[Resenha] A Mulher na Cabine 10

5 de fevereiro de 2020

Título: A Mulher na Cabine 10
Autor: Ruth Ware
Editora: Rocco
Páginas: 320
Ano: 2017
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: Aclamado pela crítica e há mais de 30 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times, A mulher na cabine 10 estabelece de vez Ruth Ware como um dos grandes nomes do suspense contemporâneo, na melhor tradição de Agatha Christie. No livro, uma jornalista de turismo tenta se recuperar de um trauma quando é convidada para cobrir a viagem inaugural de um luxuoso navio. Mas, o que parecia a oportunidade perfeita para se esquecer dos recentes acontecimentos acaba se tornando um pesadelo quando, numa noite durante o cruzeiro, ela vê um corpo sendo jogado ao mar da cabine vizinha à sua. E o pior: os registros do navio mostram que ninguém se hospedara ao seu lado e que a lista de passageiros está completa. Abalada emocionalmente e desacreditada por todos, Lo Blacklock precisa encarar a possibilidade de que talvez tenha cometido um terrível engano. Ou encontrar qualquer prova de que foi testemunha de um crime e de que há um assassino entre as cabines e salões luxuosos e os passageiros indiferentes do Aurora Boreal.
Resenha
“Será que ela gritou quando as ondas a cobriram? Será que tentou gritar por socorro quando a água salgada inundou seus pulmões, ficando sem ar quando o frio aumentou e acabou o oxigênio no sangue, ela afundando, afundando...”.
Lo Blacklock é jornalista e trabalha em uma revista de turismo, ela recebeu uma oportunidade que pode alavancar a sua carreira. O Aurora Boreal é um navio luxuoso e que está realizando uma viagem inaugural com muitos empresários importantes e pessoas com as quais é bom jornalistas manterem contato, uma colega de trabalho de Lo seria a responsável para cobrir a inauguração, mas ela não poderá ir e a Lo terá a chance de fazer a matéria. Uma oportunidade imperdível.

No entanto, pouco antes da viagem acontecer o apartamento onde Lo mora é invadido, foi um incidente bastante marcante e que a deixou traumatizada. Lo tem problemas com bebidas alcoólicas e sofre com insônia, a invasão mexeu demais com ela e para suportar sozinha as noites e conseguir dormir ela recorre às bebidas com mais frequência e intensidade. Nem mesmo quando seu namorado retorna de uma viagem a trabalho ela consegue dormir mais tranquila e os dois acabam tendo uma discussão feia antes de ela embarcar no navio.
O Aurora Boreal é um navio dos sonhos, tudo dentro dele é deslumbrante. Lo precisa trabalhar e fazer contatos, preparar uma matéria para a revista, mas ela não está nada bem desde a invasão. Os convidados presentes são pessoas muito ricas e importantes, Lo não pode perder essa chance. Há outros jornalistas a bordo e um deles é velho conhecido de Lo, eles tiveram um relacionamento que não deu certo e continuaram amigos, dentre tatos rostos desconhecidos, até que foi bom encontrar um amigo em um momento como esse. Alguém em quem confiar. Aparentemente!

Lo anda um pouco confusa, por vezes tem algumas sensações que a deixam com muito medo, apavorada. Isso desde a invasão. Imaginou que no meio do oceano, dentro de um navio luxuoso, ela estaria segura. Seria bom para se distrair um pouco e ocupar a mente. Mas as sensações de que tem sempre alguém à porta continuam lhe afligindo. E as coisas só pioram. Lo ouve um grito de uma mulher e corre para fora, ela não chega a ver exatamente o que aconteceu, mas ao se debruçar ela consegue ver a mão de uma mulher sendo engolida pelas ondas. Na varanda da cabine ao lado há manchas de sangue e Lo chama a segurança do navio.
Ocorreu-lhe que agora ela própria corre risco de vida, acabou de presenciar um assassinato e é a única testemunha do crime. Esse fato terrível associado à invasão em seu apartamento deixa a Lo ainda mais angustiada. Só que, para a sua surpresa, ninguém acredita em seu relato. A cabine ao lado nunca chegou a ser ocupada, estava completamente vazia. Além do mais, ninguém desapareceu. Todos os listados (tanto entre os funcionários quanto entre os convidados) estão presentes.

