[Resenha] As Musas

25 de fevereiro de 2023

 

Título: As Musas
Autor: Alex Michaelides
Editora: Record
Páginas: 350
Ano: 2021
*Acervo pessoal
Sinopse: Edward Fosca é um assassino. Disso Mariana tem certeza. Mas Fosca é intocável. Esse belo e carismático professor de tragédia grega na Universidade de Cambridge é adorado tanto pelos funcionários quanto pelos alunos da instituição ― principalmente pelas integrantes de uma sociedade secreta de alunas conhecida como “As Musas”.Mariana Andros é uma brilhante terapeuta de grupo assombrada por tragédias pessoais. Ela fica obcecada pelas Musas quando uma de suas integrantes, Zoe, é encontrada morta a facadas. Mariana, como ex-aluna de Cambridge, logo suspeita que, por trás da beleza do prédio medieval que abriga a instituição secular e suas antigas tradições, repousa algo sinistro. E acaba se convencendo de que, apesar de ter um álibi, Edward Fosca é o responsável pelo assassinato.
Mas por que o professor teria como alvo uma de suas alunas? E por que ele continua retornando aos ritos de Perséfone e sua jornada ao Submundo?Quando outro cadáver é encontrado, a obsessão de Mariana em provar a culpa de Fosca sai do controle, ameaçando destruir sua credibilidade, além de seus relacionamentos mais próximos. Mesmo assim, ela está determinada a deter esse assassino, ainda que lhe custe tudo, inclusive a própria vida.
Resenha
Mariana Andros é uma terapeuta de grupo que está enfrentando um longo período de luto, para ela a vida não tem mais sentido sem o marido que morreu de forma tão trágica.  A vida de Mariana sempre foi cercada pela morte e por tragédias, ela está acostumada a lidar com os sentimentos que essas situações causam, no entanto, com a morte de Sebastian foi diferente. Ele a enxergava como ninguém mais, a fazia se sentir amada como nunca antes.

A mãe de dela morreu no parto e durante toda a infância e adolescência Mariana viveu na esperança de conquistar a atenção do pai, ele era indiferente e a jovem Mariana estava o tempo todo em busca de atenção ou algum resquício de amor paterno. Quando conheceu Sebastian, ela encontrou nele a atenção de que tanto procurava e foram felizes no breve casamento que tiveram. Até que um trágico acidente o arrancou de sua vida e a deixou sozinha novamente.
Marina gosta de trabalhar com a terapia em grupo e não deixa de notar a ironia de sua profissão, logo ela que é tão quebrada por dentro trabalha ajudando a curar as feridas nas almas das pessoas. Em um dos grupos há um paciente que requer uma certa dose de cuidado a mais, ele tem sérios problemas interiores devido a um passado de abusos e maus tratos, esse paciente tem uma obsessão por Mariana que a preocupa, mas ela não pode simplesmente abandoná-lo à mercê da própria sorte.

A monotinia dos dias da terapeuta muda quando ela recebe a ligação de sua sobrinha que a deixa alarmada. Uma jovem da faculdade foi brutalmente assassinada e Zoe precisa da tia nesse momento, então Mariana larga tudo e viaja para oferecer o apoio que Zoe precisa. Porém, ao chegar na faculdade (a mesma que ela cursou), Mariana descobre que a morte da jovem pode estar ligada a um ritual macabro e que o renomado e respeitado professor Edward Fosca pode estar por trás disso.
Embora não tenha qualquer prova contra o professor, ela sabe que ele é o assassino e que vai atacar novamente, então começa a fazer sua própria investigação, o que não deixa a polícia satisfeita. O professor Fosca é um homem incrivelmente fascinante e todas as alunas da faculdade querem fazer a sua aula, Marina entende o porquê, ele é um homem muito bonito e com o dom da oratória, ele consegue prender a atenção de qualquer um que assista suas palestras. E tem um seleto grupo de alunas chamado As Musas.

As Musas do professos Fosca são alunas com um poder aquisitivo notável e filhas de pessoas importantes, além disso, são extremamente brilhantes. Elas são invejadas e odiadas pela maioria das pessoas. A jovem morta era uma das Musas. E quando outra Musa aparece morta Mariana tem a certeza de que o professor é o assassino. Mas como fazer para desmascará-lo se ele tem álibi para os dois crimes? Logo a terapeuta percebe que está na mira do assassino também e sua vida corre perigo. Mariana precisa agir rápido ou vai ser a próxima vítima do professor.
Minha impressão
As Musas é um thriller psicológico com uma trama completamente instigante na qual os personagens não são confiáveis e a própria protagonista pode não estar certa sobre as suas suspeitas. A maneira como Alex Michaelides conduz o enredo nos deixa cada vez mais curiosos para descobrir o que está acontecendo e quem é o verdadeiro assassino.


Mariana é uma terapeuta de grupo que tem um passado repleto de angustias e tristezas e muitas cicatrizes na alma. Seu marido morreu em um acidente e ela ainda vive o luto, não consegue superar e não sabe quando vai ver sentido na vida novamente. Quando a sua sobrinha liga pedindo ajuda ela não pensa duas vezes, larga tudo e vai para a faculdade em que estudou para ajudar Zoe. Uma jovem foi brutalmente assassinada e Mariana começa a suspeitar do professor.

Quanto mais tempo passa no campus, mais ela tem certeza de que o professor Fosca é o culpado. Ele está sempre rodeado pelo seleto grupo de alunas denominado As Musas, são alunas brilhantes que ele selecionou e que despertam sentimentos conflitantes na maioria das pessoas. A jovem morta era uma Musa e Mariana não vai parar até incriminar o professor.

Outra Musa aparece morta e Mariana fica cada vez mais obcecada em desmascarar Fosca, a polícia diz que não há indícios de que ele seja culpado. Mas Marina sabe. Ela começa a se aproximar da verdade e percebe que, com isso, a sua vida também corre perigo.

Apesar de ter achado a leitura bem mais lenta do que eu esperava, gostei bastante. E aqui tem um crossover de respeito que liga a história com A Paciente Silenciosa e achei genial a forma como o autor trouxe para As Musas um pedacinho desse outro livro dele que eu amei demais! Para quem gosta de thriller psicológico, vale a pena a leitura, só tenha em mente que o desenvolvimento é bem lento.

E o final? Nossa, eu realmente não esperava quer as coisas fossem se encaminhar para esse desfecho e adorei me surpreender de tal forma.


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário