vítimas? Mulheres grávidas. Ele as sequestra, tortura, arranca seus bebês e depois as empalha. Mas isso é o que a polícia acredita, a verdade... a verdade está longe disso.

Quando o corpo de uma mulher desaparecida há anos é encontrado, todos ficam chocados ao descobrir que ela foi espalhada e que na sua barriga tinha um bebê de palha. Logo a mídia apelida o assassino de Homem de Palha, porém quem sequestrou a jovem e quem a espalhou são criminosos diferentes.

O sequestrador fica enraivecido por ter alguém roubando sua glória, quer pegar o usurpador a qualquer custo, mas antes disso precisa fazer seu próprio nome. Então ele entra em um sequestro atrás do outro, só mulheres grávidas, e arranca os bebês de forma bárbara. Depois de extrair as crianças, os corpos das mulheres perdem a serventia para ele.

E, então, entra em cena o Homem de Palha. O sequestrador não sabe como o empalhador descobre onde ele desova os corpos, pensa estar sendo vigiado. Mas o outro continua roubando a atenção que deveria ser sua, aumentando a sua raiva cada vez mais.

Gustavo e Allegra são os investigadores designados para o caso e quanto mais investigam, mas eles têm a certeza de que o criminoso está brincando com a polícia. Muitas pistas não se encaixam, faltam peças no quebra-cabeça e parecem ter duas imagens se formando com as pistas já encontradas.

Para piorar a situação, Gustavo se vê revivendo um passado doloroso e confrontando seus traumas. Há sete anos a sua esposa foi encontrada morta, e agora esses crimes o obrigam a olhar para trás. Talvez seja preciso investigar a sua própria história para entender a ligação entre todos esses crimes atuais, o Homem de Palha deixou claro que Gustavo precisa aprender a fazer as perguntas certas se realmente quiser respostas.

Minha impressão

Se você gosta de um suspense repleto de segredos e com uma investigação eletrizante, então precisa ler O homem de palha.

Eu comecei a ler cheia de expectativas e não me frustrei, a leitura é viciante desde o começo e as cenas mais pesadas são detalhadas, é possível visualizar tudo claramente, do jeitinho que eu gosto. A escrita do autor nos leva para dentro da história, nos envolve, nos conquista e nos intriga a cada capítulo. 

Eu gostei de ter a perspectiva do assassino, podemos entrar na sua mente doentia e acompanhar seus pensamentos enquanto planeja os crimes, vê-lo em ação, e por mais que saibamos que as mulheres estão fadadas a uma morte lenta, dolorosa e terrível, é impossível não desejar desesperadamente que elas consigam se salvar.

O investigador Gustavo não sabe o porquê de o Homem de Palha estar em seu encalço, deveria ser o contrário, mas o assassino está sempre muitos passos à frente da polícia. Começando por serem criminosos diferentes, a polícia não tem ideia de que quem mata as mulheres e quem as empalha são pessoas diferentes. E isso deixa o assassino furioso, ele quer receber os créditos pelos seus crimes e o outro continua roubando a sua fama.

Embora tenha sido uma ótima leitura, duas situações me deixaram chateada, mas isso só porque eu desejava algo diferente. A primeira delas foi a esperança se esvaindo no final do livro (quem leu vai entender) e a segunda foi o desfecho do assassino. Eu consigo entender que o seu ego jamais deixaria que ele ficasse indiferente à descoberta que fez, sua vaidade unida à mente doente não poderia resultar em algo diferente. Mas, ainda assim, eu gostaria que o final fosse outro.

O Homem de Palha é uma leitura cheia de mistérios que vão sendo revelados aos poucos e nos pegam de surpresa. Um livro que gostei bastante e recomendo.

💬 Já leram esse livro ou ficaram curiosos com a leitura? 

Um comentário:

  1. Eu li esse livro por um projeto de livro viajante que eu participo e foi uma leitura muito envolvente. Eu fiquei mergulhada e, assim como você, amei que temos a visão do assassino, mesmo que seja totalmente derturpada. Nesse estilo, recomendo muito Rosas de Maio.

    Lary’s Life

    ResponderExcluir