Naquele mesmo dia, mais cedo, Lo precisou pedir uma máscara para cílios emprestada justamente na cabine ao lado e uma mulher atendeu. Lo descreve a mulher e ninguém a conhece. Ela e o chefe de segurança percorrem o navio e falam com todas as mulheres que batem com a descrição dada. Não é nenhuma delas. Lo sabe que ouviu um grito. Sabe que viu um corpo no mar. Tem provas de que a cabine ao lado esteve ocupada pela manhã e que a mulher da cabine dez sumiu. Ela não vai descansar até descobrir o que aconteceu. Mas é extremamente arriscado. Alguém quer manter o caso em absoluto sigilo e esse alguém está disposto a tudo para que ele continue assim. Todos acham que a bebida pode ter causado alucinações em Lo, ela toma remédios controlados para ansiedade e misturá-los com a bebida poderia tê-la feito imaginar coisas. Lo tem certeza que não.
Minha impressão
Que livro instigante! A Mulher na Cabine 10 é um thriller psicológico que nos leva para dentro da trama, a autora consegue fazer com que sintamos toda a angustia da personagem, durante a leitura eu me assustava junto com a Lo, meu coração batia mais forte quando ela estava nervosa, ficava indignada quando ninguém acreditava nela... e muitas vezes eu também duvidava se ela realmente havia presenciado um assassinato ou se foi uma alucinação. 

Depois que teve o seu apartamento invadido, Lo começou a duvidar de algumas coisas que pensa ver e ouvir à noite, juntando isso aos remédios para ansiedade e à bebida a deixam com o testemunho enfraquecido quando diz ter visto uma mulher ser jogada ao mar. Ela é jornalista e estava cobrindo a viagem inaugural de um navio luxuoso, imaginava que estaria segura lá, mas uma mulher foi assassinada e ninguém acreditou nela. Lo começa a investigar e recebe mensagens de ameaça. Ela precisa parar. Mas Lo quer descobrir o que aconteceu. Tem algo estranho acontecendo. Ela sabe que a cabine ao lado foi ocupada por uma mulher, mas os registros mostram que a cabina dez nunca foi ocupada e que a tal mulher sequer esteve no navio.

Algo que me deixou ainda mais aflita durante a leitura foi um paralelo entre notícias que estão saindo na imprensa e mensagens dos familiares de Lo que estão preocupados com seu desaparecimento dentro do navio. As notícias dão a impressão que algo muito ruim aconteceu com a Lo e a falta de contato dela com o namorado e a família só ressalta essa ideia. A autora coloca as mensagens do namorado preocupado com a Lo e as notícias da imprensa antes de nos mostrar o que realmente aconteceu no navio, ou seja, temos uma visão que nos dá algo a pensar e depois a autora vem descrevendo os detalhes e mostrando como as coisas chegaram até aquele ponto. É uma jogada de mestre! Um livro muito bem desenvolvido e trabalhado.

Quem gosta de um bom thriller psicológico com certeza vai se fascinar com essa leitura. Uma trama cheia de suspense e com muitos segredos a serem revelados.

Minha nota para o livro 

6 comentários:

  1. Nem preciso falar que eu amo quando você trás resenhas de thrillers, sempre pego todos pra ler! Adorei essa premissa! Você também já falou de outro livro dela aqui, mas eu li só até a metade, acabei não gostando, esse parece bem melhor e mais instigante, tô até nervosa pra ler já!!!!
    Adorei mais essa dica!

    ResponderExcluir
  2. Estou com esse livro parado na minha estante já tem um bom tempo! Ano passado eu li tanta coisa do gênero, que precisei dar uma pausa pq já estava tudo igual na minha cabeça hauhauhauha. Agora com a sua resenha, bateu a vontade de me jogar nos thrillers mais uma vez.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia o livro e estou lendo este ano um pouco mais do estilo, que sempre me causa um forte impacto, esse lance da autora primeiro mostrar uma versão para depois mostrar o que acontece no navio deve ser bem angustiante.

    ResponderExcluir
  4. Oi Beatriz.

    Que bom que o livro é instigante. Eu estou com este livro na meta de leitura e o gênero thriller psicológico tem conquistado um grande destaque nas minhas leituras. Amei sua resenha e fiquei bem curiosa para lê -lo. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá Bia, tudo bem? Que bom que adorou o livro! Já tinha ouvido falar dele por conta do Paulo Ratz que tem a autora em grande estima, mas ainda não tinha tomado coragem de pensar em ler. Depois dos seus elogios, fiquei super curiosa! Já quero imaginar o que te deixou aflita no enredo. Adorei a resenha e as fotos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Si, como sempre vice trazendo uma resenha maravilhosa e me deixando louca pra ler o livro! Nossa, eu ainda não tinha lido nada desse livro, nas agora estou louca pra poder conhecê-lo. Amei a sua resenha e a proposta dele!
    Abraços

    ResponderExcluir