[Resenha] Ascensão

17 de fevereiro de 2020

Título: AScensão
Autor: Stephen King
Editora: Suma
Páginas: 124
Ano: 2019
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Uma história fascinante, curiosa e comovente sobre um homem cujo misterioso problema ajuda os habitantes de Castle Rock a superar as diferenças e se tornar uma comunidade.
Scott Carey tem muito em que pensar ― o projeto enorme que pegou no trabalho; o casal lésbico que mora na casa ao lado e o cachorro delas, que insiste em fazer as necessidades no seu quintal; e a súbita e inexplicável perda de peso das últimas semanas.
Apesar de não querer ser estudado e examinado, Scott decide compartilhar a questão com seu velho amigo, o dr. Bob Ellis. Afinal, apesar dos números decrescentes na balança, sua aparência continua a mesma ― além disso, seu peso não varia quando está nu ou usando roupas pesadas, quando está de mãos vazias ou carrega algo no colo.
Não importa o que ele faça ou coma, Scott está cada vez mais leve ― embora não mais magro ―, e conforme seu peso se aproxima de zero, ele sabe que logo nada vai prendê-lo ao chão.
Scott não quer se preocupar com o que vem pela frente; ele ainda tem tempo para resolver todas as suas questões antes do Dia Zero, e por que não começar pelas mais difíceis? Por exemplo, encarando o preconceito que suas vizinhas têm sofrido da comunidade ― e dele ― e fazendo o possível para ajudar.
Amizades improváveis, a maratona anual da cidade e a misteriosa condição de Scott são a fórmula para grandes transformações. Incrivelmente alegre e profundamente triste, Ascensão é um verdadeiro antídoto para nossa cultura intolerante.
Resenha
Scott Carey está vivendo uma situação preocupante e jamais vista, uma perda de peso inexplicável e completamente intrigante. Não é uma perda de peso comum. A cada dia ele perde mais e mais peso, no entanto, sua aparência continua exatamente a mesma. Não importa o quão mais leve ele fique o seu corpo é visivelmente o mesmo, sem redução de medidas. E tem mais, ao subir na balança com algum objeto o seu peso não é alterado, ou seja, ele pode pegar objetos bem pesados que o número na balança não vai mudar, vai continuar o mesmo de antes.

A perda de peso começou mantendo uma frequência de redução diária, mas com o passar o tempo foi se intensificando, a aceleração foi deixando Scott cada vez mais preocupado. O que acontecerá ao chegar o dia no qual seu peso será zero? Scott não se sente mais fraco, não fica com fadiga, seus batimentos cardíacos estão normais, a saúde está ótima. Ele até se sente mais bem disposto. Só que a perda de peso está afetando a sua vida e ele vai precisar de ajuda muito em breve.
Scott não quer ir a um médico, sabe será internado para ser estudado, vai virar um objeto de pesquisa científica, ser furado todos os dias, terá a sua intimidade invadida. Então ele confia o seu segredo a um amigo que é médico aposentado, para que possam tentar esclarecer alguma coisa juntos ou pelo menos proporcionar um pouco de qualidade de vida nesse período difícil por qual está passando. Bob Ellis garante que não contará a ninguém, mas tenta convencê-lo de procurar um médico, o que não acontece.

Com o dia zero se aproximando, Scott quer resolver algumas coisas e a que mais está lhe incomodando é a maneira preconceituosa que a sua comunidade está tratando as novas moradoras, um casal de lésbicas. As duas mulheres estão sofrendo preconceito e boicote em seu estabelecimento, as pessoas não aceitam que elas sejam lésbicas, para as pessoas da cidade é ainda pior que elas sejam casadas. Scott já se desentendeu com uma das vizinhas por causa do cachorro delas sujando o seu quintal, mas ele está determinado se desculpar com elas e ainda a mudar a opinião de todos em relação Às vizinhas.
Há uma maratona que pode trazer muitos visitantes para a cidade e, com isso, o restaurante vegetariano das vizinhas pode se salvar temporariamente, mas se nada mudar elas vão precisar fechar o estabelecimento. Elas não recebem o apoio das pessoas locais e em breve o restaurante estará sem condições de continuar funcionando. Scott quer ajudar a fazer alguma coisa para que isso mude, então tem uma ideia um pouco maluca, mas que pode dar certo. Ele vai correr na maratona também e tentar acalmar os ânimos com a vizinha e talvez assim as demais pessoas também acabem mudando.
Minha impressão
Embora seja conhecido como “o mestre do terror”, Stephen King também escreve em outros gêneros, Ascensão é um excelente exemplo desse seu lado menos assustador como escritor, é um livro leve e que nos traz mensagens importantes e questões muito atuais. King construiu um enredo emocionante, que nos traz a esperança de um mundo melhor e ao mesmo tempo tempos uma história triste.

