Aniquilação | Filme [Resenha]

20 de março de 2018

Eu já estava muito curiosa com a leitura do livro Aniquilação, agora que vi o filme estou ainda mais. Eu não tenho o costume de assistir às adaptações cinematográficas antes de ler os livros, mas estava bem ansiosa com o filme e corri para ver assim que ficou disponível na Netflix. Não me arrependo e agora necessito ler o livro com urgência para ver algo mais profundo sobre os fatos apresentados. Continue lendo a postagem para saber mais.

Sinopse: Depois que seu marido desaparece em uma missão secreta, a bióloga Lena embarca numa expedição a uma misteriosa região interditada pelo governo dos EUA.

Resenha
Um estranho fenômeno está acontecendo e ninguém consegue identificar o que é, expedições foram feitas, mas ninguém volta de lá e nenhum contato é feito após as pessoas entrarem na Área X. Há algum tempo um farol foi atingido por algo vindo de fora da Terra e imediatamente coisas estranhas começaram a surgir.

O local foi interditado e aos poucos o fenômeno foi tomando mais e mais espaço, atualmente a sua proporção chega a ser quilométrica e as autoridades temem que ele possa destruir o nosso planeta. Tudo o que se sabe é que o lugar está envolto em uma enorme bolha brilhante, como se fosse um campo de força que impede quem está do lado de fora de ver  o que se passa do lado de dentro, apenas um forte brilho é visível.
Quando um comandante consegue sair de lá e chegar em casa (ele não lembra como chegou, não sabe como foi parar em casa), as autoridades enviam outra expedição para chegar à origem. O objetivo é explorar o farol e trazer informações sólidas sobre a Área X. A esposa desse comandante, uma respeitada bióloga, é ex-militar e para ajudar o marido embarca com a próxima equipe.

O marido de Lena conseguiu sair, mas não está em boas condições. Seu estado de saúde piora consideravelmente com o passar do tempo e ele não tem qualquer recordação do que teria acontecido na zona brilhante.
Todas as demais equipes enviadas eram formadas exclusivamente por homens, mas dessa vez somente mulheres vão na expedição. São profissionais de diferentes campos e com conhecimento elevado em suas áreas de atuação. Quando a equipe entra na zona brilhante o que elas encontram é algo totalmente novo, é como se fosse outra dimensão.

O perigo é real e constante e elas não sabem o que as espera pela frente. A cada passo dado a equipe se depara com algo ainda mais surreal do que a descoberta anterior.
Minha impressão
Eu gostei muito do filme e quero saber como vão ser os próximos, mas preciso confessar que em vários momentos eu o achei cansativo. Senti falta de mais explicações, porém entendo que por ser um filme ele não vai se aprofundar em questões que podem ficar subentendidas e é por isso que eu quero ler o livro e poder saber mais detalhes onde fiquei com algumas dúvidas.

A trama na verdade é narrada pela Lena em forma de lembranças. ISSO NÃO É SPOILER, o filme começa com a Lena vestida com um roupão de hospital em uma sala onde está sendo interrogada sobre o que aconteceu dentro da Área X. Desde o começo sabemos que ela conseguiu sair, mas é a única sobrevivente da equipe. Ela está ainda meio confusa e conforme a trama se desenvolve ela vai lembrando e contando o que aconteceu. Então surge a curiosidade para saber como ela saiu e o que aconteceu lá dentro para que todas as outras tenham morrido.

O final é bem confuso, mas tendo em vista o universo encontrado pela equipe dentro da Área X já era de se esperar algo diferente mesmo. Algumas questões ficaram pendentes e espero que o próximo filme não demore muito para ser lançado.

Minha nota para o filme

10 comentários:

  1. Oi Beatriz, eu assisti o filme no dia que lançou, estava muito ansiosa e confesso que me decepcionei um pouco, esperava sentir mais medo e aquele final, o que houve com ela e o marido, eu não gostei muito...
    Mas claro que, gosto é gosto. Fico feliz que tenhas gostado. Eu nem sabia que tinha um livro, agora quero ler, para descobrir detalhes que ficaram em aberto ou de repente, assistir os próximos, né!
    Gostei da tua opinião.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Beatriz!
    Eu vi sobre esse filme, mas não sabia que tinha livro.
    O enredo em si não me chama atenção pra querer assistir, ficção geralmente não é o gênero que gosto de ver. Mas a produção parece ser bem realizada. No entanto, vou aguardar as sequências da franquia pra saber como vai desenrolar.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  3. Olá Beatriz!!!
    Geralmente quando o filme é baseado em um livro eu sempre busco ler o livro antes de assistir ao filme!! Mas acho que dessa vez vou fazer inverso, assisti ao filme e depois ler o livro!!
    Já vou deixar o filme na minha lista do Netflix.
    www.garotasdevorandolivros.com

    ResponderExcluir
  4. Esse filme está na minha lista no Netflix, mas com a quantidade de coisas que tenho para fazer, está difícil de realmente assisti-lo. Não sabia que era baseado em um livro - fiquei curiosa e vou procurar... Quem sabe o livro também entra na minha lista heheh

    Meu namorado assistiu e também o achou um pouco cansativo e que faltava um pouco de explicações. Disse que uma cena ou outra pareceu meio forçada. Mas assim como você, ele também recomendou. Vou assistir e depois volto para contar o que achei.

    Ótima resenha, aliás!

    Beijos

    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiii!

    Por não ter o costume de ver filmes com esse enredo, eu não sabia nada sobre ele. Gostei de saber que mesmo sendo confuso, dá pra compreender e espero que os próximos saiam logo para você matar sua curiosidade!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia o filme, mas tenho curiosidade de conferir o livro porque a premissa é bem interessante.
    Vou confessar que não consigo sentar para assistir uma adaptação, por isso vou ficar com a leitura do livro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. 'tenho o costume de assistir às adaptações cinematográficas antes de ler os livros, ' às vezes, faço isso, não nego, o que em meu caso é até melhor pq não fico fazendo comparação inútil, já que o nome é adaptação hahahahahahah
    Eu não conhecia o livro e nem o filme, e fiquei curiosa, pena que o filme não te trouxe certas explicações.

    ResponderExcluir
  8. Eu também não costumo assistir o filme antes de ler o livro, mas as vezes a curiosidade bate mais forte kkkkkkkkk
    Fiquei curiosa para assistir o filme já o livro não faz muito minha praia. Confesso que tenho medo de não gostar do filme também, pois não gosto de me sentir perdida kkkkkk, mas vou arriscar.

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha ouvido falar e não fiquei com vontade de ver nem ler, principalmente porque achei algumas imagens na postagem bem assustadoras. Sou medrosa demais e me impressiono fácil, e acho que mesmo com questões pendentes eu ficaria bem em pânico... Rs...

    ResponderExcluir
  10. O que mais eu gostei deste filme é a musica com a que a ambientaram cada situação da historia. Natalie Portman é ótima. Adoro os filmes de ficção cientifica, são muito emocionantes! Li que iam lançar Fahrenheit 451 o filme e o tema não me interessou, mas um dia vi um trailer e fiquei intrigada. Além, ouvi dizer que o filme é baseado em um livro, nunca tinha escutado dele, mas li uma resenha e me chamou a atenção. Também tem um ótimo elenco, como Michael Shannon e Michael B. Jordan. Acho que será um dos melhores filmes em 2018, espero muito do filme, espero que seja umas das melhores adaptações para ver, não posso esperar para vê-la. Acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas.

    ResponderExcluir