Autor: E.O. Chirovici
Editora: Record
Páginas: 320
Ano: 2017
Leia a sinopse no Skoob
*Cortesia da editora para resenha no blog Thays M. de Lima, onde a resenha foi originalmente postada (por mim)
Resenha
Peter Katz, um agente literário, recebe parte de um manuscrito muito intrigante. O autor, Richard Flynn, fala sobre um crime acontecido em 1987, em que ele foi um dos suspeitos pelo assassinato do professor Joseph Wieder. O caso nunca foi solucionado, mas agora, décadas depois, Peter pode estar com a solução em mãos: ou Flynn confessaria ou diria quem matou o professor. Continue lendo e saiba mais sobre a trama.
O misterioso caso do assassinato do professor permanece sem solução até os dias de hoje. Na época, alguns suspeitos foram interrogados, e Richard Flynn, o autor do livro, foi um deles. No manuscrito que ele enviou ao Peter, Richard revela coisas que a polícia não sabia e, talvez, possa apresentar a solução. No entanto, o manuscrito não foi enviado em sua totalidade e se encerra em um momento decisivo, pouco antes do assassinato do professor.
Quando Peter contrata John Keller, o repórter, lhe passa o manuscrito e pede que ele vá em busca da verdade, usando o manuscrito como base. A partir do que Flynn escreveu, John reúne uma série de nomes e fatos em que pode começar a sua investigação. Mas quando as coisas começam a tomar forma, John descobre que nada é o que parece.
"Alguém disse, certa vez, que o início e o fim de uma história não existem. São só instantes escolhidos subjetivamente por um narrador para permitir que o leitor possa observar um acontecimento que começou um tempo antes e terminará um tempo depois."
Minha impressão
A trama é muito bem elaborada e tem um toque de realidade incrível, a impressão que eu tive durante a leitura era de estar acompanhando um caso real que foi parcialmente documentado em um livro.
Eu achei uma grande jogada do autor, atiçar a curiosidade do leitor ao inserir na trama a parte de um manuscrito em que poderia ter a solução de um crime brutal. É a partir desse manuscrito (ficcional) que o livro se fundamenta, e o fato dele não estar completo só contribui para que o interesse em saber a verdade só aumente.
A obra é dividida em três partes e cada uma é narrada por um personagem diferente. A primeira é narrada por Peter Katz, o agente literário, e mostra como o manuscrito chegou até as suas mãos. Nela nós podemos ler o que Richard Flynn (autor do manuscrito) escreveu e entender parte do mistério sobre a morte do professor. A segunda é narrada John Keller, o repórter, e mostra a sua investigação para comprovar a veracidade do manuscrito e tentar desvendar o crime. A terceira é narrada por um personagem que eu prefiro não dizer quem é ou do que ela se trata para evitar spoiler.
Não é um livro cheio de ação mas todo o suspense que ele contém me prendeu na leitura desde a primeira página. O autor possui um escrita simples e através de uma trama instigante ele nos apresenta um ótimo livro policial.
Minha nota para o livro
Nossa, adorei esse livro!!
ResponderExcluirAté hoje não sei se gosto realmente de romances policias ou narrativas investigativas e thrillers, mas gostei muito desse enredo, achei bem diferente e instigante. Dica anotada!! =D
Adorei a resenha. Nunca li nada parecido, parece algo envolvente e que eu não largaria até chegar na ultima página, já estou colocando na minha lista infinita de livros!!
ResponderExcluirhttps://me-afogando-em-livros.blogspot.com.br/
Oi, Beatriz!
ResponderExcluirNossa, essa trama parece muito boa! Às vezes, um bom livro não precisa ter tantas cenas de ação - e esse parece realmente ser o caso! Gostei da história e sua resenha atiçou minha curiosidade! rs
Bjos!
Por essas páginas
Oi Beatriz!
ResponderExcluirAdoro livros policiais e quando esse foi lançado aqui no Brasil, fiquei bem interessada nele. Primeiro que a capa é linda! E gostei de saber que a história se desenvolve a partir do manuscrito.
Já entrou na lista para comprar, rsrsrs.
Bjss
http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/
Olá, tudo bem? Nossa o burburinho sobre o livro é bem grande, e pelo jeito mais uma rendida por ele. Confesso que não me despertou a curiosidade, apesar do enredo parecer ser um pouco diferenciado. Acho que se fosse não ficcional poderia me interessar mais hehe Mas isso não tira o mérito da sua resenha que está maravilhosa.
ResponderExcluirBeijos,
diariasleituras.blogspot.com.br
Oi, Beatriz! Nunca ouvi falar nesse livro, mas gostei da premissa, apesar de não ser uma grande leitora de livros do gênero. Achei interessante essa questão do manuscrito... Pode ser uma leitura envolvente mesmo.
ResponderExcluir;*
Olá,
ResponderExcluirQuando esse livro foi lançado, eu não tinha o mínimo de interesse por ele, sempre passava reto por ele, até que li uma resenha e fiquei bem empolgada com a premissa. Mistério é um dos meus pontos fracos quando se trata de leituras haha, sou muito curiosa, então livros do gênero me prendem com facilidade. Todas as resenhas que já li eram positivas e falavam justamente do modo como o autor conduziu a história. Espero ler esse livro muito em breve.
Beijos,
entreoculoselivros.blogspot.com
faz tempo que nao leio um bom suspense e esse livro parece reunir elementos que vão me deixar absorta na leitura... espero ter a chance de ler... gosto da ideia de que ele parece ser um caso real documentado,só me deixa mais instigada pra fazer a leitura...
ResponderExcluirbjs...
Oi Bia!
ResponderExcluirNão conhecia o livro mas já gostei dele, adoro esses livros que dão esse toque de realidade!
Bjs
Olá tudo bem?
ResponderExcluirEste é o meu primeiro contato com o livro e confesso que já estou tendo uma quedinha. Amo mistérios, ainda mais esses cheios de reviravoltas que nos deixam mais perdidas e nos dão mais perguntas que respostas. Adorei sua resenha e anotei a dica.
Bjs