A perda de peso de Scott está cada vez mais preocupante, dia após dia seu peso diminuiu consideravelmente, no entanto a sua aparência continua a mesma. Além disso, os números na balança não se alteram se ele estiver vestido ou não, portando algum objeto ou não. Scott não sabe o que vai acontecer quando seu peso chegar a zero, quando seu corpo não terá peso para se manter preso ao chão. Mas ele sabe que precisa resolver algumas questões antes desse dia chegar. As suas vizinhas lésbicas estão enfrentando um forte preconceito das pessoas da cidade e muito em breve precisarão fechar o restaurante vegetariano por não terem condições financeiras de mantê-lo, Scott quer ajudá-las, até pouco tempo atrás ele mesmo tinha uma visão preconceituosa sobre elas e atitudes das quais se arrepende.

Ascensão é um livro relativamente curto, mas não se engane, ao longo de suas cento e vinte e quatro páginas encontramos uma verdadeira lição de amor ao próximo, respeito e amizade. Quem nunca leu nada do King por medo, Ascensão é totalmente recomendado. Não tem nada de terror e a escrita fluída do autor envolve o leitor desde a primeira página.

A edição está belíssima, o livro é em capa dura, com uma diagramação charmosa, letras em um tamanho confortável para a leitura e as divisões de capítulos contam com pequenas ilustrações. A imagem da capa exibe um momento crucial da história, um ponto emocionante.

Minha nota para o livro

12 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu só li um livro do King até hoje, e confesso que não achei assustador, como falam que os livros dele são - ainda bem, pois sou bem cagona, haha. Adorei tua resenha, fiquei bem curiosa para ler essa obra!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oi Beatriz.

    Eu estou com muita vontade de ler esse livro, mas ainda não conquistei o meu exemplar. Ainda mais sabendo que King criou um enredo emocionante. Obrigada pela dica e parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Só conheço os clássicos do King e não sabia que ele escrevia outros gêneros hehe. Este não me interessou, mas com certeza me deixou intrigada. Fiquei curiosa para saber mais sobre as personagens, já que ele tem a fama de escrever personagens muito bem. Obrigada pela dica, mas passo hehe.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Acho que finalmente encontrei um livro do King pra mim hahaha eu sou medrosa demais e a única coisa que li dele foi Sobre a escrita, quem sabe agora com algo muito mais leve, eu finalmente me deixe levar pelo mestre do terror.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Já fiquei super curiosa para conhecer esse outro lado do autor, que provavelmente vai me conquistar. O livro parece ter uma temática sempre interessante, e que com certeza nos faz refletir sobre algumas coisas. Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Confesso que nunca li um livro tão curto assim do King, já que ele tem toda aquela preparação pra explicar o personagem né, fiquei curiosa com o que ele pode fazer em tão poucas páginas.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu juro que fiquei surpresa por não ser terror e ainda mais surpresa por ser curto. Quem diria, né? A gente, que não conhece muito bem o King, sempre espera esse tipo de livro dele. Confesso que fiquei confusa de como o cara sabe que tá perdendo peso se não muda fisicamente e nem na balança, mas acho que eu entenderia se lesse hahaha
    Gostei da dica, ler algo diferente assim sempre é bom. E, como sempre, sua resenha me cativa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu te confesso que se não tivesse lido sua resenha e visse a capa desse livro, já iria descartar a leitura só por ser do Stephen King. Eu não leio terror e para mim ele está sempre associado ao gênero. Que bom saber que ele escreve outros estilos também. Esse parece ser realmente bem mais leve do que os livros dele que já ouvi falar. Deu para perceber que é uma leitura tocante e com mensagens muito bonitas.
    Amei a resenha e já anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Amiga você está muito empenhada em ler King este ano, estou amando isto hahaha
    Preciso tomar vergonha na minha cara e ler mais obras deles. Achei essa edição linda e gosto desse livro que o metre aborda tantas questões necessárias. Apesar de remeter "terror" quando escuto o nome dele, é sempre bom ver o seu lado mais reflexivo e político. AMEI

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  10. Did you realize there's a 12 word sentence you can say to your crush... that will trigger intense feelings of love and instinctual appeal to you deep inside his heart?

    Because hidden in these 12 words is a "secret signal" that fuels a man's instinct to love, worship and look after you with all his heart...

    =====> 12 Words That Fuel A Man's Desire Instinct

    This instinct is so built-in to a man's mind that it will drive him to try harder than ever before to make your relationship the best part of both of your lives.

    In fact, fueling this dominant instinct is so important to achieving the best ever relationship with your man that the second you send your man a "Secret Signal"...

    ...You'll instantly find him expose his heart and soul for you in such a way he haven't experienced before and he'll identify you as the one and only woman in the universe who has ever truly tempted him.

    ResponderExcluir
  11. Eu só li um livro do King, mas estou muito curiosa para poder ler mais, mesmo que terror não seja o meu tipo literário favorito e é ótimo saber que ele tem outras obras não voltadas para esse gênero. Anotei essa dica!

    ResponderExcluir
  12. As claimed by Stanford Medical, It is indeed the ONLY reason women in this country live 10 years longer and weigh on average 42 pounds less than us.

    (Just so you know, it has NOTHING to do with genetics or some secret exercise and EVERYTHING to do with "how" they eat.)

    P.S, I said "HOW", and not "WHAT"...

    CLICK this link to reveal if this quick test can help you release your real weight loss potential

    ResponderExcluir