[Resenha] A Bastarda

23 de maio de 2023

 

Título: A Bastarda
Autor: Vanessa Gramkow
Editora: Modo
Páginas: 250
Ano: 2021
*Cortesia da autora

Sinopse: Samira é uma jovem comum, que ama muito sua família. Feliz e cheia de boas expectativas, ela vive com simplicidade em Presidente Getúlio/SC. Quando uma tragédia atinge a cidade, Samira descobre o passado misterioso de sua falecida mãe.

Afastada de seus irmãos, ela conhece o legado que lhe foi deixado no reino da Sécia. O que poderia ser um conto de fadas, incluindo um charmoso príncipe, se revela um intenso sofrimento. Forçada a assumir responsabilidades até então desconhecidas, Samira terá de lutar pelo direito de voltar ao Brasil e ao seu lar de origem.

Haveria espaço, nesse caminho difícil, para viver um grande amor?

Resenha
Samira é uma jovem de dezesseis anos que mora com a sua família Em Presidente Getúlio – SC, seu pai é um respeitado capitão do Corpo de Bombeiros e a cidade está passando por um período complicado, a chuva forte vem deixando a todos preocupados. Os irmãos dela também fazem parte da corporação, a família é muito unida e querida na região. Embora tenha todo o amor que precisa, ela não conheceu a mãe, que morreu poucos minutos após seu nascimento.

Sem conhecer o passado da mãe e sem ao menos ter uma foto dela, Samira se contenta com as histórias que o pai conta de como a mãe dela era uma pessoa incrível. A jovem só não esperava que em pouco tempo a sua vida mudaria completamente e ela acabaria descobrindo tudo sobre a mãe e, bem, suas novas obrigações.
A tragédia que todos temiam aconteceu e a cidade sofreu com a catástrofe, em meio a todo esse desespero, Samira é jogada em outro país sem ter a oportunidade de negar e sem poder ter contato com a família. Ela acorda em um lugar estranho, com pessoas estranhas que falam uma língua estranha. Ela foi enviada para um lugar chamado Sécia e descobre que a sua mãe era princesa!

Samira está desolada devido à tragédia que atingiu Presidente Getúlio e está desesperada para falar com seus irmãos, mas é impedida pela família real, sua nova família. Ela vai ser obrigada a cumprir regras e leis que não concorda porque faz parte da realeza, deverá assumir o trono e lutar pelo bem do povo. Samira tenta argumentar, mas seus esforços são em vão. Sua avó, a atual rainha, a proíbe de ter qualquer contato com pessoas do Brasil. E o rei deixa claro que não gosta dela e a chama de bastarda pelos cantos.
Sendo obrigada a se encaixar numa vida que não é a sua, ela ainda descobre que tem um casamento marcado com um duque arrogante (mas lindo, não nega) e só quer voltar para casa. Por outro lado, vivendo ali ela consegue conhecer detalhes da vida de sua mãe e pouco a pouco vai se deixando conquistar pelo lugar. Não só pelo lugar, com o passar dos dias, ela e o duque vão se conhecendo melhor e Samira percebe que ele não é tão ruim quanto ela pensava.

E, claro, como nada na vida dela é fácil, quando as coisas parecem finalmente estar indo bem, vem o destino para lhe pregar mais uma peça e virar seu mundo de cabeça para baixo mais uma vez!
Minha impressão
A Bastarda é um romance nacional leve (+16) que nos traz uma história envolvente e gostosa de acompanhar! A vida calma e tranquila de Samira muda da noite para o dia quando uma tragédia atinge a sua cidade. Ela morava com o pai e os irmãos e não sabia nada sobre o passado da mãe, até que tudo muda! Ela é afastada da família e obrigada a ir para a Sécia, onde descobre ser a herdeira de uma princesa e passará a ter responsabilidades que não quer.

Sendo a próxima na linha de sucessão do trono, Samira vai precisar aprender os costumes e regras do lugar e vai ter que casar com um duque muito arrogante. A atual rainha, sua avó, começa a lhe contar os segredos do passado da mãe e lhe revelar seus próximos passos como a princesa, o que não deixa Samira nada feliz, ela só quer voltar para a casa, mas é proibida até de ter contato com os irmãos.

No começo do livro eu tive receio de ver homens flertando com adolescentes, Samira e a amiga são ainda muito jovens, mas o irmão dela que é bombeiro e um amigo dele da corporação ficam de brincadeiras cheias de segundas intenções o tempo todo e achei que fosse se desenvolver um romance ali, não foi o caso e fiquei mais aliviada com essa questão. E não consegui me envolver com o duque em momento algum, não gostei das atitudes dele e embora nesse outro país uma jovem de 16 anos se casar seja normal, eu não torcia para que a relação desse certo.

Tirando esses pontos que ME incomodaram (deixo bem claro, é só a MINHA experiência com a leitura), é uma história fluída e a Samira é uma personagem carismática. Gostei dela desde o começo e ficava angustiada com seu sofrimento, e a bichinha sofre, viu?! O plot perto do final foi de partir o coração, gente, coitada.

É um livro rapidinho de ler e uma boa dica para intercalar com leituras mais pesadas. 

Minha nota para o livro

Um comentário: