[Resenha] A Promessa

29 de março de 2017

Título: A Promessa
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 352
Ano: 2017
Leia a sinopse no Skoob
*Cortesia da editora


Resenha
Myron Bolitar escuta uma conversa entre duas jovens no porão de sua casa que o deixa preocupado, então ele pede para que elas liguem para ele se algum dia precisarem de ajuda e não puderem falar com os pais. Myron promete que não importa onde estejam ou o que tenham feito, ele irá ajudá-las. Mas alguns dias depois ele irá se arrepender dessa promessa, uma das garotas telefona lhe pedindo ajuda e é dada como desaparecida instantes depois. Myron é o principal suspeito e fará de tudo para encontrá-la e provar a sua inocência.
Durante uma festa em sua casa, Myron ouve uma conversa entre a filha de sua namorada e a melhor amiga dela. O assunto dessa conversa o fez lembrar de uma ocasião em seu passado que teve um fim trágico; tentando impedir que as coisas se repitam e preocupado com as garotas ele faz com que elas prometam que ligarão para ele caso precisem. Sabendo bem que nem sempre os jovens procuram os pais quando as circunstâncias não são boas, Myron garante que não fará questionamentos e não falará com os pais delas, apenas deseja a segurança das duas.
"A promessa feita no porão voltaria a assombrar Myron exatamente às 2h17 da madrugada."
Três semanas se passaram até que Aimee Biel o procurasse, era madrugada e ela parecia desesperada. Myron vai ao seu encontro e quando chega percebe que ela esteve chorando. Ele tenta descobrir o que aconteceu mas ela recua e quase vai embora, então ele diz que vai cumprir com a promessa e não fará perguntas. Myron segue para o endereço que ela indica, onde a rua é deserta, a casa parece não ter ninguém e Aimee não aceita que ele a leve até a porta. Ele fica no carro enquanto ela desaparece nos fundos da casa e essa foi a última vez que a jovem foi vista.
"Nos dias seguintes, quando Myron pensasse naquele momento, no modo como Aimee sorriu, acenou e desapareceu na escuridão, perguntaria a si mesmo o que tinha sentido. Será que fora alguma premonição, uma sensação, algo inconsciente avisando-o de que havia algo estranho?
Quando as investigações começam, a polícia encontra a ligação de Aimee para Myron e ele se torna o principal suspeito. Sem ter a mínima ideia de por onde começar, Myron vai atrás de Aimee por conta própria, ele teme pelo que tenha acontecido com ela e quer encontrá-la antes que seja tarde demais. Como sempre, Win, seu amigo fiel e inseparável, vai dar total apoio ao Myron e estará com ele nos momentos mais críticos. Além de Win, Big Cindy e Zorra também aparecem para contribuir da melhor maneira possível, cada um ao seu estilo.
Paralelamente ao desaparecimento de Aimee, acompanhamos outro caso parecido. Katie Rochester, uma jovem de dezoito anos, foi dada como desaparecida pela família mas a polícia acredita na hipótese de que ela tenha fugido. O que reforça essa ideia é o fato dela ter feito um saque em um caixa eletrônico antes de desaparecer e algum tempo depois ter sido vista andando livremente ao lado de um homem. A pessoa que a viu afirmou que ela não parecia estar sendo obrigada e nem que pedia socorro de alguma maneira, pelo contrário, Katie pediu que ela não dissesse nada.

Myron acredita que tenha alguma ligação entre os dois casos, não apenas pelas duas meninas estudarem na mesma escola, mas também por terem feito saques no mesmo caixa eletrônico antes do desaparecimento. Conforme avança em suas investigações, Myron vai descobrir uma série de segredos e vai se deparar com verdades assustadoras. Será que ao descobrir que as pessoas que amamos podem não ser tão inocentes o amor permanece o mesmo? Em A Promessa, Harlan Coben nos mostra uma trama em que nada é o que parece e tudo está interligado.
Minha impressão
Mais um excelente livro de Harlan Coben! Com um enredo completamente envolvente, o autor nos deixa intrigados durante toda a leitura e nos surpreende com um final eletrizante. 

A Promessa aborda temas importantes e que merecem atenção, como a violência doméstica, aborto, tráfico de drogas, pedofilia e prostituição. 

No melhor estilo de Harlan Coben, a trama é cheia de reviravoltas, personagens intrigantes, mistérios e o sarcasmo de Myron e Win, que não pode faltar! É um livro que nos instiga do começo ao fim e nos momentos finais a tensão só aumenta. Eu tenho que confessar que teve um momento em que eu precisei espiar o final do capítulo para descobrir o que ia acontecer, não estava me aguentando de curiosidade e também estava apreensiva com o que vinha pela frente. 

Um livro que os fãs da literatura policial vão se deleitar e os fãs de Harlan Coben vão ficar ainda mais apaixonados pelo trabalho do autor. Simplesmente um espetáculo! 

Minha nota para o livro

4 comentários:

  1. Nossa! Que tanto de Harlan Coben O:

    Até hoje nunca li nada dele e sou extremamente curiosa para isto!

    Amei saber que mais uma vez a narrativa envolve o leitor e conferir todos os detalhes de "A Promessa"

    Dica anotada! Parabéns pela resenha (:

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá Beatriz!
    Nossa acredita que nunca li nada do Harlan?
    Tenho um livro que ganhei na minha estante, mas como faz parte de uma série preciso ler outros. Acho que por isso vou adiando.
    Estou muito curiosa pra esse novo trabalho dele lançado no Brasil.
    A Promessa me pareceu ser daqueles livros instigantes e que não conseguimos parar até terminar.
    Espero ler em breve.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  3. Manina que resenha linda, parabéns!
    Desde que li o meu primeiro livro do Harlan " Não conte a ninguém" não consigo mais parar de ler os livros dele. Esse é um que eu estava muito ansiosa para conhecer. A sua resenha é a primeira que leio da obra e já me fisgou. Vou ler o quanto antes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu sou suspeita a falar pq amo trilhes policial e Harlan Coben . Quero muito ler este livro e com certeza pela sua resenha vou ler em uma noite.

    ResponderExcluir