De onde vêm as princesas? | Como foi a minha leitura

20 de abril de 2023


Sabe os contos de fadas que ouvimos toda a nossa infância? Bom, eles foram moldados com o passar do tempo, ao serem contados de geração em geração foram sendo feitas mudanças e suas histórias originais perderam alguns traços. Com histórias dos Irmãos Grimm e de Hans Christian Andersern “De onde vêm as princesas?” nos permite saber as origens dos contos que conhecemos hoje e descobrir que eles possuem um lado mais sombrio do que estamos acostumados.

Meus amigos, confesso que fiquei bastante chocada com as revelações (sim, revelações!) que vi nessas histórias que eu já conhecia de cor e salteado. Eu sabia que as originais eram bem diferentes das versões que temos, só não esperava que fossem tão brutais. A Pequena Sereia abre a coletânea e já nos joga em uma história totalmente cruel de uma jovem sereia ingênua que abandona tudo para ir em busca de um amor, foi doloroso acompanhar a jornada dela, foi triste.

E A Gata Borralheira? quanta maldade nessa história que deu origem à Cinderela, é um conto sanguinário, fala sobre uma menina que perde a mãe e o pai se casa com uma madrasta bem malvada que tem duas filhas tão más quanto ela e aqui, pasmem, o pai não morre, ele participa de todos os atos horríveis.

E a “pobi” da Branca de Neve que é perseguida apenas por ser bonita? Uma criança de sete anos quando a madrasta pede que um caçador a mate, mas ele a poupa e a criança foge, indo parar na casa dos anões que a deixam ficar se ela for a empregada deles. O destino dela com o “príncipe encantado” me deixou tão triste, toda a história dela é sofrida.

Ainda temos outras que também são histórias bem impactantes para crianças. Hoje tempos versões mais romantizadas, mas essas histórias eram para dar alguma lição nas crianças, algo como chocar para que se comportassem e seguissem as regras direitinho para não acabarem sofrendo as punições como nos contos.

A edição está muito bonita e rica em detalhes, vale muito a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário